Collaborative Robotics levanta US$100 mi em meio a boom de financiamento de robôs

Por Krystal Hu

(Reuters) - A startup norte-americana Collaborative Robotics (Cobot) disse nesta quarta-feira que levantou 100 milhões de dólares em uma rodada de financiamento, impulsionada por interesse dos investidores em uma nova geração de robôs incorporados com recursos de inteligência artificial.

A rodada, que avalia a Cobot em mais de 500 milhões de dólares, foi liderada pela General Catalyst. Os investidores existentes, incluindo Sequoia Capital, Khosla Ventures e Mayo Clinic também participaram, elevando o financiamento total da empresa para mais de 140 milhões de dólares.

Fundada em 2022 por Brad Porter, ex-vice-presidente de robótica da Amazon, a Cobot planeja usar o financiamento para contratar e aumentar a produção.

Os robôs de propósito único atraíam financiamento de capital de risco, mas recentemente caíram em desuso devido às suas necessidades intensivas de capital e casos de uso relativamente restritos. Mas com a explosão das ferramentas de IA, os robôs de uso geral, como os humanoides, recuperaram o interesse dos investidores.

Com uma fábrica em Santa Clara, na Califórnia, a Cobot agora tem 35 pessoas e planeja dobrar o número de funcionários nos próximos 12 meses.

"Estamos prontos para ter robôs em campo e queremos continuar expandindo para ter mais robôs por aí", disse Porter.

Atualmente, a startup tem quatro clientes e está trabalhando com empresas dos setores de logística, varejo e saúde.

Porter disse que sua equipe está trabalhando em recursos alimentados por modelos de IA de linguagem ampla para que o robô converse com os usuários e seja capaz de executar diferentes níveis de ações.

Continua após a publicidade

Porter, um veterano de longa data em robótica, não acredita que as formas humanoides sejam ideais para tarefas industriais, como mover caixas. O robô da Cobot mede cerca de 1,80 metro de altura e tem quatro rodas e sensores.

"Eles basicamente enviaram os robôs aos clientes para implantação em menos de 20 meses. A abordagem prática e comercial de Brad realmente nos atrai", disse Paul Kwan, diretor administrativo da General Catalyst, que se juntará à diretoria da Cobot.

Deixe seu comentário

Só para assinantes