O que houve com os envolvidos na fraude da Volkswagen? Veja
Do UOL, em São Paulo (SP)
28/09/2015 13h29
O escândalo das fraudes em emissões de poluentes nos motores a diesel do Grupo Volkswagen parece não ter fim. A cada dia, novos desdobramentos indicam que um dos maiores conglomerados do mundo no setor automotivo tenta agir rápido para minimizar os impactos -- calculados na casa dos bilhões de euros.
A manipulação, descoberta por acaso pelo ambientalista Peter Mock, funcionava assim: um software, instalado em modelos equipados com motores turbodiesel da família EA189, identificava quando o carro se encontrava em testes de eficiência energética e camuflava a emissão de poluentes, especialmente óxidos de nitrogênio para deixá-la de acordo com os padrões exigidos por Estados Unidos e Europa.
Quando o carro se encontrava em uso normal, contudo, as emissões alcançavam índices até 40 vezes maiores do que aqueles auferidos pelas autoridades.
Desde que o escândalo eclodiu, com abertura de processo no Departamento de Justiça dos EUA, a cúpula da Volkswagen tenta dar respostas que adiantem as investigações e agilizem o desfecho do caso. Confira abaixo algumas das consequências que o dieselgate já provocou ao grupo.
Os envolvidos
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Imagem: AFP Imagem: AFP Martin Winterkorn, ex-CEO
Pediu demissão e, segundo fontes da marca, pode receber até 60 milhões de euros em indenização. Porém, será processado pela Justiça alemã. Leia mais
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Imagem: Darren Ornitz/Reuters Imagem: Darren Ornitz/Reuters Michael Horn, presidente da VW EUA
Surpreendentemente não caiu, e continua como presidente da marca nos Estados Unidos, mas agora terá de se reportar ao recém-criado cargo de CEO da Volkswagen para a América do Norte.
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Imagem: Getty Imagem: Getty Grupo Volkswagen
Demitiu, além de Winterkorn, os chefes de Pesquisa e Desenvolvimento de Volkswagen (Heinz-Jakob Neusse), Audi (Ulrich Hackenberg) e Porsche (Wolfgang Hatz). Também se prepara para arcar com multas bilionárias nos EUA, Europa, Ásia, e já começa a enfrentar proibições na venda de veículos a diesel em países como a Suíça. Leia mais
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Imagem: Paul Sancya/AP Imagem: Paul Sancya/AP Audi e Seat
Marcas vanguardistas do grupo ficaram enfraquecidas após escândalo: no caso da montadora alemã, são 2,1 milhões de carros envolvidos. Leia mais
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Imagem: Reuters Imagem: Reuters Porsche
Fabricante de esportivos de luxo se fortalece no conglomerado com a ascensão do chefão Matthias Müller ao cargo de CEO geral. Leia mais