Comida árabe: receitas típicas para fazer uma refeição caprichada
Representada por povos de diferentes países, a culinária milenar árabe, baseada em trigo, arroz, carne e derivados do leite, se espalhou pelo mundo graças aos imigrantes e à forte vocação comercial.
Getty Images
Homus, esfiha, kafta e mais pratos típicos foram abraçados pela cultura gastronômica brasileira a partir dos séculos 19 e 20. Para celebrar esse encontro no prato, selecionamos 12 receitas para fazer um almoço ou jantar típico e especial.
Isabel Pavia/Getty Images
Trio de pastas
Veja três entradinhas para lambuzar o pão sírio e abrir o apetite.
Getty Images/iStockphoto
Coalhada
Obtida a partir da coalhada fresca, a versão seca fica mais tempo escorrendo. Tempere com sal e azeite depois de pronta.
Independentemente da autoria, que é discutida para valer, amassar grão-de-bico e juntar tahine e azeite foi uma grande ideia. Dá vontade de comer de colher.
Hawashi, bolani e fatayer são algumas das variações de esfihas consumidas no Oriente Médio. Nesta versão, a massa arredondada é coberta com mussarela e ricota.
Carne moída, arroz, alho e pimenta são enroladinhos em folhas de uva. Na hora do cozimento, os charutos devem ser cobertos com pratos para não desmanchar.
O primeiro registro da receita teria sido num livro de 1226 no Iraque. Ou seja, é reproduzida por quase um milênio. Nesse passo a passo, cebolas fritas dão charme no topo do prato.