Topo

Jeep, Dodge, RAM, SRT? Nenhum: carro mais legal da FCA é um... Fiat

André Deliberato

Do UOL, em Ann Arbor (Estados Unidos)

25/08/2016 10h00

A experiência de poder guiar todos os carros do Grupo FCA em um só dia, no evento anual organizado pela empresa chamado de "What's New", é ótima para poder comparar, em "tempo real", a diferença entre carros com plataforma e estrutura idênticos, mas vendidos sob emblemas diferentes -- como os "irmãos" Dodge Charger e Chrysler 300 ou Dart e 200, por exemplo.

UOL Carros experimentou quase todos os modelos que o grupo tem a oferecer, com foco naqueles que podem ser aproveitados no Brasil, como a minivan Pacifica, mas também aproveitou para dar uma volta na lenda esportiva da Dodge, o Viper, e nos muscle cars 300 S, Charger e Challenger.

O rival do Miata

Mas nenhum desses, acredite, consegue ser mais divertido que um modelo da... Fiat. Trata-se do 124 Spider, roadster lançado há alguns meses pela marca (apareceu pela primeira vez no Salão de Los Angeles do ano passado).

Mostrado no Salão de Los Angeles de 2015, Fiat 124 Spider é baseado em roadster de mesmo nome, produzido entre 1966 e 1985, que vendeu cerca de 200 mil unidades Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Veja também

Criado para rivalizar com o (também divertido) Mazda MX-5 Miata nos Estados Unidos, o esportivo tem capacidade dinâmica surpreendente, principalmente quando comparada à dos tradicionais pony cars da Chrysler, que na verdade são grandes devoradores de retas, mas não reais apreciadores de curvas. 

São várias configurações mecânicas, mas a mais cara, que tem o selo de preparação da Abarth, usa o motor 1.4 MultiAir (turbinado, uma evolução do antigo T-Jet), de 166 cavalos (162 hp) e 25,4 kgfm de torque, aliado a uma caixa de transmissão de seis marchas (que pode ser manual ou automática) e, claro, tração traseira.

Só que o tempero dessa já deliciosa receita está no baixo peso (cerca de 1.050 kg) e na distribuição dessa massa entre os eixos de 50%/50%.

O resultado é um carrinho divertido, compacto e empolgante, principalmente pelo som do espirro da turbina, bem mais alto que no 500 Abarth vendido no Brasil.

Vem para o Brasil?

A Fiat, por enquanto, não se manifesta oficialmente em relação ao 124, mas já estuda alguma maneira de vendê-lo por aqui, desde que seja importado, como uma espécie de show car -- quase como ocorre com o 500 Abarth.

Só que o preço chegaria facilmente a valores acima de R$ 150 mil, conforme relatam os parceiros da Car and Driver.

As vendas do conversível na Europa começam em setembro, logo após a apresentação no Salão de Paris. Se vier ao Brasil, a importação oficial deve começar somente em 2017.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jeep, Dodge, RAM, SRT? Nenhum: carro mais legal da FCA é um... Fiat - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros