Não gruda mesmo? Testamos frigideiras mais queridas para ver se funcionam

Um dos sonhos de qualquer adulto é ter aquela panela perfeita, em que nada gruda. E o Guia de Compras UOL quer te ajudar a encontrar uma para chamar de sua.

Testamos uma frigideira antiaderente da Tramontina e uma da Polishop, duas das preferidas dos clientes. E já adiantamos: elas não são as mais baratas, mas valem cada centavo. Veja o que cada uma tem de bom.

Estas são as panelas que uso no meu dia a dia e que acabam "morando" sobre meu fogão de tão úteis. Faço muita coisa nelas, incluindo ovos (seja frito, mexido ou omelete), tapiocas, grelhados e até aquele pão na chapa com requeijão tostadinho. Nada gruda mesmo.

Claro que é sempre bom usar um fio de azeite ou um pouco de manteiga, para garantir e dar um sabor. Mas até sem nada é sucesso - só se certifique que a superfície esteja bem limpa; se houver restos de alimento, pode grudar.

As minhas são do tamanho menor, de 20 cm, que atendem minhas necessidades diárias morando sozinha. Mas também são vendidas em tamanhos maiores, mais adequados para famílias.

Outra coisa legal é que as duas são bem grossas e robustas, o que ajuda a manter e espalhar o calor de maneira uniforme. Quem curte cozinhar sabe que isso é ótimo - e até economiza gás.

Elas também são bastante duráveis: comprei ambas há mais de três anos e só estão com algumas marcas de queimado, comuns do uso, na parte de baixo. O antiaderente continua intacto.

Lembrando que, como em qualquer panela antiaderente, é preciso tomar alguns cuidados para que elas durem:

Continua após a publicidade
  • Não esfregar com a parte áspera da bucha; limpe o mais suavemente possível
  • Não lavar a panela ainda quente; sempre espere esfriar
  • Não usar utensílios de metal; opte pelos de silicone ou teflon

O que a frigideira da Tramontina tem de bom?

Frigideira da linha profissional da Tramontina

Feita em alumínio com acabamento externo lixado

Revestimento interno de antiaderente Starflon T3

Continua após a publicidade

Cabo com luva de silicone removível, para poder ir ao forno e facilitar a limpeza

Disponível em diversos tamanhos, até os bem grandes para uso em restaurante

Para fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico

O que a frigideira da Polishop tem de bom?

Estrutura de alumínio

Continua após a publicidade

Revestimento antiaderente por toda a superfície

Acabamento com escudo de cerâmica

Disponível nos tamanhos 20 cm e 24 cm

Opção de cor azul ou vermelho

Tampas combinando (vendidas separadamente)

Para fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico

Continua após a publicidade

Mas qual é melhor?

As duas frigideiras são perfeitas, e ninguém deve se arrepender de comprar qualquer uma delas.

Se eu tiver de escolher, acho que fico com a da Polishop. Normalmente, ela é consideravelmente mais cara que a Tramontina, mas a linha está com descontos de até 50%, que tornam os preços similares.

Uma boa oportunidade para quem quer ter uma das famosas panelas dos comerciais da televisão. Alguns clientes da Amazon ainda têm direito a 15% extra de desconto — verifique se o cupom aparece para você na página do produto.

Mas esta é uma escolha bem pessoal. Ressalto que a brasileira Tramontina é referência mundial em utensílios de cozinha, e sua linha profissional de panelas é usada por diversos chefs. A qualidade é inquestionável.

Continua após a publicidade

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Imagem

Deixe seu comentário

Só para assinantes