Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

O poder dos Aditivados

oferecido por Selo Publieditorial

Quem entende de motor sabe que, no cuidado com os veículos, prevenir é sempre melhor que remediar. E um dos passos mais importantes para manter as engrenagens funcionando perfeitamente é ficar atento às escolhas na bomba de combustível

Que tipo de motorista é você? O que confia o carro ao mecânico periodicamente, mas não está muito interessado em saber o diagnóstico - contanto que ele saia de lá melhor do que chegou - ou aquele que faz questão de entender tudo que acontece do capô para dentro? Independentemente do perfil em que se enquadra, se você está minimamente preocupado com a eficiência e a proteção do seu veículo, é importante olhar para uma etapa anterior à manutenção: o abastecimento na bomba de combustível.

Eduardo Buarque de Alcázar, engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora, explica porque a escolha entre combustível comum ou aditivado pode ser decisiva para a "saúde" do seu veículo: "No processo de combustão que ocorre no motor são gerados resíduos que podem se depositar em determinadas peças. Esse é um processo natural e o uso de combustível aditivado é importante para evitar que, com o tempo, ocorra perda de desempenho do motor".

Aqui estão as informações sobre combustíveis aditivados que você precisa ter para poder se autodeclarar um especialista automotivo - pelo menos na roda de amigos e até mesmo quando for conversar com seu mecânico.

Adobe Stock

Limpeza + Proteção

O caminho que o combustível percorre dentro de veículo é longo (seja ele um carro, motocicleta ou caminhão), por onde passa, ele deixa rastros. Isso é inevitável. Os injetores de combustível, válvulas de admissão e câmara de combustão são locais onde a ocorrência desse acúmulo de resíduos é mais recorrente e onde sua presença tem maiores chances de afetar o bom funcionamento que o motor foi projetado e homologado para desempenhar.

"Injetores obstruídos não formam uma névoa adequada na câmara de combustão, levando à perda na eficiência da combustão e aumento de emissões de gases. Já o acúmulo de depósitos na câmara de combustão pode aumentar o requerimento de octanagem e quando eles ocorrem nas válvulas de admissão, também há prejuízo para o funcionamento do motor por diversos mecanismos, seja atrapalhando o fechamento das válvulas, diminuindo o influxo da mistura ar-combustível ou mesmo reduzindo a troca de calor com essa mistura", explica Alcázar.

Ao longo desse percurso, a tecnologia detergente usada nos combustíveis Petrobras Grid inibe o acúmulo de depósitos, principalmente nos injetores e válvulas de admissão que fazem parte do sistema de alimentação de combustível.

Eficiência + Economia

Todo depósito que não é "tratado" atrapalha o bom funcionamento do motor, independente da sua origem. Diversos fatores podem levar a uma necessidade de manutenção mais frequente, porém o acúmulo de resíduos em injetores, válvulas de admissão e câmara de combustão, além do desgaste de determinados componentes, são elementos que podem ser minimizados ou mesmo eliminados com o uso de um bom combustível aditivado. "O aditivo modificador de fricção presente em combustíveis como os da Petrobras GRID, reduz o atrito entre as peças internas do motor (pistões, anéis e cilindros), resultando em um menor desgaste das peças e maior aproveitamento de energia", completa Alcázar.

Outra consequência positiva do uso prolongado de combustíveis aditivados é que com o sistema de combustível limpo e menor fricção entre as peças, o motor trabalha com maior eficiência de queima liberando mais energia para as acelerações e retomadas de marcha e minimizando a emissão de gases poluentes.

"O efeito pode variar de veículo para veículo, porém sempre que há acúmulo de depósitos, ocorre também perda de eficiência na combustão. A maior limpeza de injetores e válvulas promovida pelos aditivos detergentes já seria suficiente para trazer melhoras perceptíveis na dirigibilidade, economia e emissão de poluentes do veículo", explica Alcázar. A redução do atrito e maior eficiência do motor proporcionados pela tecnologia usada trazem maior economia de combustível e ainda reduzem o custo de manutenção do veículo.

Zoom no motor

Palavra do especialista

Ainda ficou com dúvidas sobre a usabilidade, os benefícios ou especificações técnicas dos combustíveis aditivados? Aqui vão algumas informações de quem conhece cada detalhe desse tipo de produto, o engenheiro químico e analista de produto da BR Distribuidora:

Reprodução

O aditivo complementar, oferecido por alguns frentistas, é igual à gasolina aditivada?

"Como cada distribuidora e cada fabricante de aditivo complementar têm seus critérios para seleção de tecnologia, dificilmente os aditivos complementares serão os mesmos usados no combustível já aditivado pelas distribuidoras. Não é possível fazer generalizações quanto aos aditivos complementares ou a gasolina aditivada de outras distribuidoras, porém no caso da Gasolina Petrobras Grid temos um trabalho criterioso de seleção e testes prévios à escolha da fórmula, além de cuidados na dosagem e distribuição de forma a garantir a melhor proteção, limpeza e economia com o melhor custo, tornando essa alternativa muito mais interessante que o uso de aditivação complementar"

O combustível aditivado tem mais octanagem?

"As gasolinas aditivadas não têm maior octanagem que suas versões não-aditivadas. Os aditivos usados na gasolina comum e na gasolina premium têm apenas a função de melhorar características como o poder de limpeza, lubricidade, proteção anticorrosiva ou alterar a coloração do produto, sem efeitos sobre a octanagem. Existem alguns aditivos específicos usados principalmente em outros países para corrigir a octanagem de gasolinas de baixa qualidade, mas felizmente no Brasil o etanol anidro já é suficiente para os ajustes necessários. É preciso ficar atento ao fato de que os fabricantes de automóveis têm restrições justificadas ao uso de diversos aditivos de octanagem devido aos efeitos negativos que eles podem trazer, como aumento de depósitos no motor, nos níveis de emissões e maior degradação do lubrificante."

Petrobras Petrobras

Saiba Mais

  • No coração do seu carro

    Mitos e verdades sobre o uso de combustível aditivado e os ganhos dessa escolha para o motor do seu veículo

    Leia mais
Topo