De Garrincha a Adriano: veja craques que se tornaram enredos no Carnaval
O ex-jogador Adriano Imperador é tema do enredo da escola de samba Camisa Verde e Branco, que vai abrir os desfiles do Grupo Especial de São Paulo nesta sexta-feira (9). O tema "Adenla — O Imperador nas Terras do Rei" vai tratar de Oxossi e também da ascensão do craque.
O centroavante que fez sucesso no Flamengo, Internazionale, Roma, São Paulo e Corinthians não é o único jogador de futebol a inspirar enredos de escolas de samba famosas. Pelé, Neymar, Zico, Nilton Santos e Garrincha também fazem parte desse time de craques que foram cantados nos sambódromos da Sapucaí, no Rio, ou do Anhembi, em São Paulo.
Garrincha
Conhecido como o "Anjo das Pernas Tortas, Mané Garrincha desfilou pela Mangueira em 1980, quando a verde e rosa o homenageou com o enredo "Mangueira Apresenta: Garrincha, A Alegria do Povo". Foi a primeira vez que um jogador de futebol era tema de um desfile de escola de samba no Grupo Especial do Rio. Já muito debilitado pelos problemas provocados pela bebida, Garrincha estava apático e permaneceu o desfile todo sentado no carro alegórico. Ele morreria três anos depois.
Nilton Santos
Outro bicampeão mundial de futebol (1958 e 1962), o ex-lateral-esquerdo Nilton Santos, ídolo do Botafogo e da Seleção Brasileira, foi enredo da Unidos de Vila Isabel em 2002. O tema levava era: "O Glorioso Nilton Santos? Sua Bola, Sua Vida, Nossa Vila".
Ronaldo Fenômeno
Ronaldo já foi tema de enredos no Rio e em São Paulo. Em 2003, a Tradição levou para a Sapucaí a história do jogador, que tinha acabado de ajudar o Brasil a conquistar o quinto título mundial com o enredo "Brasil é penta, R é 9 - O Fenômeno Iluminado". Em 2014, a Gaviões da Fiel levou para a avenida o enredo'R9 - O voo real do Fenômeno', contando a história do craque de futebol que brilhou também no Corinthians.
Zico
Também em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, a Imperatriz Leopoldinense fez um enredo a Zico. O enredo "Arthur X — O reino do Galinho de Ouro" contou toda a trajetória do maior ídolo da história do Flamengo, que jogou também na Itália e no Japão. Zico participou do desfile e se emocionou com a homenagem.
Pelé e Neymar
A Grande Rio fez no Carnaval de 2016 uma homenagem à cidade de Santos e lembrou dois jogadores famosos do Santos Futebol Clube: Pelé e Neymar. A letra do samba-enredo dizia:
Ê! Menino bom de bola
No destino deu olé (olé, olé)
O atleta consagrado, Majestade é nosso Rei Pelé
Cavaleiro da paz, magia
Na corte tem Neymar, ousadia e alegria
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.