Topo

Mercedes-Benz EQE: como anda novo SUV elétrico para dirigir com um só pedal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

19/01/2024 04h00

Nesta era de carros elétricos, a Mercedes-Benz vende no Brasil o EQE, SUV de luxo com porte grande totalmente movido a baterias.

A novidade, que chegou ao país no fim de outubro passado, tem preço sugerido de R$ 698.900 e traz muita tecnologia a bordo.

Confira no texto abaixo e também no vídeo acima como anda e o que oferece o utilitário esportivo de luxo movido a baterias da marca alemã, que é importado dos Estados Unidos.

Desvendando o Mercedes-Benz EQE 300

Imagem: Divulgação

Design: A dianteira exibe o desenho típico da família de veículos elétricos EQ, exibindo faróis afilados e integrados à enorme grade dianteira fechada, com acabamento preto brilhante e várias pequenas estrelas de três pontas. Por dentro chamam a atenção as duas enormes telas que compõem, respectivamente, painel de instrumentos e central multimídia - a maioria dos comandos, inclusive, dispensa botões físicos e é feita por meio da tela tátil.

Vida a bordo: o SUV esterça também as rodas traseiras para facilitar a vida nas manobras e deixar o carro mais ágil nas curvas - afinal, estamos falando de um automóvel com 4,86 m de comprimento. Por dentro, muito espaço para cinco pessoas, graças ao generoso entre-eixos de 3 m. O acabamento é primoroso e inclui revestimento de madeira no painel. A cabine é repleta de itens tecnológicos, como a enorme tela multimídia de 12,3 polegadas e as tecnologias de condução semiautônoma.

Imagem: Divulgação

Desempenho: equipado com um motor elétrico no eixo traseiro, tem 245 cv de potência e bons 56,1 kgfm de torque. Com esse conjunto, a Mercedes informa aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 s. Nada mau para um veículo que pesa cerca de 2,4 toneladas. A suspensão a ar proporciona rodar confortável, apesar das enormes rodas de 21 polegadas e dos pneus com perfil relativamente baixo. É possível ajustar a altura em relação ao solo e também os amortecedores para um rodar mais esportivo ou confortável. Outro destaque é o modo One Pedal, que permite a condução sem o uso do freio, controlando apenas pelo acelerador.

Autonomia: equipado com baterias com capacidade de 89 kWh, o Mercedes EQE 300 é capaz de rodar até 367 km com uma carga completa, de acordo com a medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No mundo real, é possível atingir um alcance superior a 400 km, com o pé leve e selecionando o modo de condução mais eficiente.

Itens de série: destacam-se o teto solar panorâmico, a central multimídia de 12,3 polegadas de alta resolução, as rodas traseiras que esterçam até dez graus, a suspensão pneumática capaz de elevar a carroceria em até 30 mm, a tecnologia head-up display, que projeta informações no para-brisa, e o excelente acabamento interno, mesclando couro, metal e madeira.

Mercedes-Benz EQS é ainda maior e mais luxuoso

Imagem: Dibvulgação

Além de avaliar o EQE 300 durante alguns dias, tivemos a oportunidade de rodar durante cerca de uma semana com o EQS 450+, o SUV elétrico topo de linha da Mercedes-Benz. Com preço sugerido de R$ 998.900, eleva ainda mais o luxo e a tecnologia a bordo em relação ao "irmão menor".

São nada menos do que 5,12 m de comprimento e 3,2 m de distância entre-eixos - respectivamente, 26 cm e 21 cm maior do que o EQE nessas dimensões. Grande, o EQS traz três fileiras de assentos para levar até sete pessoas confortavelmente e conta até com almofadas presas aos encostos de cabeça.

Além disso, é equipado com apenas um motor, conectado ao eixo traseiro, capaz de render 360 cv e 57,9 kgfm. Também conta com eixo traseiro esterçante e, por dentro, exibe painel com três telas integradas em uma única peça - duas de 12,3 polegadas para motorista e passageiro dianteiro e outra, central, com impressionantes 17,7 polegadas. A lista de mimos inclui bancos dianteiros com massagem, ventilação e aquecimento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mercedes-Benz EQE 300 SUV

Preço

R$ 698.900
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

5,0

5,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Acabamento interno
  • Itens tecnológicos e de segurança
  • Condução ágil, apesar do porte grande
  • Autonomia

Pontos Negativos

  • Faltam comandos com botões físicos para as funções mais acessadas
  • Design é muito parecido com o de outros modelos elétricos da Mercedes-Benz

Veredito

O Mercedes-Benz EQE 300 é um SUV de grande porte com muito espaço, luxo e tecnologia para a família, que combina bom desempenho com autonomia acima da média para um automóvel totalmente elétrico. As rodas traseiras esterçantes de série são um grande diferencial, que confere agilidade impressionante a um veículo com quase 5 m de comprimento e 2.450 kg.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico, posicionado no eixo traseiro

  • Combustível

  • Não usa combustível

  • Potência (cv)

  • 245 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 56,1 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 210 km, limitada eletronicamente

  • Consumo cidade (km/l)

  • Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático, 1 marcha

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente com 4 elos

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/40 R21

  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.685 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4,863 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.030 mm

  • Largura (mm)

  • 2.141 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.450 kg

  • Porta-malas (L)

  • 520 litros

  • Tanque (L)

  • Não tem tanque de combustível

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Sistema de estacionamento autônomo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mercedes-Benz EQE: como anda novo SUV elétrico para dirigir com um só pedal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.