Topo

Novo Mini Cooper é mais carro e menos "cult"; no Brasil, será flex

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Dorado (Porto Rico)

17/02/2014 18h21

A BMW convidou jornalistas do mundo todo para o lançamento mundial da nova geração do Mini Cooper, na última semana, em Porto Rico, território dos Estados Unidos no Caribe. Em praias e estradas que lembram muito as encontradas aqui no Brasil -- as primeiras pela beleza, as últimas pelo asfalto maltratado e trajeto recortado --, a empresa frisou que o carro mudou muito, apesar de parecer que não.

O novo Mini segue sendo fabricado em Cowley, Oxford (Inglaterra), agora sobre novíssima plataforma do grupo BMW, que dará origem à reformulação do restante da família Cooper -- caso das configurações Roadster (cupê-conversível) e Countryman (crossover) -- e também a inéditos modelos de tração dianteira da própria BMW. Ele já pode ser encomendado no Reino Unido e em países da Europa continental, onde ficou mais caro. No Brasil, a previsão é que chegue a partir de julho -- os preços em real seguem indefinidos, diz a empresa.

Veja também

Agora, a BMW dotou o novo Mini de toda tecnologia e conforto disponíveis em seu arsenal -- veja aqui a ficha técnica do carro. Também desenvolveu, sozinha, novos motores: há um três-cilindros para o Cooper que nada tem de "motorzinho" -- com 1,5 litro, gera 138 cavalos e mais de 22 kgfm de torque. No esportivo Cooper S, o quatro-cilindros 2.0 rende mais que o motor do BMW Série 3 -- são 194 cv e 27,5 kgfm. Ambos usam sobrealimentação por turbo, injeção direta de combustível e controle variável de válvulas em todo o ciclo e já estão sendo adaptados para beber gasolina e também etanol no Brasil. O Mini perdeu o jeitão duro e agora trata ocupantes com conforto, mesmo no modo Sport. Deixa até que o motorista acompanhe o Facebook enquanto guia, veja só que tecnológico.

Veja abaixo o que mudou no jeito de ser do Mini

Viagem a convite da BMW do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo Mini Cooper é mais carro e menos "cult"; no Brasil, será flex - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros