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Ford Mustang vira SUV elétrico e anda mais do que V8 por uma 'pechincha'

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2024 04h00

Desde o seu surgimento em meados da década de 1960, o Mustang é o carro mais famoso e desejado da Ford. Típico muscle car norte-americano, o cupê sempre foi associado com motor V8 aspirado e tração traseira. Porém, surgiu no mercado um modelo bem diferente, que vamos avaliar nesta reportagem.

Estamos falando do Mustang Mach-E, que chega ao Brasil com carroceria de SUV, quatro portas, cinco lugares e muito espaço para as bagagens. Além disso, a novidade dispensa motor a combustão e traz propulsão totalmente elétrica, com tração integral na versão comercializada em nosso mercado.

O Mach-E é consideravelmente mais em conta do que o Mach 1: em janeiro de 2024, tem preço sugerido de R$ 486 mil - ante os R$ 576.490 cobrados pelo Mustang V8.

Desvendando o Mustang Mach-E

Imagem: Divulgação

Design: A dianteira, com o logotipo do cavalo em disparada, remete diretamente ao Mustang cupê, com destaque para os faróis full-LED bem afilados e rentes ao capô - que é longo como no cupê, apesar de não existir motor a combustão. A carroceria mais alta não dispensa o estilo de cupê, graças à pintura preta do teto, que faz a silhueta parecer mais curvada do que realmente é. Chamam a atenção inovações de design como a ausência de maçaneta externa nas portas - na dianteira, há pequenos puxadores embutidos.

Espaço interno: quem já andou no Mustang cupê sabe que o carro não é muito prático no dia a dia. No elétrico Mach-E, a situação é bem diferente. Devido à arquitetura totalmente elétrica, o espaço interno é amplo, suficiente para transportar cinco pessoas confortavelmente, com seus 2,98 m de distância entre-eixos - especialmente no banco traseiro. Outra vantagem considerável é o espaço para as bagagens, impensável no Mustang V8: são 402 litros no compartimento traseiro e 139 litros no dianteiro.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo: agrada o estilo elegante e minimalista da cabine, com revestimentos de qualidade e macios ao toque por todos os lados e acabamentos escurecidos. O excelente sistema de som da Bang & Olufsen ajuda a compor o visual interno, pois boa parte dos alto-falantes fica situada na parte central do painel, ocultos sob um tecido que lembra o jeans. Os bancos, além de bonitos, são bastante confortáveis e o teto panorâmico reforça a impressão de amplitude no interior do veículo.

Desempenho: topo de linha, o Mustang Mach-E GT Performance tem um motor elétrico em cada eixo, totalizando 487 cv de potência e impressionantes 87,7 kgfm de torque. Com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 3,7 segundos - nada mau para um carro que pesa 2.281 kg. Para se ter ideia, o Mustang elétrico anda mais do que o Mach 1 a combustão: equipado com motor V8 de 483 cv e 56,7 kgfm, a versão convencional sai da imobilidade e atinge 100 km/h em 4,3 segundos.

Imagem: Divulgação

A esportividade do Mach-E não fica restrita à aceleração: ele traz chassi equilibrado, com amortecedores que se adaptam ao piso e ao estilo de condução, e direção precisa. Seu DNA, portanto, tem muito do Mustang a combustão. Contribui para a condução empolgante o baixo centro de gravidade, devido às baterias posicionadas no assoalho.

Autonomia: com uma carga completa é de 379 km, segundo o ciclo de medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Trata-se de alcance suficiente para percursos rodoviários não muito longos e, no mundo real, dá para rodar mais de 400 km - especialmente no ciclo urbano, onde a energia das frenagens e das desacelerações é usada para recarregar as baterias. São três modos de condução, e o mais "manso" reduz a performance em nome da maior eficiência energética.

Imagem: Divulgação

Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, central multimídia de 15,5 polegadas de alta resolução, rodas de liga leve raiadas com 20 polegadas, suspensão adaptativa e o pacote de sistemas de assistência e condução semiautônoma, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de cruzamentos, que alerta se há um veículo se aproximando e pode frear o veículo sozinho, alerta de ponto cego, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa.

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Ford Mustang Mach-E

Preço

R$ 486 mil
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

5,0

5,0

4,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Acelera mais e é quase R$ 100 mil mais barato do que Mustang V8
  • Traz muitos itens tecnológicos e de segurança
  • Design une elementos clássicos e modernos
  • Desempenho esportivo com ótimo espaço interno

Pontos Negativos

  • Como todo carro elétrico, não traz muita autonomia para viagens longas

Veredito

O Mustang Mach-E é uma boa cartada da Ford ao beber no passado e olhar para o futuro da marca. É sempre complicado mexer com tradições, mas a versão elétrica e com carroceria SUV do esportivo da oval azul consegue combinar as características de carro familiar e esportivo em um só pacote, sem gastar uma gota de combustível. Traz DNA do Mustang ao oferecer chassi equilibrado e preciso, apesar de pesar mais de duas toneladas. Acelera mais do que o Mustang V8 e tem preço consideravelmente mais baixo.

Mecânica
  • Motorização

  • Um motor elétrico em cada eixo

  • Combustível

  • Não usa combustível

  • Potência (cv)

  • 487 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 87,7 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 3,7 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 200 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • Autonomia máxima de 379 km (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson, amortecedores adaptativos

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink, amortecedores adaptativos

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados, Brembo

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 245/45 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.613 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.743 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.984 mm

  • Largura (mm)

  • 1.930 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.281 kg

  • Porta-malas (L)

  • 402 litros (traseiro) e 139 litros (dianteiro)

  • Tanque (L)

  • Não tem tanque

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

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