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Aston Martin Vantage: aceleramos o cupê de 007 que é para guiar com smoking

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/04/2022 04h00

Há muitas décadas, a inglesa Aston Martin é associada aos filmes de James Bond. Da mesma forma que o espião 007, a fabricante de supercarros traz em seu DNA a elegância de um smoking bem cortado e o fôlego necessário para salvar o mundo dos bandidos mais perigosos.

Não é diferente com o Vantage, cupê de dois lugares que hoje é a porta de entrada para a marca britânica e UOL Carros teve a oportunidade de testar durante dois dias, aqui mesmo no Brasil.

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Exclusividade é uma palavra adequada para esse carro, que está mais para Ferrari e Lamborghini do que Porsche e Mercedes-Benz em termos de preço e volume de emplacamentos.

Segundo a UK Motors, importadora oficial da Aston desde o ano passado, até agora foram entregues apenas dois exemplares do Vantage padrão, como o avaliado por mim nesta reportagem - o preço inicial é de R$ 2,4 milhões, sem incluir os muitos opcionais nem as variadas possibilidades de personalização disponíveis.

Outros quatro endinheirados colocaram nas respectivas garagens a série especial F1 Edition, a mesma que cumpre o papel de safety car na Fórmula 1 e que parte de R$ 2,6 milhões.

Aston Martin Vantage V8

Carros
3,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

2,0

5,0

5,0

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2,0

5,0

Pontos Positivos

  • Acabamento
  • Desempenho
  • Design

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Equipamentos

Veredito

O Aston Martin Vantage é bonito e exclusivo, oferecendo uma boa combinação entre alta performance e uso civilizado no dia a dia. O compartilhamento de tecnologias e equipamentos com a Mercedes-Benz é bem-vindo, apesar da central multimídia datada e da falta de alguns itens mais tecnológicos, considerando o preço elevado. Tudo isso fica em segundo plano, considerando a tradição, a personalidade e o design de um legitimo Aston Martin.

DESEMPENHO

Imagem: Edison Carvalho/Divulgação/Aston Martin São Paulo

Sócia minoritária da Aston Martin, a Mercedes-Benz fornece os motores e outros componentes para a empresa britânica.

Na versão avaliada, o Vantage traz sob o capô o moderno e competente V8 4.0 biturbo que também equipa quase todos os Mercedes topo de linha na atualidade.

Com 510 cv de potência e colossais 70 kgfm de torque enviados para as rodas traseiras, a unidade de força garante acelerações de tirar o fôlego, sem abrir mão do controle.

O câmbio automático de oito marchas é suficientemente rápido para acompanhar e gerenciar tanto ímpeto, enquanto o ronco do motor, grave e agressivo, dá um show à parte.

São três modos de condução e o mais "manso" já é suficientemente esportivo. Cada opção ajusta a sensibilidade do acelerador e o tempo de troca de marchas, bem como a carga dos amortecedores - que pode ser regulada separadamente.

As três opções também ajustam o nível de interferência dos controles eletrônicos de tração e estabilidade - a prudência recomendou rodar a maior parte do tempo no ajuste mais "civilizado".

Diferentemente de outros esportivos que pude testar, impressionou a capacidade de o Vantage ser um animal relativamente dócil no dia a dia, sem apresentar dureza excessiva das suspensões nem raspar o para-choque ou o assoalho a cada irregularidade do piso.

Por outro lado, em uma tocada mais forte, o chassi bem equilibrado, com distribuição de 50% do peso em cada eixo, transmite segurança e percepção de controle.

DESIGN

Imagem: Edison Carvalho/Divulgação/Aston Martin São Paulo

Se a parte mecânica e outros aspectos do Vantage são variações de itens vistos e sentidos em modelos da Mercedes, o design, sem dúvida, ajuda a fazer do cupê inglês um bicho único.

Medindo 4,46 m de comprimento, este Aston é compacto e esbanja equilíbrio no que se refere às proporções da sua carroceria.

Na dianteira imponente, os faróis pequenos e esguios contrastam com a tradicional grade trapezoidal da Aston Martin.

Enxergar o cupê no retrovisor, definitivamente, tem algo de intimidador.

Ao mesmo tempo, o capô longo se integra naturalmente às laterais com linhas fluidas: nada de ângulos retos nem recortes exagerados, a palavra de ordem é elegância.

Como em outros modelos recentes da marca inglesa, a ousadia fica concentrada na traseira com estilo "rabo de pato", com asa integrada à carroceria que incorpora uma fina faixa de LEDs que compõe a lanterna e os piscas.

INTERIOR E EQUIPAMENTOS

Imagem: Edison Carvalho/Divulgação/Aston Martin São Paulo

Na cabine com espaço para mototorista e passageiro, fica evidente que o Vantage - e outros modelos da Aston Martin - não é feito apenas de estilo e performance.

O cupê também não esconde que é, sim, um carro de luxo.

No habitáculo, quase todas as superfícies, incluindo a moldura da central multimídia, são revestidas de couro de alta qualidade, muito bem costurado.

Um bom terno ou smoking é o tipo de traje que combina perfeitamente com a proposta.

No exemplar que testei, a cor vinho predomina por dentro e compõe um belo contraste com o azul-escuro da carroceria. Vale dizer que não faltam opções de outras tonalidades e materiais de revestimento.

Já os bancos esportivos são confortáveis e ainda proporcionam bom apoio lateral na hora de pisar fundo.

Contudo, nem tudo é perfeito: o console central exibe muito plástico e contrasta com o requinte do restante da cabine.

Além disso, a central multimídia, também fornecida pela Mercedes-Benz, é de uma geração anterior da marca alemã e não traz tela sensível ao toque.

A respectiva operação é concentrada em um pad tátil no console, o que torna tudo um pouco complicado e nada intuitivo.

MERCADO

Imagem: Fernanda Freixosa/Divulgação/Aston Martin São Paulo

Alguns podem dizer que o Vantage no fundo é um Mercedes-AMG GT com roupagem diferente, mas isso não poderia estar mais distante da realidade.

A marca alemã sabe disso e, não por acaso, em 2023 vai elevar sua participação na Aston Martin para até 20%.

Mesmo com motor e outros itens da Mercedes, o Vantage tem personalidade própria, inclusive no que se refere à capacidade dinâmica, que traz um excelente balanço entre performance e conforto no uso cotidiano.

Para completar, o cupê, da mesma forma que outros modelos da fabricante britânica, é exclusivo sem custar tanto quanto uma Ferrari, por exemplo.

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Mecânica
  • Motorização

  • Dianteiro, V8, 4 litros, biturbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 510 cv a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 69,8 kgfm de 2.000 a 5.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 3,7 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 314 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • N/D

  • Consumo estrada (km/l)

  • N/D

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Assistência elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Braços independentes, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos

  • Suspensão Traseira

  • Multilink, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados de 400 mm

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados de 360 mm

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • Dianteiros de 20 polegadas, 255/40/90; e traseiros de 20 polegadas, 295/35/20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.273

  • Comprimento (mm)

  • 4.465

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.704

  • Largura (mm)

  • 1.949

  • Ocupantes

  • 2

  • Peso (kg)

  • 1.530

  • Porta-malas (L)

  • N/D

  • Tanque (L)

  • 73

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Bloqueio do diferencial

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