Topo

CarnaUOL

Pré-Carnaval em Salvador é marcado por cancelamento de blocos

Foliões lotam o Barra-Ondina  - Reynaldo Felix e Marcelo Wance/Divulgação
Foliões lotam o Barra-Ondina Imagem: Reynaldo Felix e Marcelo Wance/Divulgação

Bruno Laurato

Colaboração para Uol, no Rio de Janeiro

23/01/2023 12h00

Após dois anos sem festa, o Carnaval de Salvador está a poucas semanas de acontecer. Embora o clima seja de agito às vésperas da festa, alguns blocos tradicionais da folia baiana — e outros nem tanto — não ganharão as ruas em 2023.

Nas últimas semanas notícias de cancelamentos de blocos tem surgido, causando espanto em alguns foliões. O Ara Ketu, por exemplo, que nos anos 90 era um dos maiores blocos do Carnaval baiano e que chegava a desfilar durante três dias de folia, anunciou que, devido à falta de patrocínio, ele ganhará às ruas somente na quinta-feira pré-Carnaval, dia 16.

"Só vai sair aqui na quinta-feira do Carnaval e assim mesmo porque Isaac [Edington, presidente da Saltur] falou que dava o apoio pra gente sair no carnaval aqui, porque é tudo muito difícil. Carnaval aqui na Bahia não é fácil não, conseguir patrocínio para colocar o bloco na rua é difícil", afirma Vera Lacerda, presidenta do Ara Ketu, em entrevista ao Jornal da Cidade, na Rádio Metrópole.

A falta de patrocínio também rendeu ao tradicional bloco Cheiro de Amor o cancelamento do desfile em 2023, segundo o colunista Kadu Brandão, do portal iG. O cortejo estava previsto para acontecer na sexta-feira de folia, 17 de fevereiro, no circuito Barra-Ondina.

De acordo com os organizadores, existiam promessas de patrocínio que não se concretizaram e, por conta da aproximação da data, eles optaram por não manter o desfile.

Ao contrário do que aconteceu com Ara Ketu e Cheiro de Amor, o bloco do sertanejo Gusttavo Lima foi cancelado por falta de adesão do público. Com os abadás custando cerca de 2 mil reais, o cantor não conseguiu vender uma quantidade razoável e, portanto, cancelou a sua participação.

Em nota, a assessoria de Gusttavo disse que ele "adiou" a participação para 2024. O bloco sertanejo desfilaria no domingo de Carnaval, no circuito Barra-Ondina, local famoso por receber cantores consagrados da música baiana, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Bell Marques e Durval Lelys.

CarnaUOL

O CarnaUOL está de volta. O maior festival pré-Carnaval de São Paulo acontece no dia 4 de fevereiro no Allianz Parque com mistura de ritmos e grandes artistas no line-up.

Entre as atrações do CarnaUOL estarão Luísa Sonza, Gloria Groove, Claudia Leitte, Barões da Pisadinha, Zé Neto e Cristiano, Dubdogz e Baianasystem.

CarnaUOL