Evoque parte de R$ 164.900 para dominar a Land Rover no Brasil
Da Redação
28/10/2011 12h24Atualizada em 28/10/2011 16h00
Demorou. Só agora, mais de dois meses após a apresentação à imprensa brasileira, a Land Rover confirma a chegada ao Brasil de seu mais novo produto, o crossover Range Rover Evoque, modelo mais barato de sua divisão de utilitários luxuosos e que (por isso mesmo, bem como pelo tamanho e motorização) recebe o apelido de Baby Range Rover. E a "oficialização" da vinda se dá através da divulgação dos preços do modelo, feita nesta sexta-feira (28), em São Paulo (SP).
O Range Rover Evoque estará disponível em três versões de acabamento, Pure, Prestige e Dynamic, todas equipadas com motor a gasolina de 2 litros, com 240 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque, e dotadas de tração integral (AWD). As dimensões do modelo são as mais tímidas de toda a linha Range Rover, mas não são desprezíveis: 4,36 metros de comprimento com 2,66 m de entre-eixos, 1,96 m de largura e 1,63 m de altura.
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Os detalhes e preços (que, ATENÇÃO, são provisórios e válidos até a volta do super IPI, em dezembro) são os seguintes:
- Evoque Pure: R$ 164.900 (quatro portas) e R$ 167.900 (cupê)
Versão de entrada tem a "essência" do modelo, segundo o designer da Land Rover, e conta com sistema Terrain Response, rodas aro 18, paddle-shifters para troca de marchas manuais, ar condicionado automático, tela touch screen de 8 polegadas para controle do sistema multimídia e som premium de 380 Watts com direito a 11 alto-falantes.
- Evoque Prestige + pacote Prestige Tech: R$ 231.900
A anterior acrescida de sistema de som de 825 W e 17 falantes, tela touch screen dual view (motorista e carona enxergam programações diferentes na mesma tela, ao mesmo tempo), telas individuais para banco traseiro e rodas de 20 polegadas.
A Land Rover anuncia que, com tais faixas de preço, pretende vender 4.800 unidades do Evoque entre novembro próximo e outubro de 2012. A responsabilidade do Baby Range será grande, portanto. Segundo a fabricante, ele deve responder por 40% dos emplacamentos no Brasil no período, cálculo que parece considerar até a participação de produtos que ainda serão lançados -- e que menospreza a possibilidade de canibalização, ou seja, que os preteridos na hora de comprar o Evoque sejam carros da própria Land Rover.
Num arroubo de otimismo, a fabricante espera que 90% dos consumidores do novo modelo sejam de recém-chegados à marca. A expectativa de aumento das vendas, aliás, fará com que a representação da marca expanda o número de revendas no país, das 30 atuais para 35 nos próximos seis meses.
Como dito parágrafos acima, os preços anunciados para o Range Rover Evoque no Brasil não (vamos deixar claro: NÃO) consideram o aumento do IPI para veículos de importadores e empresas sem fábricas no país, que passa a vigorar a partir de 16 de dezembro.
Executivos da marca disseram que a ideia é majorar o mínimo possível o preço do Evoque. Há também a percepção de que outros modelos da gama Land Rover vão sofrer mais com o mega-IPI. Não está descartada nem a hipótese de desviar o aumento que seria do Evoque, poupando-o de um desagradável reajuste menos de um mês após chegar às lojas. A conferir.