Topo

Fiat Uno sente peso da idade e sofre com rivais até dentro de casa

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Lançado em 2009, hatch não tem mudanças visuais desde 2014
  • Versão de entrada Attractive é única da linha sem motor Firefly
  • Uno sofre com concorrência até de Mobi e Argo

Pouca gente lembra que faz mais de 10 anos que a segunda geração do Fiat Uno está entre nós. Lançada em 2009, ela trouxe o conceito de personalização ao segmento de populares com várias opções de acessórios e adesivos.

O compacto fez bastante sucesso, mas perdeu apelo com o passar dos anos. Aos poucos ele foi perdendo terreno para rivais como Chevrolet Onix e Ford Ka. Até dentro de casa a briga ficou complicada, já que a Fiat lançou Mobi e Argo e deixou o pobre Uno sem mudanças mais significativas. Apenas uma leve reestilização foi realizada em 2014, que veio acompanhada da introdução dos bons motores Firefly.

Recentemente, a Fiat fez algumas mudanças na tabela de preços do veterano e vem a pergunta: o Uno ainda é uma boa opção de carro popular? Descubra com a gente nesta avaliação.

Fiat Uno Attractive 1.0 Fire Evo

Preço

R$ 44.190 (março de 2020)
Carros
3,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

O veterano Fire EVO entrega números de consumo coerentes com a concorrência.

3,0

Que falta faz o 1.0 Firefly... O Uno Attractive poderia ser mais esperto no dia a dia

2,0

Sem mudanças profundas desde o lançamento, o visual do Uno está batido e pede mudanças

3,0

Popular à risca: o Uno só traz os itens essenciais, como ar-condicionado e direção hidráulica

4,0

Espaçoso o Uno nunca foi, mas ele leva quatro adultos sem muitas dificuldades

5,0

Custos de manutenção são baixos como nos modelos populares da Fiat

2,0

Nada de especial: o Uno só oferece airbag duplo e freios ABS de fábrica

Pontos Positivos

  • Preço
  • Consumo

Pontos Negativos

  • Design desgastado
  • Desempenho

Veredito

A geração atual do Uno surgiu como uma opção bem interessante na época de sua estreia, mas pouco evoluiu com o passar dos anos. A mudança mais signficativa (e muito bem-vinda, diga-se) foi a adoção dos novos motores Firefly. O problema é que essa novidade não foi estendida a toda a linha, e a versão Attractive ficou de fora. Com um motor envelhecido e sem melhorias no produto, o Uno não está entre as melhores compras do segmento na atualidade. Porém, quem não gosta do estilo do Mobi e precisa de um pouco mais de espaço ainda encontra no veterano uma opção racional.

Versões disponíveis

Fiat Uno Attractive 1.0 Fire EVO

Estilo cansado

O Uno merecia receber mais atenção da Fiat. Antes protagonista, o compacto faz figuração na linha de produtos da montadora. O visual é o mesmo desde 2014 e já dá claros sinais de cansaço. Na época, grade frontal e para-choque dianteiro foram redesenhados e as lanternas ganharam acabamento translúcido.

Por dentro, o hatch ganhou um painel mais refinado que lembrava muito o Panda vendido na Itália naquele tempo. O console central, porém, não oferece espaço para uma central multimídia, item que já era cobiçado em 2014 e hoje é praticamente obrigatório nos carros de entrada vendidos no país. No máximo há um rádio com conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

O painel de instrumentos, pelo menos, é bonito de se ver, com uma tela de LCD no centro do velocímetro para exibir as informações do computador de bordo. A posição de dirigir não é das melhores (herança de um projeto que já está defasado), mas o espaço interno é adequado para quatro adultos.

Os plásticos utilizados na cabine, aliás, são de boa qualidade. O porta-malas de 280 litros está na média da categoria e surpreende por trazer laterais internas acarpetadas.

Cadê o Firefly?

Imagem: Marcos Camargo/UOL

Já mencionamos que a estreia da linha de motores Firefly foi uma bola dentro da Fiat há alguns anos. Só que nem todas as versões ganharam a nova motorização 1.0: a configuração de entrada Attractive preserva o veterano Fire Evo 1.0, que entrega 75 cv / 73 cv e 9,9 / 9,5 kgfm.

Derivado do antigo conjunto utilizado no Palio, ele fica devendo muito em relação ao Firefly de 1-litro. Arrancadas e retomadas são decepcionantes, fazendo com que o motorista recorra muito às reduções de marcha para não deixar o Uno perder fôlego.

O câmbio manual de cinco marchas poderia ter engates mais precisos e a direção com assistência hidráulica é um pouco pesada sem a função City que torna o volante mais leve nas manobras.

Ponto positivo para o consumo, que se manteve na média de 9,5 km/l com etanol durante nossa avaliação, que foi realizada na cidade e em condições de trânsito pesado na maior parte do tempo. Os números divulgados pelo Inmetro são de 8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 11,6 km/l e 13,4 km/l se o combustível escolhido for a gasolina.

Só o essencial

Imagem: Marcos Camargo/UOL

Não dá para esperar uma lista de equipamentos tão generosa nos modelos de entrada. E com o Uno Attractive não é diferente: por R$ 44.190, o carro vem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras (o acionamento é feito por manivelas nas portas de trás) e travas elétricas. O carro ainda vem com computador de bordo, faróis com máscara negra e tomada 12 volts.

O veículo avaliado tinha todos os opcionais oferecidos pela Fiat, incluindo pintura metálica (R$ 500) e o kit Pack Connect, que traz rádio AM/FM com conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB (R$ 1.990). Desta maneira, o hatch chega a R$ 46.680.

Curiosamente, a unidade avaliada por UOL Carros tinha um toque de nostalgia, já que a chave não tinha comandos para destravamento das portas. Assim, era preciso abrir ou trancar as portas colocando a chave na própria maçaneta.

Bom negócio?

Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Uno Attractive é uma das opções à venda no mercado por menos de R$ 44 mil. Porém, com um pouco de pesquisa você consegue achar modelos maiores e mais bem equipados por aí custando quase a mesma coisa (ou um pouco a mais), como Renault Sandero, Chevrolet Joy e Ford Ka. Existem ainda os subcompactos, como o Renault Kwid e o Fiat Mobi.

Por isso, se você for fã de carteirinha da Fiat e não precisa de tanto espaço interno, o próprio Mobi pode ser uma boa opção. Caso seja possível pagar um pouco mais vale a pena levar o Argo 1.0, que sai por R$ 48.990.

Seja qual for sua escolha, vale o conselho: pechinche na hora de fechar negócio. As chances de você conseguir um bom desconto são grandes.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 8V, 4 cilindros em linha

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 75 / 73

  • Torque (kgf.m)

  • 9,9 / 9,5

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13,8

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 153

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8 / 11,6

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,4 / 13,4

  • Câmbio

  • Manual, 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos sólidos

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 165/70 R13

  • Rodas

  • 13 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1480

  • Comprimento (mm)

  • 3820

  • Entre-eixos (mm)

  • 2376

  • Largura (mm)

  • 1636

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 955

  • Porta-malas (L)

  • 280

  • Tanque (L)

  • 48

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 232

  • 20.000 km

  • R$ 480

  • 30.000 km

  • R$ 796

  • 40.000 km

  • R$ 644

  • 50.000 km

  • R$ 452

  • 60.000 km

  • R$ 1.464

  • Seguro

  • R$ 1.359

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Freios ABS

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Vidros Elétricos Dianteiros

Concorrentes

Ford Ka S 1.0

Chevrolet Onix Joy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat Uno sente peso da idade e sofre com rivais até dentro de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.