Topo

Fiat Strada 2021: andamos na nova versão da picape mais vendida do Brasil

João Anacleto

Colaboração para o UOL

07/04/2020 10h00

Resumo da notícia

  • Strada 2021 é apresentada com 3 versões, cabine dupla com 4 portas e cabine simples
  • Picape deve ter preços a partir de R$ 66.000. Versão Volcano deverá custar R$ 88 mil
  • Não há versões com câmbio automático, que deverá ficar para o próximo ano

O lançamento do ano. Era assim que a Fiat tratava a chegada da nova Strada. E não era para menos, já que é primeira picape compacta com cabine dupla e quatro portas da história nacional.

Dia 11 de março alguns poucos jornalistas foram até a cidade de Bragança Paulista para, de forma antecipada, conhecer tal evolução dela que é líder de vendas entre os utilitários no Brasil, e que entre as picapes compactas deteve 58,2% do mercado em 2019.

Hoje, 7 de abril, era para ser o lançamento oficial, que além da revelação dos preços ainda desvendaria formas e detalhes da versão com cabine simples, a Endurance, que não foi apresentada. E, por ora, só será por fotos.

Depois do Chevrolet Tracker, a Fiat Strada 2021 é mais uma vítima do Covid-19. Outro lançamento que você vê, mas ainda não pode ter. E não é somente pela paralisação da produção até o dia 23 de abril. Antes mesmo de a pandemia chegar ao País, a marca já vivia escassez de peças vindas da China, Alemanha e Itália.

Apesar dos mais de 70% de nacionalização, algumas partes ainda são feitas por fornecedores estrangeiros nesse momento. Diante das incertezas, não há data para o lançamento oficial tampouco sobre as vendas das primeiras unidades nos concessionários.

Mas fomos conhecer a novidade de perto, em sua versão mais equipada, que agora vem com motor 1.3 FireFly de 109 cv com etanol e 101 cv com gasolina, e apenas opção de câmbio manual de 5 marchas - conjunto herdado do Argo - e contamos tudo para você.

Fiat Strada

Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

5,0

3,0

5,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Bom espaço de cabine e caçamba
  • Consumo com gasolina
  • Suspensão melhorou em dinâmica

Pontos Negativos

  • Falta câmbio automático
  • Acabamento simples demais
  • Projeto não contempla versão 4x4

Veredito

Apesar das perspectivas sombrias quanto à pandemia, e sem a certeza de quando o mercado se normalizará, a nova Strada em sua versão cabine dupla deverá valer-se de certa demanda reprimida para começar bem em vendas assim que for lançada. Com a versatilidade de sempre, e o espaço e dinâmica que nunca teve, ela deve fazer sucesso nas garagens das casas, não só das empresas. A versão Volcano, em especial, deve servir até como opção a quem apostou em compactos, hatches ou sedãs, mais caros e queria aquele algo mais na faixa entre R$ 80.000 e 90.000. Resta saber, apenas, a falta que uma versão automática no portfólio poderá impactar nas vendas.

Desde as primeiras imagens, vazadas e divulgadas, a sensação de que a Fiat faria da nova Strada cabine dupla uma mini-Toro era latente. E no conjunto é mesmo, mas nos detalhes não. Na dianteira há uma semelhança maior com os compactos Mobi e Argo. Seus faróis, que na Volcano têm iluminação com LED, são maiores e mais afilados com relação aos compactos e a grade dianteira ficou bem maior do que na dupla.

Ali, pela primeira vez, um carro da marca ornamenta das letras FIAT, o que deve ser um padrão nos futuros lançamentos. Um pequeno "easter egg" com o logo de quatro barras usado pela marca nos anos 1980 e 1990, na família Uno, está ali no canto direito baixo.

Olhando de lado, também há mais simplicidade do que na Toro. A semelhança com o Mobi vem do formato e inclinação do vidro do para-brisa e do arco formado pela porta dianteira. Seus para-lamas também são igualmente "estufados", mas as molduras de rodas não são redondas como no compacto, e sim quadradas com cantos arredondados.

Um detalhe de design na junção dos para-lamas com as portas tenta disfarçar as semelhanças, sem sucesso. Na Volcano, as rodas são diamantadas de 15" de série e vêm com pneus 205/60, do tipo ATR, de uso misto 70% para as asfalto e 30% na terra. As rodas de 16" com pneus 205/55, que você já viu nas imagens reveladas antes do lançamento, são opcionais.

