Topo

Chevrolet S10 2021 muda pouco, mas ganha 'cara de má', segurança e internet

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/08/2020 04h00

Faz 25 anos que a S10 foi lançada no mercado brasileiro. Desde 1995, porém, a picape só teve duas gerações, sendo que a atual está entre nós desde 2012.

A segunda atualização lançada neste ano traz poucas, mas importantes alterações para tentar se manter competitiva no segmento dominado pela Toyota Hilux.

Além de um novo design na dianteira, a picape ganhou segurança com 6 airbags de série em todas as versões e internet 4G com Wi-Fi. UOL Carros avaliou a versão High Country, de R$ 213.290, para contar se as novidades da S10 são suficientes para desbancar a concorrência.

Chevrolet S10 High Country

Preço

R$ 213.290
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

5,0

5,0

4,0

4,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Design
  • Itens de série

Pontos Negativos

  • Projeto antigo

Veredito

Mesmo com oito anos nas costas, a S10 ainda é uma das melhores picapes médias do mercado. Robusta e barata de manter, ela ganhou esportividade com o novo visual e segurança com o acréscimo de itens de assistência de condução. O desempenho, que já estava entre os melhores da categoria, também melhorou com a adoção da nova turbina.

Grade frontal traz estilo invocado vindo dos Estados Unidos Imagem: Murilo Góes/UOL

A linha S10 passou por uma reestilização frontal, mas foi a versão High Country que recebeu mais modificações no design. A grade dianteira ganhou acabamento em preto brilhante com uma barra horizontal na mesma cor e o nome "Chevrolet" grafado em alto relevo.

Logo abaixo está a gravatinha dourada em posição descentralizada. A inspiração veio diretamente dos Estados Unidos, onde algumas versões da Silverado trazem o mesmo visual.

A receita caiu bem na S10, que ganhou fôlego novo mesmo com uma atualização tão sutil. Em contrapartida, a traseira permanece exatamente a mesma de antes, sem qualquer tipo de modificação.

Na cabine as mudanças também foram bastante discretas. Apenas a central multimídia é nova: trata-se da mesma MyLink 3 presente nos lançamentos mais recentes da marca, como os novos Onix e Tracker.

O espaço interno é bom, embora o banco traseiro esteja em uma posição excessivamente vertical - algo que acontece na maioria das picapes.

A caçamba tem 1,48 metro de comprimento por 1,53 metro de largura e 58,4 centímetros de altura, sendo que a capacidade de carga é de 1.108 quilos, pouco a mais do que os 1.001 quilos da rival Ranger.

Motor 2.8 turbodiesel de 200 cv ganhou turbina da Colorado Imagem: Murilo Góes/UOL

O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel, que entrega 200 cv e 51 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. A turbina agora é a mesma da Colorado americana, o que, segundo a GM, resulta em respostas mais ágeis.

A mudança surtiu efeito, já que não há dificuldade para movimentar os pouco mais de 2 toneladas da picape. O tempo da aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 mais baixo e aogra é de 10,1 segundos. A transmissão automática de seis marchas funciona de forma entrosada com o motor turbodiesel e é possível trocar as marchas no modo sequencial.

A S10 também se comporta bem fora do asfalto, apresentando muita força em baixas rotações. Além disso, a picape conta com tração nas quatro rodas com reduzida, embora esta só seja necessária em situações muito complicadas, como atoleiros.

Os números de consumo são razoáveis: 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Como ponto negativo, o isolamento acústico da cabine poderia ser um pouco mais caprichado.

Cabine mudou quase nada, mas central tem internet 4G com Wi-Fi Imagem: Murilo Góes/UOL

As mudanças não foram apenas no visual. Além da oferta de seis airbags (que já equipavam a High Country, mas agora estão em todas as versões), a picape ganhou frenagem autônoma de emergência e sistema de detecção de pedestres, que se somam ao alerta de colisão frontal e alerta de permanência em faixa.

A central multimídia agora é a MyLink 3, que traz como maior diferencial a internet 4G com Wi-Fi para conectar até sete dispositivos móveis. com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de equipamentos ainda inclui controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus, tração 4x4 com reduzida, capota marítima, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagens elétricas, acendimento automático dos faróis, direção elétrica, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de velocidade em descidas, sensor de chuva, partida do motor por comando na chave e câmera de ré (que traz linhas guias e uma visão exclusiva para reboque).

Custos de revisão da S10 surpreendem pelo valor baixo Imagem: Murilo Góes/UOL

Os custos de manutenção da S10 estão entre os menores da categoria - e são mais baratos até do que carros de categorias inferiores. Das seis primeiras paradas, a mais cara é a de 60 mil quilômetros: R$ 1.544.

Na segurança, a versão mais luxuosa da picape faz bonito ao acrescentar os já citados sistema de frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres. Anteriormente, a S10 já saía de fábrica com 6 airbags, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Vida da S10 não é fácil com tantos rivais Imagem: Murilo Góes/UOL

Concorrentes não faltam para a S10 High Country. Entre elas estão Toyota Hilux SRX (R$ 221.490), Ford Ranger Limited (R$ 219.890) e VW Amarok Highline (R$ 220.650). Bom lembrar que Hilux e Amarok ainda possuem versões V6 com mais potência, mas mais caras.

Na categoria existem ainda Nissan Frontier LE (R$ 216.890) e Mitsubishi L200 Triton Outdoor HPE-S (R$ 205.990).

Mecânica
  • Motorização

  • 2.8, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, diesel

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 200

  • Torque (kgf.m)

  • 51

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,3

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,7

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,6

  • Câmbio

  • automático de 6 marchas

  • Tração

  • 4x4

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, duplo A

  • Suspensão Traseira

  • eixo rígido

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/60 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1839

  • Comprimento (mm)

  • 5408

  • Entre-eixos (mm)

  • 3096

  • Largura (mm)

  • 1874

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2101

  • Porta-malas (L)

  • n/d

  • Tanque (L)

  • 76

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 404,00

  • 20.000 km

  • R$ 1.056,00

  • 30.000 km

  • R$ 1.224,00

  • 40.000 km

  • R$ 1.076,00

  • 50.000 km

  • R$ 756,00

  • 60.000 km

  • R$ 1.544,00

  • Seguro

  • R$ 5.600 (média)

  • Garantia

  • 3 anos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chevrolet S10 2021 muda pouco, mas ganha 'cara de má', segurança e internet - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.