Aumenta capacidade cerebral, fortalece ossos e reduz pressão: os benefícios da couve-flor à saúde

Por Samantha Cerquetani

A couve-flor é facilmente encontrada em feiras e supermercados, lembrando um brócolis branco ou amarelado. Pertence à família das crucíferas, assim como o brócolis e o repolho.

iStock

Contém antioxidantes, potássio, fósforo, cálcio, manganês, vitaminas do complexo B, K e C, além de flavonoides e sulforafano.

Tony Cenicola/The New York Times

Seu sabor suave combina com várias receitas e, por ser pouco calórica e rica em fibras, contribui para a saciedade e controle de peso.

Divulgação

A couve-flor possui fibras solúveis, que ajudam a eliminar gordura do organismo, e fibras insolúveis, que melhoram o funcionamento digestivo.

iStock

Os antioxidantes presentes na couve-flor protegem as células e combatem inflamações, destacando-se a vitamina C com seus efeitos anti-inflamatórios.

iStock

Com poucas calorias (16 kcal em 100 g cozida), a couve-flor é uma aliada no emagrecimento, sendo popular entre dietas low carb.

iStock

A colina presente na couve-flor é essencial para o desenvolvimento cerebral e funções cognitivas, reduzindo o risco de distúrbios neurológicos.

iStock

Sulforafano e potássio na couve-flor ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial e mantendo as artérias saudáveis.

iStock

A vitamina K e o cálcio na couve-flor são importantes para a saúde óssea, ajudando na fixação e manutenção do cálcio nos ossos.

iStock

Os antioxidantes na couve-flor combatem o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento celular e o surgimento de tumores.

iStock

Pesquisas sugerem que o sulforafano pode reduzir o risco de diversos tipos de câncer, incluindo intestino, estômago, mama, pulmões e rins.

iStock

A couve-flor tem um efeito laxante suave, podendo causar diarreia e flatulência se consumida em excesso.

iStock

Pessoas que usam anticoagulantes devem ter cautela no consumo de couve-flor devido à vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue.

iStock

A couve-flor pode ser consumida de várias formas, como cozida a vapor, assada, crua, em purê, massas de pizza, molhos, tortas, gratinada, ralado, bolinhos, suflês, sopas, omeletes e lasanhas.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 09 de julho de 2024.