Honda se diz preparada para recall de 275 mil motos
Da Infomoto
14/02/2008 19h55
Na última terça-feira (12) a Moto Honda da Amazônia convocou mais de 275 mil proprietários do modelo Biz 125 para inspeção e, se necessário, substituição gratuita do chassi da motocicleta. Segundo a montadora, algumas unidades da street de baixa cilindrada da marca podem apresentar solda inadequada no tubo principal do chassi. Sob condições extremas de uso, poderão sofrer trincas e rompimento, com risco de acidentes.
Agora a Moto Honda acelera para realizar um pronto atendimento aos proprietários da Biz 125, o qual começa a partir da próxima segunda-feira (18). Para falar sobre o recall, a Infomoto entrevistou Ricardo Enzo Susini, gerente de serviços técnicos da Moto Honda da Amazônia.
INFOMOTO - A Biz 125 é o terceiro modelo mais vendido pela Honda no País. Qual é o período de abrangência/fabricação das motos que estão dentro do recall?
Ricardo Enzo Susini - Todos os modelos Biz 125 produzidos entre agosto de 2005 e fevereiro de 2007.
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Como será feito o atendimento aos proprietários da Biz 125? Haverá algum custo ao consumidor?
A primeira providência é o agendamento prévio na concessionária Honda preferida do cliente. Os telefones e endereços podem ser obtidos através de uma linha direta especialmente criada: 0800 725-0093. É uma iniciativa fundamental para que o consumidor possa ser prontamente atendido. Após a inspeção, caso haja necessidade, o chassi da motocicleta será substituído por outro novo. A troca será totalmente gratuita, incluindo a documentação da motocicleta.
As concessionárias Honda estão preparadas para este tipo de atendimento e reparo? Os mecânicos fizeram algum tipo de treinamento específico?
A rede conta com profissionais altamente qualificados pela fábrica. Os clientes poderão dirigir-se a qualquer uma de nossas concessionárias, onde teremos condições de atendê-los com o padrão de qualidade Honda. Toda a orientação necessária já foi transmitida e os mecânicos devidamente treinados.
Caso haja a necessidade da troca do chassi, como será feita a remarcação? Quanto tempo demora toda a operação?
O chassi será fornecido pela Honda com a numeração original e, portanto, não há necessidade de nova documentação. O tempo total de espera pode levar alguns dias, se considerarmos o prazo para a entrega do chassi já numerado e os procedimentos legais junto aos órgãos de trânsito. Toda essa operação será custeada pela Moto Honda.
Além de abastecer o mercado interno, a Biz 125 é exportada para outros países. Como será feito o recall no exterior?
Todos os importadores já foram devidamente informados e tomarão as mesmas providências.
Os clientes proprietários de Biz 125 devem ter algum cuidado especial até a inspeção?
A probabilidade de ocorrência de problema é baixíssima e dependerá do modo como a motocicleta é utilizada. Sugerimos aos que utilizam a motocicleta em condições severas (transporte de peso elevado e/ou tráfego em condições críticas de piso) que levem sua motocicleta somente a uma concessionária autorizada. A inspeção acontecerá em aproximadamente 30 minutos. A partir de então, caso não seja identificada nenhuma anormalidade, a motocicleta poderá ser utilizada tranqüilamente.
Há a possibilidade de outros modelos apresentarem o mesmo problema no chassi?
Não. A Honda Biz 125 é o único modelo que apresenta esta configuração estrutural. De qualquer forma, um intenso trabalho de verificação foi realizado na fábrica, e os resultados demonstraram que não há risco de ocorrência em outros modelos.
(por Aldo Tizzani)
VEJA OS CHASSIS DO RECALL DA BIZ 125 | |||||||
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