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VW Nivus Comfortline traz design e desempenho sem 'mimos' da versão top

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Versão de entrada do SUV cupê sai por R$ 85.890
  • Motor é o 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas
  • Nivus Comfortline 'completão' freia sozinho e sai por R$ 90 mil

O Nivus estabeleceu um novo patamar de tecnologia dentro da linha Volkswagen no país. Ao oferecer itens até então presentes apenas em modelos mais caros, como o piloto automático adaptativo, o SUV cupê "forçou" atualizações no restante da gama, especialmente no caso do T-Cross.

Mas o Nivus "completão" é o da versão Highline, aquela que nem todos podem comprar. O papel de carro chefe da linha deve ficar com a configuração Comfortline, que traz uma lista de equipamentos mais modesta, mas nem por isso básica demais.

O preço é seu principal chamariz: por R$ 85.890, ele oferece o design ousado que já encantou muita gente e o mesmo motor 1.0 turbo da configuração mais cara. Quer saber se vale a pena levá-lo para casa? Descubra a resposta na avaliação de UOL Carros.

VW Nivus Comfortline 200 TSI

Preço

R$ 85.890
Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

Médias decepcionam, já que esperávamos mais de um motor moderno como o do Nivus

5,0

Nada de manco: o motor 1.0 turbo rende até 128 cv e é mais do que suficiente para o SUV

5,0

Estilo ousado 'made in Brazil' é quase tão atraente quanto na versão Highline

5,0

Bem equipado, o Nivus traz mais itens do que seus rivais

4,0

Por usar a base do Polo, o SUV cupê é um pouco apertado no banco de trás

4,0

VW acerta ao manter a estratégia de três revisões grátis, mas as demais são caras

5,0

6 airbags, ESP e opção de ACC e frenagem autônoma fazem do Nivus referência na categoria

Pontos Positivos

  • Design
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Consumo
  • Espaço interno

Veredito

O Nivus Comfortline é uma opção bem interessante para quem gostou do SUV cupê e não faz questão de algumas perfumarias da versão Highline. É claro que a configuração topo de linha é bem mais equipada, mas existe aí uma diferença que pode chegar a assustadores R$ 12.400. Dois fatores pesam a favor da versão mais barata: o visual que pouco perde em atratividade para o Nivus Highline e a oferta da mesma motorização 1.0 turbo, que anda bem, mas tem médias de consumo decepcionantes. Se você realmente gostou do Nivus, bom mesmo é encomendar uma unidade como a avaliada por UOL Carros, que traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e a boa central VW Play por pouco mais de R$ 90 mil.

Versões disponíveis

VW Nivus Highline 200 TSI

Estilo do Nivus foge do padrão da VW Imagem: Vitor Matsubara/UOL

É fácil notar que o design é um dos principais atributos do Nivus. Desenvolvido inteiramente no Brasil, o SUV cupê possui linhas ousadas e esportivas.

Há poucas diferenças em relação à versão Highline, o Nivus não oferece rodas de liga leve com pintura preta.

Alguns detalhes, como os logotipos, também não trazem o acabamento escurecido. O revestimento interno traz tecido em vez de couro, o que acaba empobrecendo um pouco a cabine do SUV cupê diante da profusão de plástico duro nos revestimentos das portas e no painel.

Mesmo sendo feito sobre a plataforma do Polo, é difícil achar semelhanças com o hatch. O Nivus combina a identidade visual da VW com elementos disruptivos, como o desenho da parte inferior do para-choque dianteiro.

Destaque para soluções simples e criativas, como o spoiler traseiro que "disfarça" a queda abrupta em direção à traseira, marca registrada (e controversa) dos SUVs cupês. São por esses e outros detalhes que é praticamente impossível notar que algumas partes da carroceria vieram justamente do Polo, como as portas dianteiras e o teto.

O espaço interno é semelhante ao do Polo, fazendo o Nivus ser um pouco mais apertado do que seu "primo" T-Cross, que aproveita a base do Virtus e entrega mais espaço no banco de trás.

Apesar disso, o porta-malas do SUV cupê é maior: são 415 litros no Nivus contra 373 litros do T-Cross.

