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Chevrolet Onix LTZ Turbo anda como 'esportivo light' e tem bom conteúdo

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Versão LTZ com câmbio manual sai por R$ 65.990 sem opcionais
  • Segunda geração do Onix foi lançada no país em 2019
  • Hatch tem bom comportamento dinâmico e respostas ágeis

Diz a sabedoria popular que "ninguém é líder por acaso". O Chevrolet Onix sabe bem disso, tanto é que caminha a passos largos para o quinto ano como o carro mais vendido do Brasil.

A segunda geração estreou no fim de 2019 com a missão de manter o reinado. Tudo indica que não será muito difícil, já que a Chevrolet soube preservar as virtudes do produto (como design e conectividade) e corrigiu algumas deficiências, especialmente na segurança.

De toda a linha, a versão LTZ deve puxar as vendas do hatch. Por R$ 65.990 sem opcionais, ele promete conforto, design e desempenho. Quer saber se ele realmente entrega tudo isso? Então leia a avaliação de UOL Carros!

Chevrolet Onix LTZ Turbo

Preço

R$ 65.990
Carros
4,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Os bons números obtidos com gasolina não se repetem com etanol

5,0

A agilidade do motor 1.0 turbo de 115 cv é capaz de alegrar quem gosta de acelerar

5,0

Estilo moderno e esportivo fazem do Onix um dos carros mais bonitos da categoria

5,0

A versão LTZ oferece tudo que o cliente procura em um modelo de entrada e traz até itens de categoria superior

4,0

Embora seja mais espaçoso do que seu antecessor, o hatch não surpreende por dentro

4,0

Custos de revisão são baixos e o valor do seguro está na média do segmento

5,0

6 airbags, ESP e assistente de partida em rampas: só o Onix é tão seguro de fábrica em sua categoria

Pontos Positivos

  • Desempenho e design

Pontos Negativos

  • Preço

Veredito

O Onix é o que há de melhor no segmento de hatches compactos na atualidade no país. Bem acertado, ele é ágil, estável e bom de dirigir. Sai de fábrica com um generoso pacote de itens de série e ainda pode ser equipado com câmbio automático. Só poderia ser um pouco mais barato. É por isso que, se você faz questão do motor turbo e abre mão de alguns 'mimos', o Onix LT Turbo é a melhor compra.

Versões disponíveis

Chevrolet Onix LT 1.0 aspirado

Chevrolet Onix Premier

Rodas pretas deixaram o Onix com um visual ainda mais invocado Imagem: Murilo Góes/UOL

Lançado no fim de 2019, o Onix é a novidade mais recente do segmento. Elogiado pelas linhas modernas, ele traz a nova identidade visual da Chevrolet ao mercado brasileiro. Os faróis são mais afilados, assim como as lanternas, que ficam em posição ligeiramente mais elevada do que no seu antecessor.

Felizmente a posição de dirigir ficou mais baixa, bem diferente do banco do motorista alto como em uma minivan do antigo Onix. O espaço interno é bom, mas não se destaca pela generosidade. O banco de trás não é o lugar mais indicado para passageiros mais altos. Já o porta-malas, que acomoda 291 litros, poderia ser maior.

Motor 1.0 turbo está disponível em quatro versões do Onix Imagem: Murilo Góes/UOL

Grande destaque da segunda geração, o motor 1.0 turbo equipa outras três versões do hatch: 1.0 turbo, LT e a topo de linha Premier.

Rendendo até 115 cv quando abastecido com etanol, ele é o responsável pelas respostas ágeis do hatch. Se o carro tiver câmbio manual, então, a diversão fica ainda maior. As acelerações são bastante rápidas e a transmissão tem engates curtos e precisos.

As vibrações na unidade avaliada estavam um pouco acima do comum, característica comum aos motores de três cilindros. Elas se acentuavam na marcha lenta, mas nada que chegasse a incomodar.

Os números de consumo são muito bons com gasolina no tanque e poderiam ser melhores com etanol.

Interior tem estilo sóbrio e plástico de qualidade razoável Imagem: Murilo Góes/UOL

A versão LTZ é bem completa. Sai de fábrica com ar-condicionado (analógico), direção elétrica, assistente de partida em rampas, câmera de ré, central multimídia MyLink com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, vidros elétricos, painel com tela de TFT de 3,5 polegadas e travamento central das portas.

O modelo ainda possui itens exclusivos no segmento, como carregador de celular por indução e internet 4G nativa com conexão Wi-Fi. Este último, porém, só funciona mediante o pagamento de uma mensalidade do serviço oferecido pela operadora Claro.

Onix sai de fábrica com 6 airbags e ESP em todas as versões Imagem: Murilo Góes/UOL

Segurança é um dos destaques do novo Onix. O hatch sai de fábrica com 6 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros e dois do tipo cortina), controle de estabilidade e controle de tração em todas as versões. Na configuração LTZ, ele traz ainda sensor de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensores de estacionamento traseiros.

Os custos de manutenção são relativamente baixos até para o segmento, inclusive nas revisões depois de 40 mil km - que costumam ser mais caras.

Hatch da GM é mais bem equipado do que HB20 e Polo Imagem: Murilo Góes/UOL

Custando R$ 66 mil sem opcionais, o Onix LTZ Turbo enfrenta rivais de peso.

O Volkswagen Polo não dispõe da motorização turbo na versão MSI, mas dá o troco oferecendo câmbio automático pelo mesmo preço do Onix.

Se o dono de um Onix quiser a comodidade da transmissão automática precisará desembolsar mais R$ 5.660, elevando a conta para R$ 71.650. Entretanto, o hatch da VW não vem com os quatro airbags adicionais oferecidos de fábrica no Chevrolet.

Outro concorrente na mesma faixa de preço é o Hyundai HB20 Evolution, que sai por R$ 67.190. Apesar de também ser movido por um motor turbinado (que neste caso entrega até 120 cv), o compacto da marca coreana fica devendo na lista de equipamentos ao não trazer airbags laterais e do tipo cortina, mesmo custando mais caro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, o Onix LTZ tem câmbio manual de seis marchas e porta-malas de 291 litros, e não câmbio de cinco marchas e 275 litros. Informações foram corrigidas.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 116

  • Torque (kgf.m)

  • 16,8 / 16,3

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,1

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 187

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,4 (etanol) / 13,5 (gas.)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,5 (etanol) / 16 km/l (gas.)

  • Câmbio

  • manual de 6 marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente/McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/65 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1476

  • Comprimento (mm)

  • 4163

  • Entre-eixos (mm)

  • 2551

  • Largura (mm)

  • 1730

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1075

  • Porta-malas (L)

  • 291

  • Tanque (L)

  • 44

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 284,00

  • 20.000 km

  • R$ 576,00

  • 30.000 km

  • R$ 480,00

  • 40.000 km

  • R$ 640,00

  • 50.000 km

  • R$ 456,00

  • 60.000 km

  • R$ 576,00

  • Seguro

  • R$ 1.830,00 (média)

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Abertura elétrica do porta-malas

Concorrentes

Hyundai HB20 Evolution 1.0 Turbo AT

Volkswagen Polo 1.6 MSI AT

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