Topo

Arrizo 6 surpreende em desempenho e conteúdo para encarar Corolla e Civic

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Sedã custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic
  • Versão única GSX traz generosa lista de itens de série
  • Motor 1.5 turbo surpreende pelo bom rendimento

Faz décadas que a liderança dos sedãs médios é disputada por Toyota Corolla e Honda Civic. É verdade que o primeiro desfruta de larga vantagem há algum tempo, mas fato é que dificilmente outros modelos ameaçam a dupla japonesa nas vendas.

É neste cenário difícil que a Caoa Chery entra com o Arrizo 6. Confiante, a marca aposta que pode fisgar clientes das versões de entrada de Corolla e Civic com bons argumentos.

Além do preço tentador (o valor promocional é de R$ 102.990), o Arrizo 6 traz design atraente e um bom pacote de itens de série para tentar conquistar seu espaço. Será que ele consegue? Descubra a partir de agora na avaliação de UOL Carros.

Caoa Chery Arrizo 6

Preço

R$ 102.990
Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Números bons estão dentro da média da categoria com qualquer um dos combustíveis

4,0

Motor 1.5 turbo tem boas respostas e funcionamento bastante suave

5,0

O Arrizo 6 tem linhas modernas e elegantes, que trazem personalidade ao sedã

5,0

Pacote generoso de equipamentos inclui 6 airbags e câmera com visão em 360º

5,0

Cabine ampla e confortável recebe bem os passageiros; porta-malas é gigante

4,0

Bons valores de revisões e garantia de até cinco anos são oferecidos no Arrizo 6

4,0

Sai de fábrica com 6 airbags, ESP e controle de tração, mas não tem assistências de condução

Pontos Positivos

  • Design
  • Itens de série
  • Preço

Pontos Negativos

  • Regulagem da coluna de direção
  • Resolução da câmera

Veredito

A Caoa Chery acertou a mão no Arrizo 6. Bonito, espaçoso e bom de dirigir, o sedã traz uma interessante lista de equipamentos e custa menos do que as versões de entrada de Corolla e Civic. Quem busca uma alternativa aos líderes do mercado encontra no Arrizo 6 uma opção completa e bastante interessante.

Linhas elegantes fazem o Arrizo 6 ter personalidade própria Imagem: Murilo Góes/UOL

Se a primeira impressão é a que fica, então o Arrizo 6 está bem na fita.

As linhas elegantes chamam bastante atenção nas ruas e fazem o modelo ter uma identidade visual difícil de ser imaginada nos carros da marca até alguns anos atrás.

Na dianteira, o Arrizo 6 tem belos faróis full LED e uma grade larga com um filete cromado horizontal que percorre toda a extensão da frente. A peça, aliás, tem um bonito efeito texturizado, enquanto a parte inferior abriga as luzes diurnas.

Atrás, o sedã também adota a solução do filete cromado, que é incorporado às belas lanternas com laterais protuberantes. No geral, o estilo é limpo e de bom gosto.

O interior surpreende pela qualidade do acabamento. Os painéis das portas são forrados em couro e o painel de instrumentos possui um tipo de plástico suave ao toque dos dedos. Uma faixa em couro percorre o painel e abriga a tela da central multimídia, que cria um "efeito flutuante" ao não trazer borda aparente.

O espaço interno é satisfatório para todos os ocupantes. No banco de trás, até pessoas mais altas se acomodam bem, mesmo com a curvatura do teto no estilo cupê. O generoso porta-malas de 570 litros é o maior da categoria.

Motor 1.5 turbo entrega até 150 cv Imagem: Murilo Góes/UOL

O Arrizo 6 é equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Silencioso no funcionamento, ele se mostra mais do que adequado para o porte do carro, mas existe um detalhe importante: não existe um modo de condução "Normal", apenas "Eco" e "Sport".

Assim, o motorista precisa se adaptar a uma das configurações oferecidas. No modo "Eco", o sedã fica pacato e demora um pouco a responder nas retomadas de velocidade. Em contrapartida, o modo "Sport" transforma o Arrizo 6, que anda sempre com giro elevado e tem respostas um pouco ariscas, que podem incomodar no dia-a-dia.

