Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Quem é o reforço do City que virou o zagueiro mais caro de todos os tempos?

Principal reforço do Manchester City para as defesas dos títulos inglês e da Liga dos Campeões da Europa conquistados na temporada passada, o croata Josko Gvardiol se transformou no zagueiro mais caro da história do futebol.

Contratado do RB Leipzig por 90 milhões de euros (R$ 482,4 milhões), o jogador de 21 anos superou o recorde do inglês Harry Maguire, que custou 87 milhões de euros (R$ 466,3 milhões) ao Manchester United, quatro temporadas atrás.

A transferência de Gvardiol é também a maior já realizada envolvendo um atleta de defesa (goleiros, laterais e zagueiros) e ocupa o 18º lugar no ranking de todas as transações que o futebol já presenciou.

Quem é Gvardiol?

O zagueiro mais caro de todos os tempos sempre foi tratado como um fenômeno. Ele estreou como profissional aos 17 anos e oito meses, pelo Dínamo de Zagreb, e estreou na seleção principal antes do 20º aniversário.

Gvardiol passou duas temporadas no RB Leipzig e, um ano antes de ser contratado pelo City, já havia recebido uma proposta milionária do Chelsea.

O nome do defensor explodiu "de vez" no cenário internacional durante a última Copa do Mundo. O jogador brilhou na campanha da Croácia, terceira colocada no Qatar-2022. E, para muitos, foi o melhor zagueiro do torneio.

Antes mesmo do anúncio oficial da contratação, o técnico do City, Pep Guardiola, já brincou com a semelhança entre o seu sobrenome e o do jogador que agora irá comandar. "Sobre o Gvardiol, que lindo sobrenome ele tem [risos]", disse na última sexta-feira.

Os 10 zagueiros mais caros da história

1 - Josko Gvardiol (CRO, 2023, Manchester City): 90 milhões de euros
2 - Harry Maguire (ING, 2019, Manchester United): 87 milhões de euros
3 - Matthijs de Ligt (HOL, 2019, Juventus): 85,5 milhões de euros
4 - Virgil van Dijk (HOL, 2018, Liverpool): 84,7 milhões de euros
5 - Wesley Fofana (FRA, 2022, Chelsea): 80,4 milhões de euros
6 - Rúben Dias (POR, 2020, Manchester City): 71,6 milhões de euros
7 - Aymeric Laporte (ESP, 2017, Manchester City): 65 milhões de euros
8 - Ben White (ING, 2021, Arsenal): 58,5 milhões de euros
9 - Lisandro Martínez (ARG, 2022, Manchester United): 57,4 milhões de euros
10 - John Stones (ING, 2016, Manchester Cuty): 55,6 milhões de euros

Continua após a publicidade

Fonte: Transfermarkt

Em busca do tetra

Vencedor das últimas três edições do Campeonato Inglês, o City faz nesta sexta-feira, contra o Burnley, fora de casa, o jogo de abertura da temporada 2023/24 da liga nacional mais rica e badalada do planeta.

A equipe de Guardiola busca um feito inédito no país inventor do futebol: ser a primeira em toda a história da competição a levantar o troféu em quatro oportunidades consecutivas.

Além de Gvardiol, os Citizens se reforçaram com apenas mais um jogador, o meia croata Mateo Kovacic, contratado do Chelsea. Em compensação, o capitão Ilkay Gündogan (Barcelona) e o meia-atacante Riyad Mahrez (Al-Ahli) foram embora.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes