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Renault Sandero GT Line 1.0 disfarça desempenho pacato com estilo esportivo

GT Line traz conteúdo da versão Zen com acessórios esportivos Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Sandero GT Line está à venda por R$ 62.990
  • Versão traz conteúdo da Zen com estilo 'quase R.S'
  • Motor 1.0 12V anda bem, mas destoa do visual esportivo

Houve um tempo em que os populares não escondiam suas origens humildes. Para-choques sem pintura, rodas de aço e até a ausência do espelho retrovisor direito eram claros indícios de que aquele era um carro barato.

Felizmente os tempos são outros e as montadoras passaram a se preocupar com o visual. Prova disso está no Renault Sandero GT Line, que abusa do estilo esportivo para camuflar sua vocação estritamente urbana.

Por R$ 62.990, ele custa R$ 2.600 a mais do que a versão Zen, que traz estilo mais discreto. Vale a pena gastar um pouco a mais pela "perfumaria"? Descubra a seguir na avaliação de UOL Carros.

Renault Sandero GT Line 1.0 Flex

Preço

R$ 62.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Bons números de consumo com etanol e ótimas marcas quando abastecido com gasolina

4,0

Motor 1.0 é competente na cidade e não passa aperto na estrada, mas não condiz com o visual nervoso do hatch

4,0

Adereços esportivos fizeram bem ao Sandero, que ficou bem atraente nesta versão

4,0

Pacote de itens de série não surpreende, mas marca ponto positivo ao vir com 4 airbags

5,0

Ponto forte do Sandero desde a 1ª geração, o amplo espaço interno ainda não foi igualado pelos rivais

4,0

Custos de revisão poderiam ser mais baratos, mas também não doem no bolso

4,0

Sai de fábrica com 4 airbags, mas falta ESP e controle de tração

Pontos Positivos

  • Design
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

O Sandero GT Line é uma opção interessante para quem gosta do visual mais esportivo, mas não pode (ou simplesmente não quer) levar o R.S. para casa. Por R$ 62.990, ele dá uma pitada de estilo ao hatch, que é um 1.0 valente e competente para uso urbano. Mas quem não faz questão de andar com um popular mais estiloso por aí vai fazer uma boa economia levando o Sandero Zen. Ele pode não ter tantos itens de série quanto o GT Line, mas traz o mesmo motor e é um popular tão competente quanto a versão mais cara - só que custa menos.

Versão apela para o visual esportivo Imagem: Foto: Renault | Divulgação

A equipe de design da Renault América Latina fez um bom trabalho na reestilização do Sandero. As lanternas mais largas casaram bem com o restante do conjunto e ainda deixaram o hatch em sintonia com a identidade visual da marca lá fora.

Fato é que a versão GT Line faz o compacto ser ainda mais atraente aos olhos. Fazem parte da configuração as rodas de liga leve de 15 polegadas e o aerofólio traseiro. Evidentemente não chega a ser um Sandero R.S., mas não dá para menosprezar o poder de atração do GT Line - especialmente numa categoria tão carente de versões mais equipadas (ao menos visualmente) como a dos hatches compactos de entrada.

Por dentro, o carro pode vir com um bonito revestimento nos bancos, que combina tecido exclusivo com detalhes em azul. Este tipo de acabamento faz parte de um pacote opcional de R$ 900, que acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas.

A cor azul também aparece nas molduras das saídas de ar-condicionado. Detalhes à parte, o amplo espaço interno segue sendo uma das maiores virtudes do Sandero, tanto para passageiros quanto para bagagem - vide o generoso porta-malas de 320 litros, o maior da categoria.

Motor SCe tem desempenho bom para um 1.0 Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O motor 1.0 SCe de três cilindros em linha entrega até 82 cv e 10,5 kgfm quando abastecido com etanol. É dele a missão de impulsionar os 1.035 quilos do Sandero - e ele faz isso com competência.

