Topo

CarnaUOL

Após ataque, escolas de samba rebatem Fontenelle: 'Respeitem o Carnaval'

Antonia Fontenelle desfilou pela Grande Rio em 2020 - Roberto Filho/Brazil News
Antonia Fontenelle desfilou pela Grande Rio em 2020 Imagem: Roberto Filho/Brazil News

De Splash, no Rio

04/01/2023 11h49Atualizada em 04/01/2023 19h47

Escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro se solidarizaram com a Imperatriz Leopoldina após Antonia Fontenelle chamá-la de "escola apática, (que) não fede e nem cheira. Nem é a velha guarda da Mangueira, Mocidade ou Grande Rio, é Imperatriz Leopoldinense".

O ataque aconteceu no domingo, quando a apresentadora criticou a roupa usada pela primeira-dama Janja durante a posse do presidente Lula (PT) e a comparou à velha-guarda da agremiação de forma depreciativa.

A Imperatriz pediu a exclusão da apresentadora, que desfilou na Grande Rio em 2020, do Carnaval do Rio em ofício a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio).

Confira o que as escolas de samba disseram:

A Liesa repudiou os comentários depreciativos dirigidos contra a Imperatriz Leopoldinense e sua Velha Guarda.

"Inserida no contexto das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a verde e branca do bairro de Ramos é merecedora de respeito e deferência. Merecem o mesmo tratamento os sambistas de sua comunidade que, nos 63 anos de história da Agremiação, mantiveram-se conectados a seus valores, sua tradição e seus desfiles memoráveis, resultantes em oito campeonatos. Como maior representação cultural do País diante dos olhos do mundo, a folia carioca merece e demanda consideração e valorização diante de suas Escolas e de seu povo".

Splash procurou a Liesa para saber se o pedido da Imperatriz Leopoldinense seria atendido. O presidente, Jorge Perlingeiro, disse que se Antonia Fontenelle pedir credenciamento à liga, o mesmo será negado. No entanto, se alguma escola de samba ou camarote quiser credenciá-la dentro do número de credenciais que eles possuam, a Liesa não pode proibir. A liga não também não pode impedir que a apresentadora compre um ingresso.

Uma nota oficial foi publicada no Instagram da escola de samba. "[...] A Imperatriz, fundadora da Liesa e oito vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, encaminhou hoje um ofício à liga e à Riotur, solicitando que não seja credenciada aquela que desconhece e desrespeita publicamente as mais ancestrais e legítimas tradições da folia carioca, personificada pelos componentes de uma velha-guarda."

CarnaUOL