Topo

HB20S Evolution agrada em desempenho e é melhor versão da gama

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • HB20S Evolution é versão mais acessível com motor turbo
  • Por R$ 75.990, sedã tem 4 airbags, ESP e controle de tração
  • Desempenho e consumo são destaques do modelo

A segunda geração do HB20 estreou no fim de 2019 e não foi recebida com tanto entusiasmo por uma parcela dos fãs. Mas isso não abalou o prestígio do hatch, que não só sustentou a vice-liderança como aumentou suas vendas neste ano.

Com o HB20S a situação foi mais tranquila, já que as críticas feitas ao hatch não se estenderam ao sedã.

Apesar de vender menos do que o rival Chevrolet Onix Plus, ele é uma opção muito interessante para dois tipos de público: quem usa o carro para trabalhar (como motoristas de aplicativo de transporte) e famílias. É no segundo grupo que se enquadra o HB20S Evolution.

Vendido por R$ 75.990, ele é a versão mais barata com o motor 1.0 turbo, que entrega até 120 cv. Na avaliação de UOL Carros você descobre quais são as virtudes e defeitos do sedã. Confira!

Hyundai HB20S Evolution 1.0 Turbo

Preço

R$ 75.990
Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

5,0

Boas médias de consumo na cidade e estrada com ambos os combustíveis

5,0

Motor 1.0 turbo tem bom rendimento na cidade e manda bem na estrada

4,0

Estilo controverso ficou mais harmonioso no sedã, que tem visual mais requintado

4,0

Pacote de itens de série é bom, mas faltam alguns itens de segurança

4,0

Cabine tem espaço suficiente para quatro adultos, mas não é a maior da categoria

5,0

Custos de manutenção são bem baixos, mesmo diante dos concorrentes

4,0

Tem só dois airbags e ESP; pacote opcional inclui bolsas laterais, frenagem autônoma de emergência e alerta de permanência em faixa

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Consumo

Pontos Negativos

  • Itens de segurança

Veredito

O HB20S Evolution é a versão com melhor custo-benefício dentro da gama. Por R$ 75.990, você leva a eficiente motorização 1.0 turbo, que proporciona uma dirigibilidade agradável, e uma lista de equipamentos adequada. O sedã, porém, peca ao oferecer airbags laterais como opcionais, ainda que o pacote não seja tão caro: R$ 3 mil. No geral, o sedã é uma boa opção para famílias que precisam de espaço, desempenho e economia de combustível.

Linhas polêmicas são mais harmoniosas no sedã Imagem: Murilo Góes/UOL

Talvez você não seja o maior fã do design do HB20S. Mas vamos combinar que a controversa identidade visual do hatch caiu melhor na carroceria de três-volumes.

Na linha 2021, a frente ganhou a moldura preta na grade frontal, que disfarça as dimensões exageradas da peça.

A silhueta do sedã é bem bonita e segue a tendência de cupês de quatro portas, como já acontece nos próprios modelos da Hyundai, como os novos Sonata e Elantra.

Atrás, as lanternas têm dimensões um pouco exageradas, mas não causam discórdia no visual.

Detalhe curioso está na pequena área na parte de cima da tampa do porta-malas que é pintada em preto brilhante. O objetivo é criar uma falsa impressão de que a vigia traseira possui um prolongamento que vai quase até o final da traseira.

A cabine tem nível de acabamento acima da média da categoria. Os plásticos são de boa qualidade, as peças são bem encaixadas e o visual remete a um modelo de segmento superior.

A posição de dirigir é bastante confortável e quem viaja no banco traseiro conta com bom espaço para cabeça e pernas. Lá atrás, o porta-malas comporta 475 litros.

Motorização 1.0 turbo entrega respostas ágeis e baixo consumo Imagem: Murilo Góes/UOL

O motor 1.0 turbo é um dos grandes destaques da linha HB20S. Evolução do antigo (e esquecido) 1.0 Kappa Turbo, ele entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque máximo com qualquer um dos combustíveis.

Acompanhado do típico som metálico dos motores de três cilindros, ele entrega acelerações rápidas e garante fôlego mesmo se estiver totalmente carregado.

Entretanto, o câmbio automático de seis velocidades poderia estar um pouco mais entrosado com o motor, principalmente nas reduções de marcha. Não é difícil o HB20S perder o pique no meio de uma subida enquanto espera a caixa reduzir marchas. Felizmente esse comportamento não prejudica a convivência do dono com o carro.

E também não se reflete nos números de consumo, que são bem satisfatórios: 8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e ótimos 12,1 km/l e 15,3 km/l quando movido a gasolina.

Cabine tem acabamento acima da média e visual 'limpo' Imagem: Murilo Góes/UOL

A versão intermediária do HB20S é a mais barata a trazer o motor 1.0 turbinado.

O pacote de equipamentos de série inclui 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático com limitador de velocidade, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, sinalização de frenagem de emergência, espelho de cortesia, tomada de 12 volts, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista), alarme e central multimídia blueMedia com tela de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

Espertamente, a Hyundai adotou algumas soluções para embelezar o visual do sedã. O ar-condicionado continua sendo analógico, mas traz um visor digital que engana muita gente - não existe regulagem de temperatura em graus, como nos equipamentos digitais.

Outro recurso é o velocímetro digital, que contrasta com o conta-giros analógico. Neste caso, porém, o estilo lembra um pouco o da primeira geração do Onix, que segue em linha com o nome de Joy.

Custos de manutenção estão abaixo da concorrência Imagem: Murilo Góes/UOL

O HB20S agrada pelo baixo custo de manutenção. Os valores das revisões são muito competentes diante da concorrência. Frente ao Onix Plus, por exemplo, apenas a parada de 60 mil quilômetros é mais cara. O valor do seguro também é baixo.

Na segurança, o sedã traz os controles de estabilidade e de tração, além de freios ABS e airbag duplo frontal obrigatórios por lei. É possível adquirir um pacote opcional de R$ 3 mil que acrescenta airbags laterais, câmera de ré, alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

De resto, o HB20S Evolution vem com controles de estabilidade e de tração, freios ABS, assistente de partida em rampas e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.

Sedã tem VW Virtus e Chevrolet Onix Plus como maiores rivais Imagem: Murilo Góes/UOL

Os principais concorrentes do HB20S Evolution são Chevrolet Onix Plus LT e VW Virtus 1.6 MSI

O Onix Plus também vem com motorização 1.0 turbo e custa um pouco menos. Por R$ 75.290, ele oferece itens como 6 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas. Há também uma nova central multimídia com tela tátil de oito polegadas.

Entretanto, a linha 2021 perdeu alguns equipamentos, como sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, sensor de pressão dos pneus, internet 4G com Wi-Fi e OnStar.

Já o Virtus 1.6 MSI é o mais caro do trio: R$ 81.290. Outro ponto negativo é a ausência do motor 1.0 turbo, disponível apenas a partir da versão Comfortline. Em vez dele, o sedã é movido pelo 1.6 MSI de até 117 cv.

Traz um pacote de equipamentos bem parecido com o do HB20S Evolution, incluindo 4 airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Por dentro, a cabine tem aspecto mais pobre tanto pelo excesso de plásticos quanto pelo visual mais simples. Em contrapartida, o Virtus possui amplo espaço interno (graças à maior distância entre eixos do segmento) e um generoso porta-malas de 521 litros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 3 cilindros, turbo

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 120 cv a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 17,5 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7 s (etanol)

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 191 km/h (etanol)

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gas.)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,8 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gas.)

  • Câmbio

  • automático de seis marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 185/60 R15

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1470 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4260 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2530 mm

  • Largura (mm)

  • 1720 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1120 kg

  • Porta-malas (L)

  • 475 l

  • Tanque (L)

  • 50 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 239,52

  • 20.000 km

  • R$ 502,00

  • 30.000 km

  • R$ 499,12

  • 40.000 km

  • R$ 668,44

  • 50.000 km

  • R$ 470,27

  • 60.000 km

  • R$ 937,31

  • Seguro

  • R$ 1.900 (média)

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

HB20S Evolution agrada em desempenho e é melhor versão da gama - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.