Topo

CarnaUOL

Penúltima escola, Acadêmicos do Tatuapé usa trator após carro emperrar

Do UOL, em São Paulo

23/04/2022 06h38

Entrando na avenida pouco antes das 6h, a Acadêmicos do Tatuapé, escola do primeiro dia dos desfiles no sambódromo do Anhembi, veio no horário ideal para o tema que resolveu homenagear: o café! Porém, assim como as demais agremiações da noite, ela teve que sofrer um bocado.

A escola Acadêmicos do Tatuapé trouxe para a avenida o samba-enredo "Preto Velho Contra a Saga do Café num Canto de Fé". A proposta é contar a história e a importância do café para o Brasil através da simbologia do Preto-Velho, uma linha de entidades da umbanda, que geralmente se apresentam como idosos africanos que foram escravizados. A escola, que terminou em 4º lugar em 2020, busca voltar ao título, já que foi bicampeã em 2017 e 2018.

Assinado por 22 compositores, o enredo exalta a bebida e os orixás de forma reverente e histórica, falando sobre religiões e política. Mas isso não quer dizer que ela deixe de lado a parte mais saborosa de seu tema: uma das alas trouxe até mesmo um café da manhã clássico, com direito a café preto, pão de queijo e torradas —tudo isso, infelizmente, cenográfico.

Carro com problema

Carro da Acadêmicos do Tatuapé emperra e precisa ser puxado pelos integrantes da escola - Reprodução - Reprodução
Carro da Acadêmicos do Tatuapé emperra e precisa ser puxado pelos integrantes da escola
Imagem: Reprodução

A escola teve um contratempo no segundo carro. Ainda na concentração, a alegoria teve um problema de alinhamento devido ao peso.

Por isso, vários componentes da escola correram para ajudar o carro a se alinhar para entrar na avenida. O excesso de peso tornou-se um problema ainda grave, e gerou um cheiro de borracha queimada na avenida.

A escola chegou a usar um mini-trator para empurrar o carro, e o veículo deixou marcas de borracha no asfalto.

Durante alguns minutos, a estratégia parece ter dado certo e a alegoria começou a se mover, mas logo enguiçou novamente.

CarnaUOL