O que é capaz de unir gigantes como Microsoft, General Motors e Honda? As três empresas têm apostado alto nos serviços de mobilidade e aparecem como grandes investidoras da start-up Cruise, voltada para veículos autônomos. Nas última semanas, duas notícias envolvendo a Cruise agitaram o mercado. A Honda informou que terá o apoio da start-up e da GM para implementar seu serviço de mobilidade autônoma planejado no Japão (MaaS). A marca disse que os veículos autônomos da Cruise serão enviados para o Japão para iniciar desenvolvimento local. A montadora confirmou que seu serviço de mobilidade irá utilizar o modelo Cruise Origin. "Esta colaboração com a Cruise permitirá a criação de um novo valor para a mobilidade no dia a dia das pessoas, que buscamos sob a 'Visão 2030' da Honda", afirmou o presidente e diretor representante da Honda Motor Co, Takahiro Hachigo, lembrando que a montadora investe na Cruise há anos. "Por meio da colaboração ativa com parceiros que compartilham os mesmos interesses e aspirações, a Honda continuará a acelerar a realização de nossos negócios da MaaS para veículos autônomos no Japão." Presidente-executivo da Cruise, Dan Ammann acrescentou: "a missão da Cruise em fornecer um transporte mais seguro, limpo e acessível não se limita aos EUA". "Essas são mudanças importantes que são necessárias em quase todos os lugares do mundo, e este é um passo pequeno, mas simbólico com a Honda em nossa jornada global." A notícia chega na mesma semana em que a Microsoft confirmou um grande aporte financeiro de US$ 2 bilhões (quase R$ 11 bilhões, em cotação de hoje). O novo investimento faz a Cruise valer cerca de US$ 30 bilhões, valor similar ao da start-up concorrente de pesquisa autônoma, a Waymo. Isso faz com que ambas fiquem na ponta do mercado, com a Argo AI - apoiada pela Ford e pela Volkswagen - valendo uma fração deste valor, ficando em US$ 7,25 bilhões. No futuro, a Cruise utilizará a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a Azure, para seus carros autônomos. Esta plataforma também tem sido usada para operações e serviços por empresas como a Volkswagen e a Toyota. Espera-se que a GM comece a fabricar o Cruise's Origin ainda neste ano. Sem volante e pedais, ele foi lançado em janeiro de 2020. A Cruise espera que o Origin tenha um ciclo de vida de seis vezes o que você pode esperar de um carro de passageiros médio, ou mais de 1.609.344 km (ou 1 milhão de milhas). |