Topo

Governo diz que simulador veicular já é usado em 3.500 autoescolas

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2016 21h03

Em comunicado emitido na tarde desta segunda-feira (11), o Ministério das Cidades afirma que "mais de 3.500 Centros de Formação de Condutores (CFCs) já utilizam o simulador de trânsito" em todo o Brasil. O uso da máquina, cuja unidade pode custar R$ 40 mil, tornou-se obrigatório em todo o país desde 1º de janeiro. No Estado de São Paulo, a obrigatoriedade começou em 14 de dezembro de 2015. 

Segundo o governo, a exigência do uso do simulador na formação de novos motoristas foi feita "a pedido da maioria dos Detrans" pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Das 25 horas de aula que o aluno deve registrar antes de fazer o teste prático para tirar a carta tipo B (de carros de passeio), pelo menos cinco (ou um máximo de oito) terão de ser feitas em simuladores, sendo uma aula obrigatória em situação de condução noturna.

Veja também

UOL Carros testou o simulador veicular em novembro. Na ocasião, ouvir do Detran-SP que o simulador permite superar as condições de aprendizado de uma aula tradicional, ao volante do carro. "A grande vantagem é fazer o aluno conhecer, na prática, os métodos de direção defensiva à noite, sob chuva, em rodovias e até em emergências. São condições que nem sempre é possível colocar em prática nas aulas tradicionais", afimrou Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

Por conta do custo, alguns donos de autoescolas estão preocupados com a obrigatoriedade. O Sindicato da categoria, porém, que o preço da hora-aula pode ficar até 30% mais em conta, ao mesmo tempo em que CFCs podem economizar com gastos de combustível e manutenção de carros.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo diz que simulador veicular já é usado em 3.500 autoescolas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros