Empresa transforma Porsche do filme "Le Mans" em elétrico R$ 3,5 milhões
<br>Jonathan Tirone
07/04/2017 14h08
Modelo de corrida que tinha 220 cv agora gera 480 cv de potência
Três irmãos austríacos remodelaram um Porsche de competição pilotado pelo ator Steve McQueen no filme "As 24 Horas de Le Mans", de 1971. Agora, o modelo que faz parte de uma série limitada às pistas é movido por um motor elétrico.
Sócios da Kreisel Electric, os irmãos pretendem vender o Porsche EVEX 910e por US$ 1,1 milhão (quase R$ 3,5 milhões diretos). O carro tem autonomia para 350 quilômetros e vai de zero a 100 quilômetros por hora em 2,5 segundos. O 910 original usado no filme rodava com gasolina, claro.
"Com o primeiro carro elétrico comercial, a Kreisel entra em uma nova fase", escreveu em seu comunicado Markus Kreisel, irmão do meio e diretor-gerente da empresa. "Em contraste com o original histórico da Porsche, este é licenciado para uso em vias públicas."
O Porsche 910 original tinha potência máxima de 220 cavalos, segundo o registro de especificações automotivas Cargister. O modelo transformado para elétrico pela Kreisel opera com o equivalente a 480 cv.
Tecnologia própria
Em sua garagem, os irmãos Johann, Markus e Philipp estão fabricando sistemas de bateria e transmissão para uma nova geração de automóveis, aeronaves e barcos elétricos. Eles se promovem como "maníacos por mobilidade elétrica" em eventos e feiras e convenceram representantes de montadoras estabelecidas a visitá-los em Freistadt, cidade que fica a 200 quilômetros de Viena, para testar suas criações.
O Porsche 910 ficou conhecido pelo sexto lugar no Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1967, em Le Mans, uma corrida árdua de 24 horas. Lee Katzin dirigiu o filme de 1971 sobre a corrida, que foi estrelado por McQueen, ator falecido em 1980.
Agora, a Kreisel informa que está trabalhando com a EVEX Fahrzeugbau, fabricante alemã de automóveis clássicos com sede próxima a Duesseldorf, para produzir a conversão para eletricidade. A equipe austríaca desenvolveu novas tecnologias de transmissão e esfriamento. A Kreisel está vendendo a transmissão do veículo separadamente, segundo o comunicado.
A Kreisel Electric despontou no cenário automotivo da Áustria e Alemanha no ano passado, com um Porsche Panamera renovado que superou o badalado Tesla Model S em algumas métricas. A empresa austríaca patenteou técnicas de fundição a laser e resfriamento para ter vantagem sobre a Tesla porque o método preserva a potência plena das células de íon de lítio.
Em 2016, a Kreisel anunciou que havia recebido sua primeira encomenda, para entrega de até 2.000 conjuntos elétricos para motor e sistemas de bateria para a Holanda, para instalação em micro-ônibus Mercedes Sprinter.
Queridinhos dos atores
Não é a primeira vez que a Kreisel usa um ícone de Hollywood para promover suas criações. Em janeiro, o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, conhecido por papéis como o de "O Exterminador do Futuro", começou a testar um Mercedes-Benz G 350 adaptado para rodar com eletricidade.
No caso do Porsche, como somente 35 unidades foram construídas originalmente, a Kreisel afirma que só produzirá "quantidades muito limitadas" do modelo elétrico, de acordo com resposta enviada pelo porta-voz Martin Lettner. A produção começa no ano que vem.