Nivus é vendido apenas com o motor 1.0 turbo de até 128 cv Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Não é por acaso que a VW oferece o Nivus apenas com o motor 1.0 turbo. Trata-se de uma medida preventiva para impedir que o novo SUV roubasse vendas do T-Cross, este vendido também com o potente 1.4 turbo de 150 cv.

Com 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina, o motor turbinado impulsiona o Nivus sem dificuldades.

Ao volante, o comportamento dinâmico do Nivus agrada por ser mais próximo de um hatch do que um utilitário esportivo. As curvas são feitas com a mesma competência do Polo, e o motorista só lembra que está a bordo de um SUV por conta da posição mais alta de dirigir. A suspensão elevada em 2,7 centímetros e os pneus mais altos não interferem na estabilidade, que já é boa mesmo no T-Cross e elogiável no Polo.

Pena que o Nivus não é tão econômico quando poderia ser. Números do Inmetro indicam médias de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

Versão avaliada tinha todos os opcionais, inclusive a central VW Play Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Mesmo sendo a versão de entrada, o Nivus Comfortline entrega uma boa lista de equipamentos.

Anote aí: seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, destravamento das portas sem chave, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto na cor preta, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e entrada USB para passageiros do banco traseiro.

Frente ao Nivus Highline, a versão mais simples tem piloto automático "convencional" em vez de adaptativo (que controla a velocidade do carro de acordo com distância e velocidades programadas pelo motorista), o ar-condicionado não é digital e as rodas são de 16 polegadas - contra o conjunto aro 17 da versão mais cara.

A configuração também não vem com painel digital, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina em LED com função "Cornering Lights", sensor de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e nem volante com aletas atrás do volante para trocas de marcha. E um detalhe importante: a central multimídia da versão mais barata é a Composition Touch com tela de 6,5 polegadas.

A unidade avaliada por UOL Carros tinha o pacote opcional VW Play & Tech (R$ 3.520), que acrescenta três itens presentes na versão Highline: piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e volante multifuncional revestido em couro com paddle shifts para trocas de marcha.

Incluindo também a pintura metálica Vermelho Sunset (R$ 990), o preço do exemplar cedido para nossos testes chega a R$ 90.400 - uma diferença de respeitáveis R$ 7.890 para a versão Highline sem o pacote Launching Edition (R$ 710).

Primeiras três revisões do SUV cupê são gratuitas Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Assim como outros modelos da VW, o Nivus tem as três primeiras revisões gratuitas. Sorte do proprietário, já que as três revisões seguintes (dos 40 mil aos 60 mil quilômetros) totalizam salgados R$ 2.112,60.

Segurança é um ponto forte do Nivus mesmo na versão Comfortline. Ela sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Se o veículo for completão como o da nossa avaliação, o carro ganha assistências de condução, como a frenagem autônoma de emergência.

Nivus Comfortline bate de frente com WR-V, mas encara também SUVs mais simples Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Partindo de R$ 85.890, o principal rival do Nivus Comfortline é o Honda WR-V EX (R$ 86.900). O modelo, porém, possui importantes diferenças em relação ao SUV cupê, como motorização 1.5 aspirada de até 116 cv e câmbio CVT.

Se equipado com todos os opcionais, o Nivus chega a R$ 90.400 e se aproxima das versões mais baratas dos SUVs compactos, que ainda não batem de frente com o T-Cross no "andar de cima" do segmento.

São os casos de Renault Duster Intense (R$ 90.890), Nissan Kicks S CVT (R$ 91.990) e o recém-lançado Hyundai Creta Smart Plus (R$ 91.590). Todos, porém, são menos equipados do que o Nivus Comfortline.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 128 / 116

  • Torque (kgf.m)

  • 20,4

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 189

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,7 / 10,7

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,4 / 13,2

  • Câmbio

  • automático de 6 marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1493

  • Comprimento (mm)

  • 4266

  • Entre-eixos (mm)

  • 2566

  • Largura (mm)

  • 1757

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1199

  • Porta-malas (L)

  • 415

  • Tanque (L)

  • 52

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Gratuita

  • 20.000 km

  • Gratuita

  • 30.000 km

  • Gratuita

  • 40.000 km

  • R$ 1.020,90

  • 50.000 km

  • R$ 508,80

  • 60.000 km

  • R$ 582,90

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Honda WR-V EX 1.5 16V

Nissan Kicks S CVT

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