Topo

Citroën prepara Cactus para ter um SUV nacional de verdade em 2017

Fernando Calmon<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/07/2016 10h00

A divisão brasileira da Citroën já iniciou o estágio final de desenvolvimento do Cactus nacional. A informação é do colunista de UOL Carros Fernando Calmon.

O crossover está sendo preparado para lançamento em 2017 e será "ainda mais enfeitado" do que o já excêntrico modelo vendido na Europa. Terá, assim, adereços pseudo-aventureiros, como suspensões elevadas e barras longitudinais de teto, além das soluções de carroceria (bolhas de ar) do europeu.

Veja também

Apesar de enfim ter um modelo mais realístico para chamar de "SUV", no curto prazo a Citroën não deve matar o Aircross, recentemente reestiizado. O Cactus terá porte maior e terá também preço superior. 

mostrado no Salão de São Paulo 2014, ainda na configuração importada, o Cactus deve voltar ao evento na edição 2016 como modelo nacional.

Em 2015 uma unidade pesadamente camuflada chegou a ser flagrada pelos parceiros da Car and Driver Brasil. 

UOL Carros está no WhatsApp; adicione o número +55 (11) 94477-1331; envie a mensagem: garagemV8; receba notícias pelo aplicativo Imagem: Reprodução
Base e motorização

Apesar do nome remeter à família de modelos médios, a plataforma do C4 Cactus (aqui e lá fora) é uma derivação esticada da PF1, a mesma que dá origem ao próprio Aircross, além de C3 e dos Peugeot  e 2008, todos compactos produzidos em Porto Real (RJ).

Motorização é tema mantido a sete chaves pelo grupo PSA, mas uma das apostas lógicas é o 1.6 THP turboflex, de 165/173 cv, acoplado à bem aceita transmissão automática de seis velocidades. 

UOL Carros também apurou que há chances de o crossover promover a estreia da derivação turbo do 1.2 3-cilindros PureTech nas versões de entrada. Devido ao peso, ao porte e à proposta mais requintada do veículo, versões naturalmente aspiradas estão descartadas.

Lançamentos próximos... e distantes

Segundo fontes consultadas por Calmon e também por nossa reportagem, o grupo PSA trabalha em outras alterações para a Citroën para os próximos dois anos. Uma das mais urgentes é a adaptação da plataforma PF1 para receber a caixa automática de seis marchas mesmo com o motor 4-cilindros, novidade que pode pintar ainda este ano em Aircross e 2008.

O C4 Lounge produzido na Argentina será reestilizado para 2017, recebendo pequenas alterações externas e outras mais profundas no acabamento interno, para surfar na onda dos novos sedãs.

Sem condições de trazer a nova base modular compacta, a EMP1, a Citroën fará apenas reestilização do hatch C3 nacional, também em 2017. Nada de nova geração, portanto -- essa estreia na Europa durante o Salão de Paris, em setembro. Aircross deve ser modificado outra vez só em 2018.

Nesse ínterim, outra aposta poderá ser em utilitários como furgões leves e até uma possível picape média derivada do modelo que será lançado pela coirmã Peugeot.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Citroën prepara Cactus para ter um SUV nacional de verdade em 2017 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros