Salão Duas Rodas muda para atrair também mulheres e crianças
Cícero Lima
Colaboração para o UOL
11/10/2013 22h28
O Salão Duas Rodas serve de termômetro para que marcas e montadoras avaliem o potencial futuro consumidor. Dizer que a moto é um veículo masculino é óbvio e basta observar as ruas para constatar que, na maioria dos casos, temos homens ao guidão. Assim, para agradar e atrair esse exército de possíveis compradores do sexo masculino, existe a receita fácil: colocar mulheres ao lado da moto a ser destacada. Mas as empresas sabem que é preciso mudar.
Assim, diversas marcas já pensam "fora do quadrado" de olho no consumidor que não é fisgado por modelos maquiadas e sorridentes. Montadoras como Honda e Yamaha, as maiores do mercado, usam a criatividade para conquistar mulheres e crianças, que chegam ao Salão acompanhadas por homens... ou não.
No estande da Honda, há a "área kids", onde crianças de 4 a 10 anos curtem joguinhos e atividades lúdicas. É bom lembrar que os últimos dois dias do evento, e que devem representar o auge de procura do público, serão neste final de semana, com o feriado de 12 de outubro (quando também se comemora o "Dia das Crianças") na conta.
Monitores ensinam experiências científicas aos pequenos visitantes e transformam nomes e conceitos complicados (como vórtices, polímeros e gravidade) em cores, sons e bolinhas.
Em outro espaço, há um estúdio que permite a crianças e jovens conhecerem o mundo da televisão. Um camarim com roupas, acessórios e iluminação ajudam a criam o visual por trás do pequeno filme publicitário, que será produzido com câmeras e diretor de verdade. Adolescentes como Rhauan Oliveira, de 14 anos, foram protagonistas de filmes de 12 segundos. O vídeo estará disponível na página da marca no Facebook, de onde poderá ser compartilhado pelos visitantes. "Vou marcar meus trezentos amigos, vai bombar", afirmou o garoto.
Segundo os monitores, são feitos aproximadamente 300 vídeos por dia. Basta fazer as contas para perceber como a "divulgação espontânea" pode render dividendos bem sérios para a marca.
ESMALTE NA COR DA MOTO
Quem chega ao estande da Yamaha percebe que a marca está ligada no crescimento do público feminino. E há razão para tanto. Segundo a Abraciclo (a associação dos fabricantes de motos), cerca de 25% das vendas são feitas para mulheres.
Para agradá-las, o estande da marca no Salão tem o "Espaço Beauty", um salão de beleza completo. Lá são feitas até 60 maquiagens completas por dia, um processo para deixar pele, olhos, boca e unhas ainda mais atraentes.
Umas das grandes sacadas está em associar as cores dos esmaltes oferecidos às visitantes à pintura das motos expostas no estante.
Claro que mulheres e crianças ainda são minoria no Salão, mas deixar de agradá-los é fechar os olhos para uma parcela importante de fãs -- e compradores em potencial -- de motocicletas. E contra vendas não há preconceitos que resistam.
Cícero Lima é especialista em motocicletas e motociclistas