Topo

1000R chega para manter a tradição da família CB

Da Infomoto

03/12/2007 13h14

É fato: Nenhuma motocicleta da Honda reúne tanto sucesso e tradição quanto as da linha CB. Basta dizer que a primeira a ser lançada no mercado internacional foi a CB 72 de 250 cm³, em 1960. Agora a montadora japonesa anuncia mais uma integrante desta tradicional família, a novíssima CB 1000R.

Apresentada na Europa, durante o Salão de Milão, o modelo deve aposentar a Hornet 900 e aposta em linhas futuristas para manter de pé uma tradição que já dura quase 50 anos. Para os fãs da linha CB, o modelo chega como um prato cheio.

Divulgação

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

VEJA MAIS FOTOS DA CB 1000R

Clique para acessar conteúdo externo

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE MOTOS

Com linhas modernas e estilo futurista, a CB 1000R é daquelas motos que não conseguem passar despercebida pela rua. Na frente, o destaque é o amplo farol com uma pequena lanterna circular formada por LEDs. A carenagem frontal é curta e segue os traços do farol, como se tudo fizesse parte de uma única peça. Atrás desta carenagem está o painel de instrumentos digital, dotado de três grandes mostradores de cristal líquido na cor azul, os quais deram um ar de sofisticação ao modelo.

O tanque de combustível, com capacidade para 17 litros (incluindo quatro litros de reserva), tem desenho moderno e se junta a uma pequena semicarenagem em formato de S nas laterais. O assento do piloto, de 828 mm de altura, tem posição mais adiantada para privilegiar a pilotagem esportiva.

Um dos destaques da CB 1000R é o escape curto, como na nova CBR 1000RR 2008. Essa solução, segundo informa a Honda, teve como objetivo centralizar as massas para um melhor ajuste do centro de gravidade da moto. Na rabeta o desenho também é curto e afunilado, com a lanterna traseira também formada por lâmpadas de LEDs.

Motor e ciclística
O motor é um quatro cilindros em linha de 998 cm³ com 16 válvulas DOHC (Double Overhead Camshafts), com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Todo conjunto mecânico da CB 1000R, diga-se, está baseado no da CBR 1000RR Fireblade 2007, campeã do mundial de Superbike.

Infelizmente, a montadora não informa a potência e o torque da nova moto. No entanto, tomando como base o propulsor da Fireblade 2007 com 171 cv, pode-se dizer que na CB 1000 R esse número estará entre 130 e 150 cv, em razão de alguns ajustes para "amansar" a máquina.

No que se refere ao desempenho, a Honda informa apenas que o conjunto oferece boas respostas em baixas e médias rotações, com uma entrega de potência linear. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.

Na ciclística, a nova CB 1000 R usa um quadro monotrave em liga de alumínio. A suspensão dianteira tem curso de 120 mm e usa um garfo telescópico invertido com tubo de 43 mm e dez posições de ajuste na pré-carga da mola. O freio dianteiro é de disco duplo com 310 mm de diâmetro e está preso a uma roda de liga de alumínio com 17 polegadas e pneus de medida 120/70. Na traseira a suspensão usa um único conjunto mola-amortecedor a gás, também com dez posições de ajustes na pré-carga da mola. O freio usa um disco simples de 256 mm, e o pneu tem medida 180/55 com rodas também de 17 polegadas.

Disponível nas cores branca, preta, prata e verde metálica, a CB 1000R será comercializada a partir de junho de 2008 na Europa. O preço do modelo ainda não foi definido. Até lá, os fãs da linha CB no Velho Continente terão que se contentar em apreciar o modelo apenas por fotos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

1000R chega para manter a tradição da família CB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros