Hyundai Kona: como é o novo SUV 'diferentão' que faz 20 km/l na cidade
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
11/08/2023 04h04
O ano de 2023 tem sido marcado por uma verdadeira enxurrada de lançamentos de carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro.
Marcas tradicionais e montadoras chinesas que têm chegado ao nosso país estão investindo nesse tipo de tecnologia e a concorrência faz com que os preços caiam ao consumidor.
A Hyundai segue essa tendência e também oferece um veículo eletrificado no Brasil: o Hyundai Kona, que acaba de ser lançado aqui em versões híbrida e 100% elétrica.
Trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da Hyundai, o Kona não se destaca somente pela aparência arrojada.
Na configuração híbrida, que combina motor 1.6 a gasolina com propulsor elétrico, traz consumo médio superior a 20 km/l na cidade.
Além disso, conta com muitos itens tecnológicos e preços competitivos: R$ 169.990 para a versão híbrida e R$ 219.990 para a opção totalmente elétrica
Confira a seguir a avaliação do Hyundai Kona Hybrid e saiba tudo o que ele oferece.
Hyundai Kona Hybrid
Preço
R$ 169.9905,0
3,0
5,0
5,0
3,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Preço
- Equipamentos de segurança
- Consumo
- Design
Pontos Negativos
- SUV já tem nova geração no Exterior
Veredito
O Hyundai Kona é um SUV compacto cheio de estilo, bem equipado e eficiente. Por R$ 170 mil, traz muita tecnologia, com destaque para os assistentes à condução. Para quem busca um SUV compacto com esses recursos e está de olho em um automóvel híbrido capaz de fazer mais de 20 km/l, a novidade da Hyundai no Brasil é uma opção que vale a pena considerar.
Design
Para quem gosta de carros com visual diferente, o Kona é um prato cheio
Da mesma forma que o Creta, traz na dianteira conjunto ótico dividido: rente aos faróis estão as luzes de condução diurna de LEDs; os faróis, também full-LED, ficam mais abaixo, juntamente com os piscas. Já os faróis de neblina têm lâmpadas halógenas e ficam mais perto da base do para-choque
Na traseira, o sistema de sinalização também é dividido: mais acima, com formato horizontal, ficam as lanternas e as luzes de freios; abaixo, ficam as setas e a luz de ré
Na base dos para-choques e nas laterais, o carro traz uma espécie de moldura, enquanto as caixas de roda têm molduras de plástico que deixam a aparência mais robusta
Um forte vinco na altura das maçanetas externas ajuda a delinear bem a "linha de cintura"
Por dentro, a aparência é mais convencional, com predominância de revestimentos escuros no painel e nas portas
Equipamentos e vida a bordo
Em relação ao espaço interno, o Kona tem dimensões parecidas com as do Volkswagen T-Cross
Medindo 4,20 m de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, é um SUV compacto e pode levar quatro pessoas com algum conforto
O espaço para as pernas no banco traseiro não é tão bom quanto o do Volkswagen e, diferentemente do T-Cross, não há saída de ar-condicionado para quem vai atrás
O Kona compensa isso ao trazer apoio de braço no assento traseiro, que também pode ser usado como porta-copos
A lista de equipamentos de conforto e conveniência é extensa e inclui ajustes elétricos nos bancos dianteiros
Os bancos dianteiros também são ventilados e aquecidos, enquanto o ar-condicionado é automático e traz botões físicos, o que é muito bom
Contudo, o sistema de climatização tem apenas uma zona de temperatura
O Hyundai também conta com freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, que mantém o carro travado até o condutor voltar a acelerar
Painel e a parte superior das portas têm revestimento de plástico rígido, mas o acabamento em geral é bom para um SUV compacto
Por dentro, também vale destacar a central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas requer o uso de fios
Por outro lado, existe recarga de celulares por indução, sem a necessidade de cabos
O painel de instrumentos também é digital e igualmente traz tela de 10,25 polegadas
A capacidade do porta-malas é de 374 litros, inferior à de SUVs com porte semelhante
Desempenho e consumo
Equipado com um motor 1.6 aspirado com injeção direta de gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque, o Kona também traz propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm
Com esse conjunto, a Caoa, importadora oficial da Hyundai, informa potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm
São números compatíveis com o desempenho do SUV compacto, que é bastante ágil, principalmente na cidade
As suspensões e os pneus de perfil alto proporcionam bastante conforto, combinado com uma condução precisa
Por padrão, o Kona roda no modo econômico, que prioriza o baixo consumo de combustível
E o SUV entrega esse baixo consumo: obtive média superior a 20 km/l na cidade
Tamanha economia acontece porque, no ciclo urbano, o Hyundai roda predominantemente com o motor elétrico
O motor a combustão funciona a maior parte do tempo como um gerador, mas também traciona o carro ao pisar mais fundo no acelerador
As baterias de 1,56 kWh também são recarregadas nas frenagens e nas desacelerações
Na estrada, o consumo é ligeiramente maior, diferentemente de carros a convencionais a combustão, porque o motor elétrico é menos acionado
O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas traz trocas bem rápidas e suaves
Ao deslocar a respectiva alavanca para a esquerda, você ativa o modo esportivo e o carro fica bem mais esperto
Mesmo assim, principalmente no ciclo rodoviário, o desempenho está longe de ser esportivo: essa não é a proposta do Kona Hybrid, focado na eficiência energética
Segurança
Esse é um dos destaques do Hyundai Kona Hybrid
A maior parte das tecnologias que ele traz é focada na segurança
De série, ele traz vários assistentes à condução: leitor de placas de trânsito, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa, que esterça o volante sozinho
O SUV também é equipado com sensores de pressão dos pneus e heads-up display: uma tela transparente junto ao para-brisa que exibe informações como velocidade, limite de velocidade e a distância relativa a radares - o Kona tem navegação GPS nativa
O Hyundai também traz airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Mercado
O Kona que acaba de chegar ao Brasil é da primeira geração, enquanto a segunda acaba de ser apresentada na Europa
Mesmo assim, está longe de ser um automóvel desatualizado e com visual datado
Pelo contrário: tem design que chama a atenção por onde passa e traz muita tecnologia a bordo
Com preço de R$ 170 mil, o Kona "brasileiro" compensa tudo isso e chega bastante competitivo para quem está de olho no seu primeiro carro eletrificado
Portanto, o Kona Hybrid é um carro que vale a pena colocar na garagem: anda bem, é bonito e tecnológico e bebe pouco
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
-
Motorização
-
1.6 16v, injeção direta, aspirado associado com propulsor elétrico
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
141 cv combinados
-
Torque (kgf.m)
-
27 kgfm combinados
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
Não informada
-
Velocidade máxima (km/h)
-
Não informada
-
Consumo cidade (km/l)
-
19,6 (Inmetro)
-
Consumo estrada (km/l)
-
17,4 km/l (Inmetro)
-
Câmbio
-
Automatizado com dupla embreagem, 6 marchas
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica progressiva
-
Suspensão Dianteira
-
Independente do tipo McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Independente do tipo Multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos sólidos
-
Pneus
-
205/60 R16
-
Rodas
-
16 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.565
-
Comprimento (mm)
-
4.205
-
Entre-eixos (mm)
-
2.600
-
Largura (mm)
-
1.800
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.437
-
Porta-malas (L)
-
374
-
Tanque (L)
-
38
-
Garantia
-
5 anos sem limite de quilometragem
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Faróis com regulagem de altura
-