JAC T60 impressiona em preço e design, mas preserva defeitos da marca
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
17/04/2020 04h00
Resumo da notícia
- Modelo da JAC custa R$ 103.990 e tem porte de SUV médio
- T60 tem motor 1.5 turbo de 168 cv, mas câmbio CVT prejudica desempenho
- SUV vem com generosa lista de itens de série e acabamento surpreende
Quem acompanhou o começo da JAC Motors no Brasil sabe como a empresa evoluiu em quase 10 anos.
A fabricante aproveitou a invasão chinesa que tomou conta do mercado brasileiro e sobreviveu à debandada que aconteceu tão rápido quanto a chegada dessas empresas ao país. Mas é claro que houve consequências: a marca fechou diversas concessionárias, viu as vendas despencarem e reestruturou o portfólio de produtos. Sua linha agora é dividida em duas alas: carros elétricos e movidos a combustão.
Um dos poucos modelos movidos a gasolina é o T60, que chegou às lojas da marca no fim de 2019. Assim como os modelos mais recentes da JAC, o utilitário esportivo aposta em design moderno e uma generosa lista de itens de série para roubar vendas dos rivais mais tradicionais. Preço para isso ele tem: a partir de R$ 103.990.
Vale a pena desistir de um SUV compacto para levar o T60? Descubra com a gente a seguir!
JAC T60
Preço
R$ 103.9903,0
Números apenas regulares para um carro com motor turbo prejudicam o T60
3,0
O câmbio CVT não se dá bem com o motor turbo e prejudica o desempenho do SUV
4,0
Embora ainda lembre outros modelos da concorrência, o T60 é bonito e elegante
4,0
O SUV da JAC é bem equipado como todo carro chinês e pode vir com teto solar e painel digital
5,0
Pessoas mais altas não têm muito do que reclamar do espaço para cabeça e joelhos
3,0
Por mais que a JAC tente amenizar a situação, os preços tendem a ser mais altos que os nacionais
2,0
O T60 decepciona ao trazer apenas o airbag duplo frontal exigido pela lei
Pontos Positivos
- Design, preço e itens de série
Pontos Negativos
- Desempenho, segurança e custo de manutenção
Veredito
O T60 é uma compra válida para quem precisa de um carro espaçoso, gosta de tecnologia e quer pagar preço de SUV compacto em um carro maior. Só que as vantagens param por aí. O representante da JAC traz defeitos que são comuns aos carros chineses em geral (e não apenas os da marca), como suspensão com calibragem mole demais e um câmbio que não "conversa" bem com o motor. Some isso à pequena rede autorizada e você pode concluir que o T60 pode até ser uma opção de compra. Mas não é a melhor da categoria.
É difícil definir em qual categoria o T60 se encaixa. Isso porque ele tem preço de SUV compacto e porte de médio. Sorte da JAC, que pode se gabar de oferecer um produto mais espaçoso e confortável por um valor muito competitivo.
O T60 é um dos carros mais bonitos vendidos pela JAC no país. Ok, é verdade que o estilo parece uma combinação de Hyundai Creta (nas laterais, especialmente) com um toque de Nissan Kicks. Mas a mistura não ficou ruim. As linhas são esportivas e imponentes, fazendo frente à maioria dos rivais mais compactos.
Veja o desenho da traseira, por exemplo. Bem resolvido, ela traz refinamentos estéticos que dificilmente notávamos em um modelo chinês, como o ressalto logo abaixo do vidro que simula um spoiler integrado. As lanternas criam um efeito visual muito bonito quando acesas e os cromados não pecam pelo excesso, como costuma acontecer nos chineses.
O interior da versão mais completa (que foi avaliada por UOL Carros) impressiona pela sofisticação. O visual do painel digital não fica devendo para nenhum modelo do mercado e os comandos de ar-condicionado e demais funções são agrupados em uma tela tátil, que é bonita de ver - mas nem tanto para usar, já que a disposição é meio confusa.
Os bancos (revestidos em couro nesta versão) são bem confortáveis e abraçam bem o corpo. A posição de dirigir é boa e os comandos ficam ao alcance das mãos, embora a quantidade de botões no volante pode confundir o motorista. Já o acabamento é de qualidade acima do padrão da marca, e superior à maioria dos rivais na mesma faixa de preço (leia-se Jeep Renegade, Nissan Kicks, entre outros).
Por ser um modelo de porte médio (4,41 metros de comprimento, 1,66 metro de altura, 1,80 metro de largura e 2,62 metros de distância entre eixos) o T60 tem uma cabine ampla. Dois adultos viajam confortavelmente no banco de trás, onde sobra espaço para joelhos e cabeça. O porta-malas comporta 450 litros, ou 40 litros a mais do que o Jeep Compass.
O T60 é movido por um motor 1.5 turbo de 168 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. O problema não está na motorização, e sim no câmbio CVT que simula seis marchas. Parece que ambos não falam a mesma língua: a caixa trabalha de forma preguiçosa e impede que o SUV deslanche com facilidade. Além disso, o nível de ruído dentro da cabine incomoda nas acelerações.
A calibragem da suspensão é excessivamente voltada para o conforto, deixando o SUV "mole" demais. Azar dos ocupantes, que sentem na pele ao passar por valetas e buracos. Nem adianta diminuir a velocidade, já que o carro sacoleja de um lado para o outro mesmo assim.
Os números de consumo não são ruins, mas também não merecem elogios. As médias são de 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l sempre com gasolina, até porque o T60 não é flex.
Os valores das revisões não são muito baixos, até porque as peças tendem a ser mais caras pelo fato de o carro ser importado.
Além disso, o T60 decepciona na segurança por trazer apenas airbag duplo frontal e freios ABS obrigatórios por lei. Se serve de consolo, o SUV vem com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
O preço é provavelmente o maior trunfo do T60. Por R$ 103.990, ele se equivale a versões intermediárias de modelos compactos, mas oferece porte de SUV médio.
A lista de equipamentos também seduz o cliente. O SUV vem com sensor de pressão dos pneus, desembaçador dos espelhos retrovisores, piloto automático, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, luzes diurnas de LED, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital, direção elétrica progressiva, faróis de neblina, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, rodas de liga leve de 17 polegadas.
A versão mais completa custa R$ 107.990 e acrescenta bancos revestidos em couro, teto solar elétrico, projetor de LED nas portas (de gosto bem duvidoso, aliás) e painel digital.
-
Motorização
-
1.5, 16V, turbo
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
168
-
Torque (kgf.m)
-
21,4
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
9,6
-
Velocidade máxima (km/h)
-
195
-
Consumo cidade (km/l)
-
9,6
-
Consumo estrada (km/l)
-
11,2
-
Câmbio
-
CVT
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos sólidos
-
Pneus
-
215/50 R17
-
Rodas
-
17 polegadas
-
Altura (mm)
-
166
-
Comprimento (mm)
-
441
-
Entre-eixos (mm)
-
262
-
Largura (mm)
-
180
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1365
-
Porta-malas (L)
-
450
-
Tanque (L)
-
50
-
10.000 km
-
R$ 596
-
20.000 km
-
R$ 796
-
30.000 km
-
R$ 796
-
40.000 km
-
R$ 1356
-
50.000 km
-
R$ 636
-
60.000 km
-
R$ 1036
-
Seguro
-
R$ 3 mil
-
Garantia
-
6 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-