Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cachorro acompanha vítima de abuso em tribunal para encorajar testemunho

Cão de tribunal existe nos EUA e no Japão para encorajar crianças a testemunhar Imagem: Divulgação/Japan Service Dog Associaton

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2020 19h45

Um cachorro de seis anos ajudou uma adolescente vítima de abuso a testemunhar no tribunal contra o seu agressor, em Yokohama, no Japão. A menina inicialmente se recusou, mas aceitou testemunhar após o cão ser autorizado a acompanhá-la.

O fato é raro, mas legal no Japão. Os chamados "cães de tribunal" são treinados para fornecer apoio psicológico para crianças que sofrem traumas como abuso, assim superando o estresse. Atualmente, há quatro cães de tribunal no Japão.

A permissão só veio após declarações médicas alertarem que a menina estava com problemas psicológicos e com transtorno de estresse pós-traumático, e que a situação poderia se agravar sem o cachorro.

Nos Estados Unidos, os cães de tribunal atuam desde 2012, tendo cerca de 250 operando em todo o país.

"As crianças que se tornarem incapazes de confiar em outras pessoas como resultado do abuso ainda podem confiar em cães, pois ajudam a reduzir suas cargas mentais", afirmou a pesquisadora Mariko Yamamoto, da Universidade de Ciência Teikyo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cachorro acompanha vítima de abuso em tribunal para encorajar testemunho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coluna do Veterinário


Bichos