Na traseira, há uma mistura de sensações, entre a Toro e a antecessora. As lanternas, apesar de parecerem com as da picape meio-média, são exclusivas, assim com a assinatura de LED. A tampa da caçamba também é única e, a exemplo da grade, traz o logo da marca em letras garrafais. Sua abertura se dá de maneira convencional, ao contrário da Toro, que se abre para os lados em formato de dupla-folha.

Há uma mola que alivia o peso da tampa na abertura e no fechamento, como acontece com a VW Saveiro desde o lançamento, e com a Ford Ranger, a partir da linha 2020.

O compartimento também conta com capota marítima protetora nessa versão Volcano, e uma iluminação em LED que pode ser acionada de por um botão no topo do painel. Com 1,17m de comprimento, 61 cm de altura e 1,05 m de largura, ela manterá os problemas da Toro de não comportar algo como uma motocicleta no compartimento. A capacidade volumétrica é de 844 litros (na Toro é de 937 litros) e pode carregar até 650 kg de peso.

Um dos pontos altos do projeto anterior, que fez a nova Strada se tornar a referência para o trabalho pesado, está justamente sob a caçamba. Seu eixo rígido em formato ômega continua ali.

Conhecido mais pela robustez do que pela dinâmica propiciada, ele passou por uma reformulação, ganhou novos amortecedores e um feixe de mola único com espessura variável, que ajuda a manter a dirigibilidade em dia mesmo quando carregada. Sua geometria foi levemente alterada, algo que veríamos, mais tarde, na pista.

Vale lembrar que, apesar das aparências, a nova Strada é apenas 1 cm mais comprida que a antiga Strada Adventure cabine dupla, de três portas. E que seu entre-eixos está 1,5 cm mais curto, ela ficou 0,8 cm mais estreita e perdeu 4,5 cm na altura.

Imagem: Divulgação/Fiat

Apesar de medidas menos generosas em aspectos cruciais, a picape está mais habitável, especialmente na porção traseira, que na geração de cabine dupla anterior, dispunha de quatro lugares e mal acomodava crianças e suas mochilas do ensino fundamental. Agora sim, é uma picape familiar. Com ótimos ângulos de abertura das portas traseira, com até 80 graus de abertura.

E não seria pecado dizer que o espaço traseiro vai além do satisfatório. Três adultos de estatura média não sofreriam ali, e ainda contam com cintos de três pontos, três encostos de cabeça e Isofix para duas cadeirinhas. Só sente-se falta de algo além de uma única saída USB e de um acabamento mais refinado.

A forração das portas e painel dianteiro é toda com plástico rígido, com uma superfície granulada, sem nenhuma cobertura sensível ao toque. Seu painel de instrumentos é todo novo e exclusivo, mas não disfarça a inspiração nas peças de Fiat Uno e Fiat Mobi, com um cluster digital no meio do velocímetro.

No volante, de base levemente achatada há comandos multifuncionais do computador de bordo e os comandos do sistema de som, que tem como central uma tela multimídia de 7" que aceita conexão via Android Auto e Apple CarPlay. Há mais uma saída USB por ali e 11 porta-objetos.

Seus bancos são de tecido, entremeados por um material sintético com formas geométricas. Sob o banco traseiro ficam as ferramentas necessárias para as trocas de pneu. Seu estepe, aliás, fica sob o assoalho da caçamba, algo aceitável para picapes. Já a posição de dirigir deveria permitir ajustes mais baixos.

O banco fica em uma posição elevada, imitando um SUV compacto, o que diminuiu um pouco a área de visão à frente para motoristas mais altos, e a falta de regulagem de distância do volante também atrapalha nesse entendimento.

Já a manopla de câmbio, criticada em Argo, Mobi e Uno pela falta de firmeza quando engatada continua igual à dos irmãos compactos, e é algo que transmite certa fragilidade, tudo o que não se quer em uma picape.

Imagem: Divulgação/Fiat

Na pista de testes, contudo, é que está a segunda parte dessa revolução. Quando você olha as dimensões da nova Strada vai pensar, de fato, que o pequeno 1.3 FireFly não dará conta do recado, mas a história não é bem essa. Com 1.174 kg de peso, a picape se dá bem com os 109 cv, quando abastecida com etanol. Não há sensação de estrangulamento do motor, nem lentidão exagerada.

Mas isso não é fruto apenas da potência, o torque de 14,2 mkgf disponíveis a apenas 3.500 rpm e as relações de marchas mais curtas, especialmente entre 1ª e 3ª marchas, fazem bem para os números. Segundo a Fiat, a picape cumpre de 0 a 100 km/h em 11,2 s. Se equipada com as rodas de aro 16" esse tempo sobe para 11,5 s.

