Sandero e Logan mudam de cara na Europa; Brasil terá motor novo
Leonardo Felix
Do UOL, em Paris (França)
07/10/2016 14h00
A Dacia, subsidiária da Renault na Europa, apresentou no Salão de Paris 2016 nova reestilização de meia-vida (a segunda) da atual geração dos compactos Sandero e Logan. A mudança de visual serve para mostrar que o Brasil faz bem em seguir uma linha independente de desenvolvimento tecnológico e estético.
Nova grade, com divisões em "gomos" sublinhadas por tomadas em formato de colmeia, ao estilo do Duster europeu, deixou a dianteira um tanto poluída. Hatch e sedã produzidos em São José dos Pinhais (PR), sob o logotipo da própria Renault, são mais bonitos e harmoniosos.
Isso não significa que não haja alterações importantes sendo preparadas para Sandero e Logan brasileiros. Conforme antecipado por UOL Carros em agosto, a montadora já produz no Paraná o motor 1.0 de três cilindros que passará a equipar a gama a partir de novembro no lugar do velho HiPower de quatro cilindros.
Veja também
3-cilindros
Flexível e feito com bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro, com duplo comando no cabeçote e corrente banhada a óleo (mais durável do que correia dentada tradicional), o novo motor para o Brasil será mostrado pela primeira vez no Salão de São Paulo.
Poucas semanas depois ocorre a chegada às lojas, sem intervalos: Sandero e Logan três-cilindros serão vendidos ao mesmo tempo.
Koleos em abril
Entre as novidades apresentadas pela marca em Paris estão dois modelos que UOL Carros já teve oportunidade de conhecer.
Uma delas é o SUV Koleos, confirmado para o Brasil no ano que vem -- desembarque deve acontecer entre março e abril.
Também tem espaço especial no evento a picape Alaskan, montada sobre a mesma base da nova Nissan Frontier, que só aportará no país a partir de 2018.
*Viagem a convite da Anfavea