Suga açúcar no sangue, emagrece e reduz colesterol: os benefícios do tamarindo à saúde

Por Samantha Cerquetani

Tamarindo é uma fruta de origem africana com sabor agridoce a ácido.

iStock

Contém fibras solúveis, vitaminas A e C, antioxidantes, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês.

iStock

Melhora o Intestino: As fibras solúveis do tamarindo ajudam a combater a constipação, aumentando o volume das fezes e facilitando a evacuação.

iStock

Laxativo Natural: Contém polifenóis com propriedades laxativas que amolecem as fezes e facilitam a passagem pelo trato digestivo.

iStock

Controle de Açúcar no Sangue: O consumo regular e moderado retarda a absorção de glicose, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

iStock

Aumenta a Saciedade: As fibras solúveis formam um gel no trato digestivo, prolongando a sensação de saciedade e auxiliando na perda de peso.

iStock

Saúde Cardíaca: Reduz o "colesterol ruim" (LDL) com seus antioxidantes e fibras, prevenindo doenças cardiovasculares.

iStock

Prevenção de Infarto: Ajuda a eliminar colesterol e ácidos biliares, evitando a formação de placas de gordura nas artérias.

iStock

Ação Anti-inflamatória: Polifenóis, ácido hidroxicítrico e bromelina presentes na fruta reduzem inflamações no organismo.

iStock

Quantidade Recomendada: Consumo ideal é cerca de 30 g por dia, fornecendo aproximadamente 80 kcal.

Getty Images

Formas de Consumo: Pode ser consumido in natura, em doces, sucos, molhos, licores, e como tempero para carnes ou peixes.

Getty Images

Contraindicações Gerais: Alergias ou hipersensibilidade podem causar erupções cutâneas, comichão, inflamação, tonturas e vômitos.

iStock

Cuidados Dentários e Renais: Pode comprometer o esmalte dos dentes devido ao ácido e deve ser consumido com moderação por pessoas com problemas renais devido ao potássio.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 03 de junho de 2024.

Veja Também