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Em cada sete HR-V vendidos no Brasil, um virá da Argentina

Primeiro lote importado chega ainda este mês; até o fim do ano será 7 mil unidades Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

11/06/2015 18h45

Quando lançou o HR-V no Brasil, em março deste ano, a Honda foi bem clara em relação a seus objetivos: vender 50 mil unidades apenas em 2015 e torná-lo o SUV compacto mais comercializado do país,  mesmo com os dois meses e meio de desvantagem em relação à concorrência.

Para isso, além de otimizar o processo de produção em Sumaré (SP), trabalhando em regime de horas extras para aumentar a capacidade diária de 540 para 657 unidades, diretores da montadora japonesa já haviam admitido que trariam lotes importados da Argentina para suprir a demanda.

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Pois os HR-V "hermanos" estão prestes a invadir o país. Conforme fontes da marca confirmaram a UOL Carros, 7 mil HR-V produzidos em Campana, na província de Buenos Aires, começarão a chegar o Brasil ainda neste mês, e devem estar nas concessionárias talvez até antes de o jipinho começar a ser vendido no mercado argentino, algo que só acontecerá depois do lançamento no Salão de Buenos Aires, na próxima semana.

Mesmo com inauguração de Itirapina, no começo de 2016, linha de montagem em Sumaré continuará operando perto do limite, o que levará Honda a seguir importando lotes do HR-V de Campana Imagem: Divulgação
A leva servirá apenas para este ano, o que significa que, se a Honda cumprir a meta de emplacar 50 mil unidades até o final de 2015, um em cada sete HR-V vendidos no Brasil terá origem argentina.

Para 2016, mais do gringo

O plano de usar o HR-V importado como suporte para não perder vendas não se restringe ao primeiro ano de vida do SUV. Mesmo com a inauguração da fábrica de Itirapina (SP), no primeiro trimestre de 2016, a Honda deve seguir trazendo lotes de Campana pelo menos até o fim do ano.

Isso porque Itirapina não iniciará suas operações com capacidade plena (somente o monovolume Fit será feito lá nos primeiros meses). Sendo assim, não haverá espaço para produzir todos os HR-V vendidos no Brasil em Sumaré, pelo menos não enquanto outro modelo feito pela marca aqui (Civic ou City) tenha sua linha de montagem migrada para o novo complexo.

Enquanto isso, fontes garantiram que o HR-V continuará a ser fabricado exclusivamente em Sumaré, um posicionamento que deve durar pelo menos até o fim do próximo ano. 

Primeiros meses de vida mostram que HR-V tem tudo para ser sucesso: procura nas lojas é alta e modelo já vende sensivelmente mais que rivais Duster e EcoSport Imagem: Divulgação

Bom de loja

Após dois meses e meio de mercado, o HR-V já mostrou que tem capacidade para corresponder às expectativas da Honda: em maio e abril, foi responsável por, respectivamente, 4.957 e 4.997 vendas, muito próximo da média de 5 mil unidades/mês que a fabricante almeja.

Em março, quando esteve nas lojas só a partir da segunda metade do mês, o número de emplacamentos chegou a 2.832. Os dados são sempre da Fenabrave (associação dos concessionários).

Mais do que isso, o modelo já está quase alcançando os líderes EcoSport e Duster no acumulado do ano: são 15.219 emplacamentos registrados pelo rival da Ford nos cinco primeiro meses, contra 13.291 do utilitário da Renault. Se seguir nesse ritmo, o HR-V passa a ser o segundo SUV compacto mais vendido já no fechamento de junho, e alcança a liderança do segmento em agosto.

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