Topo

Fiat confirma polêmico nome Tipo para sedã de origem turca

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/10/2015 18h21

Após encarar um mar de especulações, a italiana Fiat parece ter decidido assumir o rumo dos anúncios sobre seu novo sedã médio global. Com isso, após alguns rumores apontados pela imprensa, a marca confirmou esta semana que o sedã Egea vai mesmo se chamar Tipo em mercados da Europa Ocidental, Oriente Médio e África. Na Turquia e Ásia, o carro deve manter o nome derivado do conceito Aegea.

Nada foi apontado para o Brasil, por ora, embora a imprensa portuguesa -- primeira a noticiar que a nomenclatura seria ressuscitada -- tenha cravado também que o modelo será fabricado em Goiana (PE), na mesma linha de produção do Jeep Renegade e da futura picape médio-compacta Toro.

Veja também

Esta reciclagem polêmica de nome também gerou piadas na internet, algumas de baixo calão, como apontado pelo site de humor Sensacionalista.

De acordo com comunicado da Fiat, o modelo "nasceu para ser um sedã, característica realçada pelas formas equilibradas típicas do design italiano, que garantem personalidade e estilo, sem abrir mão da funcionalidade".

Lembra do primeiro Tipo?

Com o início das vendas do carro marcado para dezembro no hemisfério norte (Itália e Turquia), será a segunda aparição do nome Tipo no portfólio da Fiat. O Tipo original era um hatchback do final dos anos 1980, lançado com bastante ênfase na Europa. O modelo chegou ao Brasil por importação em 1993, sendo construído localmente pouco tempo depois.

Apesar de marcar época pela boa oferta de equipamentos e pelo visual arrojado (para o período), acabou tendo vida curta por aqui, por conta de problemas de segurança que resultaram em recalls e depreciação gigante do modelo (saiba mais no parceiro Best Cars), aposentado em 1997.

Desta vez, ao que parece, o nome Tipo será usado para batizar toda a nova família de médios da Fiat: além do sedã, haverá hatchback e station wagon (perua). Nos anos 1980/90, apenas o hatch utilizava o nome, enquanto sedã e perua compartilhavam mecânica na Europa, mas eram batizados de Tempra; no Brasil, o três-volumes nunca teve a mesma mecânica do hatch, quebrando o parentesco.

Resta saber se a Fiat vai bancar o retorno do nome Tipo ao Brasil. O que você acha? Deixe sua opinião no campo de comentários.

Badalado em 1993, Fiat Tipo saiu de linha em 1997 após problemas de segurança Imagem: Divulgação

Como é o sedã

Apresentado na Turquia, com visual criado pelo Centro de Design de Turim (Itália), o projeto Aegea resultou no sedã Egea para o mercado turco e também contará com uma versão hatch e uma versão perua para Europa e demais mercados. O sedã, já revelado em salões internacionais (muito parecido com o Viaggio, um carro maior dedicado ao mercado chinês), tem 4,50 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura, com 2,64 m de entre-eixos, praticamente o mesmo tamanho que um Honda Civic.

Visto de traseira, o modelo se aproxima da nova geração de modelos japoneses, incluindo Toyota Prius 4 e Honda Civic 10, revelados no mês passado. Em todos eles, há uma elevação de parte do conjunto de lanternas e da tampa do porta-malas, de modo a imitar traços de aeronaves. Aerodinâmica, aliás, é um dos pontos ressaltados no modelo, que tem ainda a secção central longitudinal do teto mais baixa que as laterais, criando um caminho para o ar.

Na Europa, o modelo será equipado com duas opções MultiJet II turbodiesel e duas a gasolina, com potências que variam entre 96 e 122 cv. Fontes ligadas à Fiat do Brasil já apontam, entre outros desenvolvimentos, a possibilidade do uso do motor 1.4 T-Jet (turbo) com aplicação bicombustível -- atualmente, bebe apenas gasolina e gera 152 cavalos no Punto e no Bravo.

Sistemas de câmbio poderão ser manual ou automático, embora mais detalhes e especificações ainda não tenham sido revelados.

Por enquanto, apenas o sedã foi revelado; traseira é muito parecida com a do novo Civic Imagem: Indianautoblog

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat confirma polêmico nome Tipo para sedã de origem turca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros