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GLA 35 AMG: testamos o SUV esportivo feito para usar no dia a dia

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

12/10/2022 04h00

Na linha de SUVs esportivos da Mercedes-Benz, o GLA 35 é aquele voltado para quem procura um carro instigante e ágil, enquanto o GLB 35 é mais dedicado a quem gosta de acelerar, mas precisa de espaço para a família. UOL Carros avaliou o GLA 35 AMG, que tem ímpeto, faz curvas como um automóvel mais baixo e também pode ser usado no dia a dia sem grandes problemas.

Tabelado em R$ 514.900, o GLA traz motor 2.0 com turbocompressor e entrega 306 cv de potência. Ele tem modificações na suspensão, mas não é um esportivo como os modelos 45. Na linha AMG, estes são os que entregam o maior nível de preparação - a exemplo do A 45.

Já os 35 têm uma esportividade mais mansa, e são mais dóceis para usar no dia a dia. São também menos potentes. Nos 45, a potência do mesmo motor 2.0 ultrapassa os 400 cv.

Mercedes-Benz GLA 35 AMG

Preço

R$ 514.900
Carros
4,1 /5
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4,0

5,0

5,0

3,0

4,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

A maioria dos SUVs é voltada ao conforto. Alguns têm uma pegada esportiva que acaba comprometendo a comodidade e o uso no dia a dia. O GLA 35 tem equilíbrio entre os dois mundos. Não é carro de track day, mas acelera muito e é bom de curvas, ideal para uma boa estrada de serra. Isso sem deixar de oferecer uma dose de conforto essencial para quem quer usar o SUV também no cotidiano.

Design e interior

O GLA 35 AMG se diferencia das versões convencionais do SUV por alguns aspectos. Ele traz a grade frontal do AMG GT, que antes só estava disponível nos modelos 45. Antigamente, ela era chamada pela Mercedes-Benz de grade Panamericana.

Agora, a marca se refere ao componente como grade específica AMG. Os para-choques dianteiro e traseiro também são exclusivos, com detalhes pretos, e os faróis são full-LEDs. As rodas de 21 polegadas têm diversos raios e estão montadas em pneus finos, que combinam com a esportividade do carro.

Os discos são ventilados tanto na frente quanto atrás, e as pinças do exemplar avaliado estavam pintadas de cinza. Com 4,44 metros de comprimento, o 35 tem, como os demais modelos da gama GLA, um leve caimento na coluna C.

Atrás, as lanternas em forma de gota são entrecortadas pela tampa do porta-malas e há as inscrições GLA 35 e AMG. O porta-malas, com 435 litros, não tem capacidade das mais generosas. Porém, a ausência de vincos invadindo o compartimento facilita a acomodação das bagagens.

Atrás, duas pessoas, mesmo de alta estatura, ficam bem acomodadas em relação a pés e cabeça. A terceira enfrentará problemas com o túnel central alto e os ombros, pois o GLA 35 não é um SUV dos mais largos. São 2,73 metros de entre-eixos e 1,85 m de largura.

Por dentro, os diferenciais são o amplo uso de Alcântara, alumínio, couro com costura aparente vermelha e fibra de carbono. Os cintos de segurança também são na cor vermelha. Os bancos com ajustes elétricos são esportivos e, confortáveis, trazem suporte lateral que segura bem o corpo em curvas, e são revestidos de couro e Alcântara com costura aparente vermelha. O volante da AMG, com base reta, tem ainda couro perfurado.

Equipamentos

Imagem: Divulgação

O GLA 35 AMG oferece quatro entradas USB do tipo C: uma atrás, uma na frente e duas no porta-objetos do console central. O modelo vem ainda com carregador de celular por indução (sem fio). O ar-condicionado tem duas zonas de temperatura e saídas para quem viaja atrás.

O sistema MBUX integra duas telas de 10,2". Uma delas é a do painel de instrumentos configurável, com quatro opções de estilo. Um deles, o Supersport, é exclusivo de modelos AMG, e mostra os dados do conta-giros de maneira digital.

Na central multimídia, que comanda quase todos os sistemas do carro, há a entrada AMG Performance, que mostra dados de motor, câmbio e consumo (no circuito urbano, ficou em torno de 8,1 km/l).

Sensível ao toque, pode ser também comandada por meio de um touch pad no console central, que tem algumas teclas diretas para funções do carro, como os sistemas de condução (confortável, esportivo, Sport+, para pista escorregadia e individual).

Esses modos também têm comando por meio de botões dos dois lados inferiores do volante. Um deles é giratório. O outro, por teclas, apresenta entradas diretas para ajustes individuais da suspensão e do ESP (que pode ficar mais ou menos intrusivo).

Voltando ao MBUX, há ainda o sistema de comando de voz "Olá, Mercedes". Usando tecnologia de inteligência artificial, é capaz de executar funções como abrir e fechar as persianas do teto solar panorâmico, e alterar estações de rádio e faixas de música. A vantagem é que, com o tempo, a tecnologia vai aprendendo com o motorista - até mesmo a sua maneira de falar.

O GLA 35 traz iluminação personalizável dos painéis e portas na cabine, com uma ampla palheta de cores. Outros destaques são os assistentes de distância ativa e de estacionamento e a abertura elétrica da tampa do porta-malas.

Desempenho

Imagem: Divulgação

O GLA 35 traz suspensão preparada pela AMG, mais dura que a das versões convencionais do SUV. Ela é ajustada para entregar altas velocidades em curvas, eliminando a rolagem da carroceria. Entre as soluções do sistema, há a pinça de freio aparafusada radialmente que, segundo a Mercedes, é uma solução desenvolvida no automobilismo.

Na prática, o comportamento do carro em curvas é semelhante ao de um hatch médio. Ele passa muita segurança e a carroceria, de fato, não rola mesmo quando o GLA é bem forçado nessas situações. Para obter esse desempenho, o ideal é usar a suspensão no modo Sport+, que a deixa mais dura.

Nesse modo de condução, fica praticamente impossível rodar em pisos imperfeitos. O desconforto impera. Porém, são três níveis de ajuste para os amortecedores adaptativos. No confortável, os baques são amenizados e o sistema filtra bem melhor os impactos com o piso.

Não é um conforto de SUV ajustado para esse fim, mas dá para ter uma vida boa no dia a dia das cidades. Os modos de condução também ajustam as respostas da direção, do conjunto motor-câmbio e até do som do motor.

O propulsor, aliás, é um quatro-cilindros de dois litros, com turbocompressor. Além dos 306 cv, entrega 40,4 mkgf (a 3.000 rpm) de torque. Combinado ao câmbio automatizado de oito marchas e duas embreagens, dá ao GLA 35 respostas vigorosas, dessas que fazem o corpo grudar no banco, já no início da aceleração.

Não que os 306 cv sejam pouco, mas a sensação é a de estar guiando um carro ainda mais potente. Talvez o som instigante do motor contribua bastante para essa impressão. De acordo com informações da Mercedes-Benz, o GLA 35 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos.

A tração é 4x4 por demanda, concentrada na dianteira em condições normais. Porém, pode ser distribuída em até 50% entre os eixos.

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