Topo

Peugeot 2008 ganha tapa no visual, mas cativa pelo custo-benefício

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

19/07/2022 04h00

Resumo da notícia

  • SUV está nas ruas desde 2015 e ganhou leves retoques no visual
  • 2008 Griffe se destaca pelo bom desempenho do motor 1.6 THP
  • Por R$ 124.990, modelo está entre as opções mais interessantes da categoria

Faz sete anos que o Peugeot 2008 está entre nós. Embora nunca tenha sido um sucesso estrondoso de vendas, o SUV compacto mais longevo da categoria estava com as vendas em baixa nos últimos anos, algo que durou até o "fim da era PSA".

Agora sob a tutela da Stellantis, a marca francesa fez algumas mudanças discretas no design do modelo. E mais importante: manteve os preços competitivos de olho em quem valoriza uma boa relação custo/benefício.

Na avaliação de UOL Carros, você confere as novidades do 2008 e, claro, se ele realmente é uma boa compra.

Peugeot 2008 Griffe THP

Preço

R$ 124.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

5,0

4,0

5,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Custo-benefício

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Design

Veredito

O 2008 é um veterano em meio a tantos lançamentos recentes. Por isso, a Peugeot foi inteligente ao fazer algumas discretas mudanças no design e, principalmente, reposicioná-lo como uma das opções mais acessíveis para quem procura um SUV compacto. Tudo isso faz com que fatores como a idade avançada do projeto e o espaço interno acanhado virem secundários, já que o carro se tornou uma boa escolha para fisgar quem coloca o bolso no topo da lista de prioridades.

Design e espaço interno

Lançado em 2015, o 2008 estreou em uma época "ingrata" no mercado brasileiro. Diante de concorrentes como Honda HR-V e Jeep Renegade, o Peugeot acabou ofuscado pelo sucesso dos rivais.

Isso fez com que muita gente não enxergasse as virtudes do modelo. O design era foi uma delas, uma vez que - na modesta opinião deste que vos escreve - o SUV sempre teve um visual agradável. Nesta última atualização, o 2008 mudou bem pouco: os faróis ganharam máscaras negras e a traseira traz uma seção pintada na cor preto brilhante - uma forma de aproximá-lo com o restante da gama, em especial modelos como o 3008. Foi uma boa tentativa, embora o carro já não consiga esconder mais as rugas.

Por dentro, o 2008 preserva o visual da antiga geração do 208. Algumas características denunciam a idade do projeto, como a linha de cintura mais baixa do que os modelos mais atuais e a ergonomia, especialmente para o motorista. Mesmo assim, a cabine não parece tão datada como acontece em um carro com sete anos de idade.

A posição de dirigir merece elogios. O conceito i-Cockpit, que consiste em um volante de diâmetro pequeno e o quadro de instrumentos em um lugar mais alto, agrada quem gosta de uma condução mais esportiva e privilegia motoristas de baixa estatura. Os bancos dianteiros ficam em uma posição bem alta, e isso é bem ruim para quem tem mais de 1,75 m.

O mesmo acontece quando pensamos no espaço interno, que nunca foi muito generoso. Quem viaja no banco de trás possui pouco espaço para os joelhos. Em compensação, o porta-malas de 402 litros é maior do que alguns pesos-pesados da categoria, como VW T-Cross (373 litros com o banco traseiro na posição normal) e Jeep Renegade (320 litros).

Desempenho e consumo

Respostas ágeis do motor 1.6 THP cativam o motorista Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

A linha 2008 é oferecida em duas motorizações. No caso das configurações Style e Griffe (esta segunda avaliada por UOL Carros), o SUV é movido pelo conhecido motor 1.6 turboflex, que entrega até 173 cv e 24,5 kgfm de torque máximo com etanol no tanque.

É ele a grande estrela do SUV. A impressão, inclusive, é de que o conjunto entrega até mais do que o 2008 precisaria. Seja como for, o utilitário esportivo está entre os carros mais empolgantes do país, sobretudo pelas respostas prontas e o comportamento ágil nas acelerações. O câmbio automático de seis marchas contribui para uma experiência mais prazerosa. Bem escalonada, a transmissão realiza as trocas de marcha sem atrasos, ainda que não da maneira mais suave.

Entretanto, tudo tem seu preço, e ele é sentido no consumo de combustível. As médias urbana e rodoviária são de 7,4 km/l e 9 km/l, respectivamente, com etanol no tanque. Os números sobem para 10,6 km/l e 13,1 km/l se o combustível for a gasolina.

Equipamentos

Volante é pequeno e bancos ficam em posição elevada Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

Se o 2008 já não encanta mais pela modernidade do projeto, ao menos ele agrada na lista de itens de série. Pela primeira vez, o modelo sai de fábrica com revestimento completo em couro sintético.

Além disso, a versão Griffe oferece equipamentos como ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple Car Play com fios, rodas de liga leve com acabamento diamantado e teto solar panorâmico fixo.

A configuração mais cara ainda vem com o Grip Control, um seletor com modos que atuam no controle de tração. Assim, o carro consegue se virar com um pouco mais de destreza em pisos escorregadios e/ou de baixa aderência, como terra e areia.

Manutenção e segurança

Lista de itens de segurança inclui 6 airbags Imagem: Pedro Bicudo/Divulgação

Mesmo sendo um dos modelos mais baratos da categoria, o 2008 agrada quando o assunto é segurança. Na versão Griffe, ele possui 6 airbags (dois frontais, dois laterais e outros dois para proteção das cabeças dos passageiros), controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Nos custos de manutenção, o SUV da Peugeot também vai bem. O valor para realizar as seis primeiras revisões é de R$ 4.639 (em julho de 2022), enquanto o valor médio do seguro está em R$ 5 mil.

Concorrentes

Primo dos tempos de PSA, C4 Cactus é um dos rivais do 2008 Imagem: DIVULGAÇÃO

Apesar de enfrentar as versões de entrada de alguns SUVs compactos mais vendidos, como Jeep Renegade Sport e Nissan Kicks Advance, o 2008 bate de frente com dois modelos de marcas francesas.

Um deles é o Renault Duster. Na versão Iconic, o modelo sai por R$ 124.790, mas com a motorização 1.6 aspirada de até 120 cv e 16,2 kgfm quando abastecido com etanol. Caso opte pelo moderno 1.3 TCe, que rende até 170 cv e 27,5 kgfm, o cliente precisa desembolsar bem mais: R$ 138.790. Seja qual for o motor, o Duster se destaca pelo generoso espaço interno.

O segundo concorrente é um velho conhecido do 2008. Trata-se do Citroën C4 Cactus, 'primo' da época de PSA. Na configuração Shine Pack, o modelo se equipara em muitos aspectos, incluindo porte e lista de equipamentos. Isso sem contar que o Cactus utiliza a mesma motorização 1.6 turbinada de 173 cv do 2008 Griffe. O representante da Citroën custa R$ 138.990, mas pode ser encontrado por volta de R$ 126 mil.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 16V, 4 cil., turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 173 cv / 165 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 24,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,1 s / 8,3 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 209 km/h / 206 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,4 km/l / 9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,6 km/l / 13,1 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1583 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4159 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2542 mm

  • Largura (mm)

  • 1739 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1246 kg

  • Porta-malas (L)

  • 402 l

  • Tanque (L)

  • 55 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 526,00

  • 20.000 km

  • R$ 915,00

  • 30.000 km

  • R$ 526,00

  • 40.000 km

  • R$ 1.231,00

  • 50.000 km

  • R$ 526,00

  • 60.000 km

  • R$ 915,00

  • Seguro

  • R$ 5.025,00

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

Concorrentes

Citroën C4 Cactus Shine THP

R$ 123.822,00

Renault Duster Iconic

R$ 124.528,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Peugeot 2008 ganha tapa no visual, mas cativa pelo custo-benefício - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.