Topo

CarnaUOL

Campeã de salsa é primeira rainha de bateria estrangeira do Carnaval do RJ

Tânia Daley é rainha de bateria da Em Cima da Hora no Carnaval 2022 - Reprodução/Instagram
Tânia Daley é rainha de bateria da Em Cima da Hora no Carnaval 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

09/04/2022 04h00

O Carnaval 2022 marcará a estreia da primeira rainha de bateria latino-americana não-brasileira em uma escola de samba do Rio de Janeiro. Tania Daley, da Nicarágua, está prestes a assumir a frente da bateria da Em Cima da Hora, agremiação da Série Ouro, antiga Série A, no desfile que acontece neste mês.

Radicada nos Estados Unidos, ela vive em Nova Orleans, no estado da Louisiana, e é campeã mundial de salsa. Ela ainda é professora e tem sua própria academia, onde dá aulas de salsa, mas também de bachata, chá-chá-chá, merengue e, claro, samba.

Desde novembro do ano passado, quando veio ao Brasil para ser coroada pela agremiação do subúrbio do Rio, ela marca constantes visitas ao Brasil para cumprir agenda de ensaios para o Carnaval, gravações e se preparar para o desfile, que acontece no dia 20 de abril, primeiro dia da Série Ouro do carnaval carioca.

"Sou uma grande admiradora das rainhas e das festas maravilhosas que produzem. Como eu não moro no Brasil, quero aproveitar o momento para conhecer essas mulheres lindas que, como eu, são apaixonadas pelo samba e pelo carnaval. Estou me esforçando para ser uma boa rainha para a Em Cima da Hora e ajudar a minha escola a ter um bom desempenho na avenida", comentou em entrevista, em novembro de 2021, ao site SRZD.

Mas a história com o Carnaval do Rio é antiga. Apaixonada pelo ritmo brasileiro há anos, ela já desfilou pela Unidos de Viradouro, Império Serrano, Estácio de Sá, Alegria da Zona Sul e Vigário Geral.

"A conexão com o samba tem influência com a minha própria cultura, já que o ritmo é o mesmo das danças folclóricas nicaraguenses. Na musicalidade, o ritmo é quase a mesma coisa", disse Tania em entrevista ao site Carnavalesco em 2019.

A Em Cima da Hora levará para a Sapucaí a releitura do enredo "33 - Destino D. Pedro II", o qual a agremiação apresentou originalmente em 1984, desenvolvido pelo carnavalesco Marco Antonio Falleiros.

CarnaUOL