Startup de IA Cohere busca avaliação de US$5 bi em nova captação de recursos, diz fonte

Por Krystal Hu

(Reuters) - A Cohere, startup de inteligência artificial que desenvolve modelos de fundação para competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT, está em negociações avançadas para levantar 500 milhões de dólares em uma avaliação de cerca de 5 bilhões de dólares, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto.

A empresa sediada em Toronto viu sua taxa de execução de receita anualizada crescer para 22 milhões de dólares este mês, ante 13 milhões de dólares em dezembro, ao lançar o novo modelo Command-R, disse a fonte, que pediu anonimato para discutir assuntos confidenciais.

A startup fundada por ex-pesquisadores do Google apresentou seu potencial de crescimento aos investidores por meio da criação de modelos de IA voltados para empresas. A Cohere, que atualmente tem uma parceria com a Oracle, também planeja disponibilizar seus modelos em outros grandes provedores de nuvem.

A Cohere foi avaliada em 2,2 bilhões de dólares em junho passado, quando levantou 270 milhões de dólares de investidores, incluindo Inovia Capital, Nvidia e Oracle. A nova avaliação que a empresa está buscando não havia sido informada anteriormente.

Em janeiro, a Reuters informou que a Cohere pretendia levantar entre 500 milhões de dólares e 1 bilhão de dólares.

Os investidores já existentes provavelmente participarão da mais recente rodada de financiamento, acrescentou a fonte.

Se for bem-sucedida, poderá ser o mais recente sinal do apetite dos investidores por financiar startups de IA com altas avaliações, apesar dos números moderados de receita, já que eles apostam na adoção futura de modelos de IA.

As empresas de modelos de fundação estão buscando levantar capital para financiar o desenvolvimento dispendioso de modelos de IA que exigem uma enorme quantidade de poder computacional e importantes talentos do setor.

Continua após a publicidade

A Cohere está competindo com OpenAI e Anthropic, ao mesmo tempo em que se concentra nos aplicativos comerciais de IA.

A OpenAI projetou uma receita de 1 bilhão de dólares em 2024 e arrecadou mais de 10 bilhões de dólares de investidores, incluindo a Microsoft. Outros laboratórios de IA, como Anthropic e Mistral, também atraíram o apoio de grandes empresas de tecnologia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes