Carnaval: SP confirma 511 blocos e amplia crimes registrados online
A Prefeitura de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (2), o total de 511 blocos autorizados para desfilar pelas ruas da cidade a partir de 11 de fevereiro. Entre as ações anunciadas está a ampliação do rol de crimes registrados na delegacia eletrônica, como preconceito e violência sexual.
A expectativa da administração Ricardo Nunes (MDB) é que mais de 15 milhões de pessoas lotem as ruas da cidade durante os três períodos de desfiles de blocos: 11 e 12 de fevereiro no pré-Carnaval, de 18 a 21 de fevereiro no Carnaval e em 25 e 26 de fevereiro no pós-Carnaval.
A zona oeste é a que concentrará maior número de desfiles, somando 145 durante todo o período. Atrás dela, vem a região central (121), zona sul (101), zona norte (76) e zona leste (68). Entre eles estão os megablocos, que deverão receber mais de 40 mil pessoas, e ficarão concentrados em seis vias:
> rua da consolação
> avenida Luís Dumont Villares
> avenida Ibirapuera
> avenida Brigadeiro Faria Lima
> avenida Marquês de São Vicente
> rua Laguna
Em relação à segurança, o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, anunciou medidas para reforçar a segurança da capital paulista, com destaque para a presença de delegacias móveis em pontos chaves de passagem de bloco e a ampliação do rol de crimes registrados na delegacia eletrônica.
"Estamos ampliando o rol de crimes relatados na delegacia eletrônica para os crimes de preconceito, violência sexual, diversidade sexual, gênero e intolerância. Eles já estarão elencados lá e qualquer vítima que se sinta lesada vai poder elaborar o boletim de ocorrência com toda privacidade", afirmou.
Criada no ano 2000, a delegacia eletrônica pode ser usada hoje para o registro de furtos, roubos, perdas (documentos, celulares e placa de veículos), injúria, difamação, calúnia, desaparecimento e encontro de pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.