Perdeu o celular ou foi roubado? Veja como rastrear o aparelho

Quem já perdeu o celular ou teve o aparelho roubado sabe bem a dor de cabeça que é ficar sem o equipamento e não ter mais os contatos da agenda, perder as fotos e até mesmo o medo de ter as redes sociais e aplicativos de banco invadidos.
Com muitos dados da vida pessoal e até mesmo profissional no aparelho, ter que começar tudo do zero pode não ser a melhor solução, por isso vale tentar recuperar o aparelho. E ferramentas para isso não faltam!
Para te ajudar a recuperar o seu celular e evitar mais transtornos, listamos algumas maneiras de localizar o equipamento, independentemente de qual é o seu sistema operacional. E olha, além de mostrar a localização do celular para o usuário, é possível apagar e bloquear os dados do aparelho mesmo estando sem ele em mãos.
Veja abaixo algumas maneiras de rastrear o seu celular que podem te ajudar a recuperar o aparelho:
Usando o Google
Para quem tem celular com sistema Android o jeito mais fácil de conseguir localizar o aparelho perdido ou roubado é através do aplicativo Encontre meu Dispositivo, do Google.
Além da localização do celular no mapa, o app permite que usuário bloqueie e apague os dados do dispositivo, mesmo à distância e sem estar com o aparelho em mãos.
No entanto, para usar o recurso, o celular desaparecido precisa estar ligado e conectado a uma rede móvel ou wi-fi, com o recurso de localização ativado. Veja como fazer:
- Acesse a plataforma Encontre Meu Dispositivo pela web ou app e faça seu login;
- A plataforma vai mostrar informações da localização do aparelho, o nível de bateria e a conexão com a internet;
- O celular receberá uma notificação alertando que o dispositivo foi encontrado
- Ao ser localizado o usuário poderá tocar o alarme do aparelho, travar o celular e ainda apagar todo o conteúdo contido no equipamento. Vale explicar que após usar essa última opção, não será mais possível ver a localização do aparelho
Samsung
Para quem tem celular da Samsung há ainda mais uma opção para fazer o rastreamento do aparelho. A empresa possui a ferramenta "Buscar meu Telefone" para fazer o rastreio dos seus celulares.
Com essa ferramenta, os aparelhos não precisam estar conectados à internet para mostrar a localização. Veja o passo a passo:
- Acesse o site "Buscar meu telefone", da Samsung e faça o login;
- A última localização do celular será fornecida;
- Também é possível que o usuário ative o toque do celular, apague os seus dados e informações ou ainda acesse o backup do aparelho
Xiaomi
Já para quem tem aparelhos da Xiaomi, o rastreamento pode ser feito através da conta Mi, mas é preciso que o usuário tenha ativado a opção "localizar dispositivo" nas configurações do aparelho.
Para fazer o rastreio, basta o usuário entrar no site Xiaomi Cloud, fazer o login e buscar pela localização do aparelho.
Apple
Para rastrear um celular da Apple o caminho é muito semelhante ao oferecido pelo Google. O equipamento pode ser localizado mesmo que esteja desligado ou sem conexão com a internet.
Para isso, basta o usuário usar a opção "Buscar meu iPhone", disponível na página do iCloud. Faça o seguinte:
- Acesse o iCloud e faça seu login;
- A plataforma vai mostrar informações da localização do aparelho;
- Caso o usuário queira mais informações basta clicar no (i) ao lado do seu dispositivo do iPhone;
- Ao ser localizado o usuário poderá tocar o alarme do aparelho, bloquear o celular (o mais indicado em caso de roubos e furtos) e ainda apagar todo o conteúdo contido no equipamento. Após usar esta última opção, não será mais possível ver a localização do aparelho
Usando o Facebook
Também é possível rastrear um aparelho celular com a ajuda do Facebook.
Através do "histórico de localização", a plataforma informa um histórico de lugares que você - ou alguém - esteve com o celular. Dá para acessar esse histórico usando o aparelho de outra pessoa ou um computador.
No entanto, para ter acesso a esse histórico é necessário que o usuário tenha dado permissão ao aplicativo para acessar a localização do aparelho. Caso isso não tenha sido feito, não será possível fazer o rastreio pela rede social.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso