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Sedã elétrico mais barato do Brasil vale a pena? Testamos e descobrimos

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

28/09/2023 04h00

A entrada dos carros elétricos no mercado brasileiro tem derrubado preços e ampliado as opções do consumidor. É aí que surge a seguinte pergunta: qual é o mais barato do Brasil? Quando falamos de sedãs, quem ocupa esse posto é o JAC E-J7, sem mudanças desde janeiro de 2022 - quando foi lançado no país.

Pelos R$ 234.900 cobrados por ele, custa menos do que o recém-chegado BYD Seal - que é o segundo sedã elétrico mais em conta do Brasil, por R$ 296.800.

A JAC é uma das pioneiras no Brasil quando o assunto é carro elétrico e, por muito tempo, o EJ7 era a única opção abaixo dos R$ 500 mil. A concorrência, porém, chegou e a montadora chinesa pouco fez para atualizar seu produto - o que pode ser problema em um segmento no qual novas tecnologias não param de chegar o tempo todo e a custos cada vez mais baixos.

Dito tudo isso, será que o veterano E-J7 ainda aparece como uma boa opção de compra para quem quer um carro elétrico mais acessível?

Imagem: Divulgação

Desvendando o JAC EJ7

Design: Por fora, o sedã se destaca pelas linhas de cupê, algo que aumenta o seu apelo mais esportivo. Na dianteira, aposta em elementos pintados de preto brilhante, faróis de LED afilados e algumas texturizações. Nas laterais, vemos linhas esguias que valorizam o comprimento do carro. Atrás, por sua vez, tem elemento luminoso afilado que percorre toda a tampa traseira. Por isso, no geral, o desenho do E-J7 está entre suas maiores virtudes.

Vida a bordo: O destaque vai para a acomodação dos ocupantes, já que tem ótimo espaço interno. A parte de acabamento também é boa e o design tenta unir o estilo futurista ao gosto de um consumidor mais maduro. Apenas a qualidade dos materiais é que poderia ser um pouco superior. Aliás, o teto solar bem que poderia ser panorâmico também. E se o ocupante do meio na fileira traseira tiver mais de 1,75 m, vai raspar a cabeça no teto, que é baixo.

Equipamentos: Ainda que as próprias telas que o carro dispõe em seu interior ajudem a compor um bom visual, elas não são nem as mais modernas, tampouco as maiores, mais intuitivas ou até mesmo as mais completas. O cluster digital tem boa nitidez, mas a multimídia (10,4"), em dias mais ensolarados, não tem o brilho necessário para impedir que a interface escureça. A ausência do carregador de celular por indução também é outro pênalti para sua categoria.

Dirigibilidade: É bastante silencioso ao rodar - até mesmo em velocidades de cruzeiro mais elevadas - e desenvolve velocidades com rapidez. Só não tem o melhor acerto de distâncias ao volante; fez muita falta o ajuste de profundidade da direção. Além disso, os pneus cantam com facilidade durante as retomadas de velocidade. Como se não bastasse, não se movimenta com tanta suavidade em marcha ré, o que dificulta balizas em espaços apertados.

JAC E-J7

Preço

R$ 234.900
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

5,0

3,0

5,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Desempenho e autonomia
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Ergonomia
  • Baixa progressividade do acelerador em manobras
  • Tecnologia do sistema de infoteimento

Veredito

O JAC E-J7 é um sedã interessante aos que desejam ingressar no universo dos elétricos. Ainda se destaca em preço, desempenho e design. Na época do seu lançamento, entregava uma boa cesta de equipamentos para o que o mercado demandava, mas atualmente carece de novidades para manter o apelo. Isso o deixa relativamente vulnerável a qualquer novo lançamento com preço similar e dentro de sua categoria.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor elétrico com bateria de 50,1 kWh e autonomia de 402 km

  • Combustível

  • Eletricidade

  • Potência (cv)

  • 193

  • Torque (kgf.m)

  • 35

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,9

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 150 (limitada eletronicamente)

  • Consumo cidade (km/l)

  • -

  • Consumo estrada (km/l)

  • -

  • Câmbio

  • Frente e ré

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/55

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 151 cm

  • Comprimento (mm)

  • 477 cm

  • Entre-eixos (mm)

  • 276 cm

  • Largura (mm)

  • 182 cm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.650 kg

  • Porta-malas (L)

  • 590

  • Tanque (L)

  • -

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Abertura elétrica do porta-malas

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