Adobe explora parceria com OpenAI conforme integra IA ao seu software de edição de vídeo

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Adobe está nos estágios iniciais de permitir ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa de terceiros, como o Sora da OpenAI e outros, dentro de seu famoso software de edição de vídeo Premiere Pro, afirmou a empresa nesta segunda-feira.

O Adobe Premiere Pro é amplamente utilizado na indústria televisiva e no cinema. A empresa norte-americana planeja adicionar este ano recursos baseados em IA ao software, como a capacidade de preencher partes de uma cena com objetos gerados por IA ou remover distrações sem nenhum trabalho manual tedioso por parte de um editor de vídeo.

Ambos esses recursos dependerão do Firefly, um modelo de IA que a Adobe já integrou ao seu software de edição de imagens, o Photoshop. Em meio à concorrência da OpenAI, Midjourney e outras startups, a Adobe tem buscado se diferenciar treinando os dados do sistema Firefly, aos quais tem pleno direito, e oferecendo indenização a usuários contra reivindicações de direitos autorais.

Mas a Adobe também disse nesta segunda-feira que está desenvolvendo uma maneira de permitir que seus usuários acessem ferramentas da OpenAI, bem como das startups Runway e Pika Labs, para gerar e usar vídeo dentro do Premiere Pro.

A mudança pode ser benéfica para a Adobe, cujas ações caíram cerca de 20% este ano, ajudando a mitigar preocupações de que as ferramentas de IA para geração de imagens e vídeos possam ser uma ameaça aos seus principais negócios.

A OpenAI tem exibido seu modelo Sora gerando vídeos realistas com base em requisições de texto, mas não tornou a tecnologia pública nem deu um cronograma para quando o recurso estará disponível.

A Adobe, que divulgou uma demonstração do Sora sendo usado para gerar vídeo no Premiere Pro, descreveu a demonstração como um "experimento" e não deu um cronograma para quando ele estará disponível.

(Reportagem de Stephen Nellis e Krystal Hu em San Francisco)

Deixe seu comentário

Só para assinantes