O hatch consegue arrancar nos semáforos com alguma desenvoltura e não sofre do marasmo nas retomadas que caracterizava o antigo Sandero 1.0. O carro não perde fôlego mesmo com o ar-condicionado ligado - exceto em subidas, situação na qual nenhum concorrente faz milagre.

É claro que nada disso acontece se você não esticar bem as marchas, como é de praxe em alguns carros 1.0. A caixa manual de cinco marchas poderia ter engates mais precisos e justos, mas nada que o motorista não se acostume com a convivência.

Se o Sandero GT Line não empolga tanto quanto o visual faz sugerir, o consumo é uma grata surpresa. Com gasolina no tanque, a Renault informa números acima de 14 km/l na cidade e na estrada. Nada mal.

Detalhes azuis e revestimento interno exclusivo estão na cabine do GT Line Imagem: Divulgação

Por R$ 62.990, a versão GT Line é baseada na Zen. que custa R$ 60.390.

O hatch sai de fábrica com 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, travamento central das portas, indicador de trocas de marcha, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura e central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

Além dos adereços esportivos, a diferença de R$ 2.600 está na oferta de vidros elétricos nas quatro portas (o Sandero Zen tem apenas nas portas dianteiras) e nas rodas de liga leve de 15 polegadas - podendo ser trocadas por um conjunto aro 16 ao preço de R$ 900.

Hatch agrada ao vir de fábrica com 4 airbags Imagem: Divulgação

Como mencionamos acima, o Sandero GT Line vem com airbags frontais e laterais de fábrica.

Embora a oferta das bolsas laterais seja um importante diferencial em relação a alguns concorrentes (como Ford Ka e Hyundai HB20), ele sai perdendo em relação ao Chevrolet Onix, que vem com 6 airbags. O compacto da GM ainda sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas, itens inexistentes no Sandero.

Já os valores das revisões poderiam ser mais baixos para um veículo de entrada como o Sandero. Mesmo assim, os preços não assustam e estão dentro da média cobrada pela maioria dos concorrentes.

Rivais do GT Line, HB20 e Ka são mais recheados Imagem: Divulgação

Os principais concorrentes do Sandero GT Line são dois modelos sem visual esportivo, mas com outras semelhanças.

O Ford Ka SE Plus 1.0 custa R$ 56.790 e vem com vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia SYNC 2,5 e rodas aro 15. Frente ao Renault, ele traz a mais os sensores de estacionamento traseiros e os espelhos retrovisores com regulagens elétricas. Seu motor entrega 85 cv quando abastecido com etanol.

Já o Hyundai HB20 Evolution Pack 1.0 sai por R$ 58.990. Diferente do Sandero, ele aposta em um visual mais sofisticado e vem com uma lista de itens de série mais generosa do que o rival.

Além dos 4 airbags também presentes no Renault, o compacto vem com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis e câmera de ré. O motor de 1-litro e três cilindros do Hyundai gera até 80 cv com etanol.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 82 cv / 79 cv a 6.300 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 10,5 kgfm / 10,2 kgfm a 3.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13,2 s / 13,2 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 163 km/h / 160 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,5 km/l / 14,2 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,6 km/l / 14,1 km/l

  • Câmbio

  • Manual de 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/65 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1536 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4070 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2590 mm

  • Largura (mm)

  • 1733 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1035 kg

  • Porta-malas (L)

  • 320 l

  • Tanque (L)

  • 50 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 399,99

  • 20.000 km

  • R$ 454,24

  • 30.000 km

  • R$ 454,24

  • 40.000 km

  • R$ 780,35

  • 50.000 km

  • R$ 508,49

  • 60.000 km

  • R$ 508,49

  • Seguro

  • R$ 1.900 (média)

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

Concorrentes

Ford Ka SE 1.0 Flex

R$ 51.393,00

Hyundai HB20 Evolution 1.0 Flex

R$ 56.382,00

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