Topo

Hyundai Kona: como é o novo SUV 'diferentão' que faz 20 km/l na cidade

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/08/2023 04h04

O ano de 2023 tem sido marcado por uma verdadeira enxurrada de lançamentos de carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro.

Marcas tradicionais e montadoras chinesas que têm chegado ao nosso país estão investindo nesse tipo de tecnologia e a concorrência faz com que os preços caiam ao consumidor.

A Hyundai segue essa tendência e também oferece um veículo eletrificado no Brasil: o Hyundai Kona, que acaba de ser lançado aqui em versões híbrida e 100% elétrica.

Trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da Hyundai, o Kona não se destaca somente pela aparência arrojada.

Na configuração híbrida, que combina motor 1.6 a gasolina com propulsor elétrico, traz consumo médio superior a 20 km/l na cidade.

Além disso, conta com muitos itens tecnológicos e preços competitivos: R$ 169.990 para a versão híbrida e R$ 219.990 para a opção totalmente elétrica

Confira a seguir a avaliação do Hyundai Kona Hybrid e saiba tudo o que ele oferece.

Hyundai Kona Hybrid

Preço

R$ 169.990
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

3,0

5,0

5,0

3,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Preço
  • Equipamentos de segurança
  • Consumo
  • Design

Pontos Negativos

  • SUV já tem nova geração no Exterior

Veredito

O Hyundai Kona é um SUV compacto cheio de estilo, bem equipado e eficiente. Por R$ 170 mil, traz muita tecnologia, com destaque para os assistentes à condução. Para quem busca um SUV compacto com esses recursos e está de olho em um automóvel híbrido capaz de fazer mais de 20 km/l, a novidade da Hyundai no Brasil é uma opção que vale a pena considerar.

Design

Imagem: Divulgação

Para quem gosta de carros com visual diferente, o Kona é um prato cheio

Da mesma forma que o Creta, traz na dianteira conjunto ótico dividido: rente aos faróis estão as luzes de condução diurna de LEDs; os faróis, também full-LED, ficam mais abaixo, juntamente com os piscas. Já os faróis de neblina têm lâmpadas halógenas e ficam mais perto da base do para-choque

Na traseira, o sistema de sinalização também é dividido: mais acima, com formato horizontal, ficam as lanternas e as luzes de freios; abaixo, ficam as setas e a luz de ré

Na base dos para-choques e nas laterais, o carro traz uma espécie de moldura, enquanto as caixas de roda têm molduras de plástico que deixam a aparência mais robusta

Um forte vinco na altura das maçanetas externas ajuda a delinear bem a "linha de cintura"

Por dentro, a aparência é mais convencional, com predominância de revestimentos escuros no painel e nas portas

Equipamentos e vida a bordo

Imagem: Divulgação

Em relação ao espaço interno, o Kona tem dimensões parecidas com as do Volkswagen T-Cross

Medindo 4,20 m de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, é um SUV compacto e pode levar quatro pessoas com algum conforto

O espaço para as pernas no banco traseiro não é tão bom quanto o do Volkswagen e, diferentemente do T-Cross, não há saída de ar-condicionado para quem vai atrás

O Kona compensa isso ao trazer apoio de braço no assento traseiro, que também pode ser usado como porta-copos

A lista de equipamentos de conforto e conveniência é extensa e inclui ajustes elétricos nos bancos dianteiros

Os bancos dianteiros também são ventilados e aquecidos, enquanto o ar-condicionado é automático e traz botões físicos, o que é muito bom

Contudo, o sistema de climatização tem apenas uma zona de temperatura

O Hyundai também conta com freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, que mantém o carro travado até o condutor voltar a acelerar

Painel e a parte superior das portas têm revestimento de plástico rígido, mas o acabamento em geral é bom para um SUV compacto

Por dentro, também vale destacar a central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas requer o uso de fios

Por outro lado, existe recarga de celulares por indução, sem a necessidade de cabos

O painel de instrumentos também é digital e igualmente traz tela de 10,25 polegadas

A capacidade do porta-malas é de 374 litros, inferior à de SUVs com porte semelhante

Desempenho e consumo

Imagem: Divulgação

Equipado com um motor 1.6 aspirado com injeção direta de gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque, o Kona também traz propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm

Com esse conjunto, a Caoa, importadora oficial da Hyundai, informa potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm

São números compatíveis com o desempenho do SUV compacto, que é bastante ágil, principalmente na cidade

As suspensões e os pneus de perfil alto proporcionam bastante conforto, combinado com uma condução precisa

Por padrão, o Kona roda no modo econômico, que prioriza o baixo consumo de combustível

E o SUV entrega esse baixo consumo: obtive média superior a 20 km/l na cidade

Tamanha economia acontece porque, no ciclo urbano, o Hyundai roda predominantemente com o motor elétrico

O motor a combustão funciona a maior parte do tempo como um gerador, mas também traciona o carro ao pisar mais fundo no acelerador

As baterias de 1,56 kWh também são recarregadas nas frenagens e nas desacelerações

Na estrada, o consumo é ligeiramente maior, diferentemente de carros a convencionais a combustão, porque o motor elétrico é menos acionado

O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas traz trocas bem rápidas e suaves

Ao deslocar a respectiva alavanca para a esquerda, você ativa o modo esportivo e o carro fica bem mais esperto

Mesmo assim, principalmente no ciclo rodoviário, o desempenho está longe de ser esportivo: essa não é a proposta do Kona Hybrid, focado na eficiência energética

Segurança

Imagem: Divulgação

Esse é um dos destaques do Hyundai Kona Hybrid

A maior parte das tecnologias que ele traz é focada na segurança

De série, ele traz vários assistentes à condução: leitor de placas de trânsito, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa, que esterça o volante sozinho

O SUV também é equipado com sensores de pressão dos pneus e heads-up display: uma tela transparente junto ao para-brisa que exibe informações como velocidade, limite de velocidade e a distância relativa a radares - o Kona tem navegação GPS nativa

O Hyundai também traz airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Mercado

Imagem: Divulgação

O Kona que acaba de chegar ao Brasil é da primeira geração, enquanto a segunda acaba de ser apresentada na Europa

Mesmo assim, está longe de ser um automóvel desatualizado e com visual datado

Pelo contrário: tem design que chama a atenção por onde passa e traz muita tecnologia a bordo

Com preço de R$ 170 mil, o Kona "brasileiro" compensa tudo isso e chega bastante competitivo para quem está de olho no seu primeiro carro eletrificado

Portanto, o Kona Hybrid é um carro que vale a pena colocar na garagem: anda bem, é bonito e tecnológico e bebe pouco

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6 16v, injeção direta, aspirado associado com propulsor elétrico

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 141 cv combinados

  • Torque (kgf.m)

  • 27 kgfm combinados

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • Não informada

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informada

  • Consumo cidade (km/l)

  • 19,6 (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 17,4 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automatizado com dupla embreagem, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica progressiva

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente do tipo Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.565

  • Comprimento (mm)

  • 4.205

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.600

  • Largura (mm)

  • 1.800

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.437

  • Porta-malas (L)

  • 374

  • Tanque (L)

  • 38

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hyundai Kona: como é o novo SUV 'diferentão' que faz 20 km/l na cidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.