Topo

Nutricionista dá dicas de alimentação para curtir o Carnaval e se recuperar

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/02/2020 17h17

Carnaval é uma época de resistência para o corpo: calor, muita dança, várias horas em pé — sendo muitas delas dançando, e bebendo bebidas alcoólicas. Uma dieta regrada é importante para poder fazer tudo isso de forma saudável.

De acordo com a nutricionista Cintya Bassi, supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, o segredo é ingerir alimentos estratégicos, que dão energia, nutrem e não sejam pesados.

"Sugiro optar por alimentos como a banana, que possui diferentes tipos de açúcares, além de vitaminas e minerais que reduzem o estresse e otimizam a força muscular. Outra opção são os cereais integrais cuja combinação de carboidratos e micronutrientes aumentam o poder energético, e a maçã, devido a sua quantidade de ácido málico, substância conhecida por aumentar a energia e utilizada no tratamento de doenças como a fadiga crônica. Além disso, deve-se incluir no café da manhã boas fontes de carboidratos que fornecem glicose, como o mel e pães integrais", diz a nutricionista.

"Uma opção boa e prática também é o açaí, um poderoso energético que pode ser consumido na forma natural, em sucos ou vitaminas", acrescenta.

A nutricionista ressalta ainda que, para balancear a ingestão de bebidas alcoólicas, nada é melhor do que hidratação, principalmente com água de coco: "Além de muita água, recomenda-se o consumo de água de coco, que fornece líquido e auxilia na reposição de minerais".

E o dia seguinte?

Os dias de ressaca podem ser salvos com alimentos que agem especialmente no fígado e intestino, órgãos que trabalham para a metabolização de nutrientes e toxinas.

"Alguns exemplos são os cereais integrais que são fonte de carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino, como sementes de abóbora, chia e linhaça, que possuem fibras e auxiliam na limpeza e regulação do intestino", conta.

"Outra opção são as frutas, como melancia, que é refrescante, diurética e auxilia na limpeza do organismo. O abacaxi também é recomendado, pois ajuda na eliminação de impurezas e no fortalecimento do sistema imunológico. O gengibre, por sua vez, melhora a digestão e o fortalecimento do sistema imunológico, e a couve auxilia na produção de enzimas e ajuda na eliminação de toxinas. Os ovos, devido a cisteína, ajudam a reverter o processo de intoxicação causado pelo álcool e os chás naturais, como hibisco ou verde, podem auxiliar na eliminação de toxinas e na limpeza do organismo", completa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nutricionista dá dicas de alimentação para curtir o Carnaval e se recuperar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

CarnaUOL