Seja qual for a escolha, o sedã preza pela condução silenciosa. Pouco se ouve o ruído do motor de dentro do sedã, fruto de um bom isolamento acústico.

A suspensão tem calibragem acertada para lidar com os pisos mais irregulares, embora não seja a mais indicada para fazer curvas em alta velocidade. Mas vamos lembrar que trata-se de um sedã familiar, e não de um esportivo.

Conteúdo generoso é marca do sedã na versão única GSX Imagem: Murilo Góes/UOL

A Caoa Chery vende o Arrizo 6 em versão única chamada GSX. A lista de itens de série é generosa e inclui 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, câmera com visão em 360 graus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, ar-condicionado com comando de climatização à distância e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.

Traz ainda destravamento das portas sem chave, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, sistema de som com seis alto-falantes, teto solar elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, piloto automático, acendimento automático dos faróis e volante multifuncional.

Um dos poucos pontos negativos fica por conta do sistema de câmeras que, mesmo eficiente, traz imagens em baixa resolução, que se agrava em ambientes pouco iluminados - como uma garagem ou um estacionamento de shopping center. Já a coluna de direção possui regulagem de altura, mas não de profundidade, algo que é oferecido em alguns rivais.

Sedã tem cinco anos de garantia e preços de revisões são competitivos Imagem: Murilo Góes/UOL

Assim como fez com a Hyundai, a Caoa Chery aposta forte no serviço de pós-vendas. Traz garantia de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio, além de bons preços no plano das seis primeiras revisões.

Na segurança, o Arrizo 6 agrada ao vir com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração de fábrica. O sistema de câmeras em 360 graus também facilita a vida do motorista e oferece uma função interessante.

Toda vez que o condutor aciona a seta, a câmera lateral do veículo projeta na tela da central multimídia a imagem do lado em que a manobra será realizada. Assim, o motorista pode visualizar objetos ou até outros veículos nas proximidades - uma alternativa à ausência de sensores de pontos cegos.

Sedã encara versões de entrada de Corolla e Civic Imagem: Murilo Góes/UOL

Não é surpresa para ninguém que a Caoa Chery quer fisgar clientes pelo bolso. É por isso que a empresa pratica o valor promocional de R$ 102.990, bem abaixo dos R$ 108.750 informados pela montadora.

Com isso, o Arrizo 6 consegue uma boa vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Isso porque Honda Civic e Toyota Corolla são mais caros do que o sedã em suas versões de entrada.

O Civic LX custa R$ 103.200 e até oferece um pacote parecido com o do Arrizo 6. O sedã tem os mesmos 6 airbags, ar-condicionado digital e piloto automático. Dispensa itens como teto solar e partida do motor por botão.

Já o Corolla GLi parte de R$ 110.190 e até se destaca por vir com 7 airbags - a bolsa para proteção dos joelhos do motorista é o diferencial. Porém, o modelo não oferece alguns itens presentes no Arrizo 6, como o ar digital, destravamento das portas sem chave, câmera de ré (e nem o sistema de câmeras em 360 graus) e teto solar elétrico.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 16V, 4 cilindros em linha, turbo, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 cv / 147 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 21,4 kgfm a 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 190 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,6 km/l / 11 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,4 km/l / 13,3 km/l

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/50 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1493 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4675 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2650 mm

  • Largura (mm)

  • 1814 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1364 kg

  • Porta-malas (L)

  • 570 l

  • Tanque (L)

  • 48 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 486,19

  • 20.000 km

  • R$ 577,01

  • 30.000 km

  • R$ 876,01

  • 40.000 km

  • R$ 1.074,04

  • 50.000 km

  • R$ 486,19

  • 60.000 km

  • R$ 577,01

  • Seguro

  • R$ 2.500 (média)

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

Concorrentes

Toyota Corolla GLi 2.0 16V Flex

R$ 106.915,00

Honda Civic LX 2.0 Flex CVT

R$ 99.120,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arrizo 6 surpreende em desempenho e conteúdo para encarar Corolla e Civic - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.