Topo

CarnaUOL

Carnaval 2022: Tempo esquenta em boa parte do País; N e NE enfrentam chuvas

Boa parte do País deve ter tempo firme no feriadão, mas Recife, Salvador e áreas mais ao norte da Região Nordeste devem ter pancadas de chuva - Paulo Paiva/AGIF/Estadão Conteúdo
Boa parte do País deve ter tempo firme no feriadão, mas Recife, Salvador e áreas mais ao norte da Região Nordeste devem ter pancadas de chuva Imagem: Paulo Paiva/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 04h00Atualizada em 20/04/2022 08h37

Após dias mais frios, boa parte do País deve ter um feriadão com temperaturas mais elevadas, com o fim da ação de massas polares no território nacional. Depois de dois anos sem festas e desfiles de Carnaval por causa das restrições impostas pela covid-19, as comemorações, que vão do feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21), até o domingo (24), devem ter tempo firme no Sudeste, Sul e Centro-oeste. Norte e Nordeste, a previsão da Climatempo é que o tempo siga chuvoso, podendo haver precipitações fortes.

Região Sudeste

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no Sudeste as chuvas não devem passar de 10 mm e deve ocorrer apenas em pontos isolados com umidade elevada. Em São Paulo, a menor temperatura será na quinta-feira, quando a máxima será de 26 °C. Os termômetros devem subir no final de semana.

Nas capitais mineira e carioca, os quatro dias terão sol com poucas nuvens e muito calor. No sábado, os termômetros chegam a bater 32 °C e 33 °C em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, respectivamente. Belo Horizonte e Vitória devem seguir sem chuvas até a próxima semana, de acordo com dados da Climatempo.

Podem receber pequenas quantidades de chuvas as áreas sul e leste de São Paulo e o sul de Minas, entre sexta-feira e sábado, e a Região Serrana do Rio, no domingo.

Em 2019, foliões curtiram o bloco Amigos da Onça, mesmo com chuva, no Rio de Janeiro - Marcelo de Jesus/UOL - Marcelo de Jesus/UOL
Em 2019, foliões curtiram o bloco Amigos da Onça mesmo com chuva, no Rio de Janeiro
Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Nordeste

As capitais pernambucana e baiana devem ter sol com pancadas de chuva ao longo do feriadão. Em Salvador, a máxima será de 29 °C no sábado. No Recife, a maior temperatura será de 30 °C na quinta-feira, informa a Climatempo.

Segundo alerta do INMET, chove em diversos pontos do território baiano, com pouca intensidade, com exceção da região metropolitana de Salvador e nordeste baiano, que podem receber até 80 mm de precipitações — o que também deve ser verificado em mesma escala no norte do Maranhão, Piaui e Ceará.

Região Norte

Na capital paraense, as temperaturas vão chegar aos 33 ºC na sexta-feira e no sábado, mas em toda a região Norte, a expectativa, segundo a agência Climatempo é de pancadas de chuva entre quinta e sexta e precipitações mais localizadas no fim de semana. As áreas mais atingidas devem estar nos estados de Roraima, Amapá, Pará e Amazonas e podem ser registrados raios e trovões ao longo do feriadão.

De acordo com o INMET, nos estados do Acre, Rondônia, região sul de Tocantins e no leste de Roraima, as precipitações não ultrapassam os 50 mm no período. Já para as demais regiões, os acumulados devem girar em torno dos 60 mm, com alguns pontos chegando a 150 mm.

Região Norte será a mais afetada por chuvas no feriado, com acumulados que podem chegar a 150 mm - Reprodução/INMET - Reprodução/INMET
Região Norte será a mais afetada por chuvas no feriado, com acumulados que podem chegar a 150 mm
Imagem: Reprodução/INMET

Região Centro-Oeste

Com exceção do extremo-norte de Mato Grosso, o Carnaval deve ser de sol predominante e temperaturas elevadas em toda a região. Em Brasília, a temperatura deve ficar em torno dos 29 °C. Em Cuiabá, a chuva só aparece de forma isolada no fim da tarde de sábado. Já em Campo Grande, pancadas leves são esperadas entre sexta e domingo.

Segundo alerta da Climatempo, a umidade do ar pode atingir índices críticos. A previsão do INMET é que as precipitações não passem dos 40 mm no período e as chuvas sejam resultado de conversões locais e pontuais de umidade.

Região Sul

De acordo com a Climatempo, a região é a área de maior instabilidade, o que não deve significar tempo fechado na maior parte dos estados. Ventos de alto níveis na atmosfera podem provocar chuva, mas não devem derrubar os termômetros nem provocar geadas.

Segundo o INMET, o sul do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul devem somar entre 50 e 100 mm de precipitações em decorrência de uma frente fria que passa na área entre sexta-feira e sábado (23).

CarnaUOL