Outro ponto alto do conjunto vem dos números de consumo extraídos pelo Inmetro. Segundo o instituto, com gasolina ela consegue chegar aos 12,1 km/l rodando na cidade e 13,3 km/l na estrada. Com etanol, os números caem um bocado, mas ainda permanecem aceitáveis, rodando 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada.

A terceira boa notícia é para quem se atém à dinâmica aliada ao conforto. O uso de eixo rígido na traseira, aliado ao feixe de molas, geralmente, acarretam em uma mistura de desconforto a bordo com dinâmica prejudicada. Contudo, a Strada não podia jogar no fora àqueles que sempre a escolheram por trazer a robustez desse conjunto para trabalhar pelas maltratadas ruas brasileiras.

Então a engenharia passou três anos desenvolvendo uma nova geometria da suspensão, com amortecedores realocados no conjunto e um feixe de mola único, com densidades diferentes ao longo do seu curso.

Aliado a isso, segundo a Fiat, 90% de toda a estrutura de monobloco é composta por aços de alta e ultra alta resistência, algo que diminui a torção da carroceria, e de quebra permite com que o conjunto transmita menos as imperfeições do solo e as vibrações naturais do carro em movimento.

Em curvas, algo que a antecessora temia, agora Strada tem até certa familiaridade, valendo lembrar que não a testamos com carga na caçamba. A direção elétrica leve e o bom apoio das rodas traseiras no asfalto, em situações mais críticas, corroboram com a ideia inicial de transformá-la em um veículo utilitário com dinâmica de automóvel.

Todas as versões da Strada 2021 vêm de série com quatro airbags, controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Na Volcano há, ainda, um controle de tração extra para situações 'fora de estrada'.

Por uma tecla no painel, você desliga o controle de estabilidade e pode bloquear o diferencial dianteiro, freando a roda que está sem aderência e jogar até 100% da força para a roda que está apoiada no chão. É mais ou menos como o sistema XDS+ que a Volkswagen usa na versão Cross da Saveiro.

Imagem: Divulgação/Fiat

Com o lançamento postergado, a Fiat não divulgou os preços da linha Strada 2021, e deve fazê-lo apenas no lançamento oficial que deve ocorrer em junho. Contudo, você pode esperar a versão Volcano como a avaliada com preço na casa dos R$ 88.000.

Com a mesma cabine dupla, e um pacote menos generoso de equipamentos - com a central multimídia de 7", câmera de ré e os sensores de estacionamento como opcionais, e sem faróis de LED - a Freedom deve partir dos R$ 82.000, sua opção com cabine simples custará em torno dos R$ 74.000, sempre com motor 1.3 FireFly.

Já a versão de entrada da nova geração, chamada de Endurance, virá exclusivamente com o motor 1.4 Fire, que produz 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina, e só trará de série a direção elétrica, ar-condicionado, controles de tração e estabilidade, protetor de caçamba e rodas de aço com calotas, de 15".

Os preços devem partir dos R$ 66 mil na versão com cabine simples e chegar nos R$ 73 mil com cabine dupla. A versão Hard Working, com carroceria da geração anterior, ainda fará as vezes de modelo de entrada, e deve ter preço na casa dos R$ 60.000.

Enquanto o lançamento não acontece e as quarentenas vão sendo estendidas, as fábricas do grupo FCA estão paradas para a produção de veículos, com boa parte dos trabalhadores em casa.

No entanto, em Betim (MG) e Goiana (PE), parte dos funcionários se dedicam à manutenção e fabricação de respiradores, confecção de máscaras de proteção facial e adequação de instalações em hospitais de campanha, entre outras medidas de ajuda no combate à proliferação do vírus.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.4, 8V, 4 cilindros em linha

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 109 / 101

  • Torque (kgf.m)

  • 14,2 / 13,9

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,2

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 168,4

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,4 / 12,1

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,4 / 13,3

  • Câmbio

  • Manual, 5 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido, tipo ômega

  • Freios Dianteiros

  • Discos sólidos

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1575

  • Comprimento (mm)

  • 4480

  • Entre-eixos (mm)

  • 2737

  • Largura (mm)

  • 1732

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.176

  • Porta-malas (L)

  • 844

  • Tanque (L)

  • 55

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat Strada 2021: andamos na nova versão da picape mais vendida do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.