JAC baiano terá motor três-cilindros flex e câmbio CVT
André Deliberato
Do UOL, em Atibaia (SP)
09/04/2014 16h14
A chinesa JAC sonha com 3% de participação do mercado e sabe que só poderá chegar a este número quando sua fábrica, em construção em Camaçari (BA), ficar pronta. A sede será responsável pela fabricação de uma família de compactos (hatch e sedã) que vai substituir os atuais J3 e J3 Turin.
A previsão de término das obras atrasou: passou do final deste ano para o segundo semestre de 2015 por conta de dificuldades de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da demora na aprovação de licenças ambientais e do que a JAC preferiu jogar na conta do "custo Brasil".
Veja também
Segundo Sergio Habib, presidente da JAC e importador oficial da marca no Brasil, as máquinas importadas da Coreia do Sul custam metade do preço em comparação às que são fabricadas por aqui.
TRÊS CILINDROS E CVT
Quando vencer burocracia e provocações, a gama brasileira da JAC contará com um inédito motor de três cilindros e 1 litro, flex, com transmissão CVT. "Teremos um motor do mesmo nível que o das fabricantes que já investiram nesse segmento, pois acreditamos que o mercado de 1.0 voltará com força a curto prazo", afirma Habib.
Vale lembrar que os atuais J3 e J3 Turin são equipados com motores 1.3 a gasolina (versão "civil") e 1.5 flex (o esportivado J3 S) e que a previsão da marca, durante a época do início das obras da fábrica, era produzir propulsores maiores que o de 1 litro. Na atual gama chinesa não há opção de câmbio automático ou CVT.
Os futuros JAC nacionais devem dispensar o nome J3, mas não vão fugir do patamar atual de preços, ou seja, terão valores abaixo de R$ 40 mil. O mote do "carro completo sem opcionais" continuará, promete a montadora.
NOVA CATEGORIA
O belo SUV da imagem abaixo é o T6, que será lançado pela JAC em outubro deste ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, para encarar Ford EcoSport e Hyundai ix35; clique aqui e conheça o modelo em 90 segundos.